Cafe Tortoni, uma parte da história portenha
– Tchau Julia, boa noite e até breve! Faça um ótimo passeio pela cidade.
– Tchau Manuel, boa noite e até breve! Bom trabalho pra você.
E assim, como bons amigos, encerramos nosso primeiro dia em Buenos Aires no famoso Cafe Tortoni.
Esta foi a primeira vez que visitamos esse lugar e pode ter certeza que quando eu voltar para a cidade, já tenho um dos meus cafés preferidos. Nada como nos sentir bem recebidos longe de casa.
Começamos o post pelo fim da história, só para você saber logo de cara que o Cafe Tortoni vale a pena ser visitado. Os motivos? Continue lendo…
Veja aqui quanto custa a diária de hotel em Buenos Aires ou Airbnb. Aqui você pode comparar as locadoras para alugar de carro em 10x sem IOF e aqui você encontra comparação de todos os seguros viagem com 5% de desconto.
A história do Cafe Tortoni
O Cafe Tortoni é considerada a mais antiga cafeteria da Argentina, por isso é uma lenda de Buenos Aires.
Ele é frequentado tanto por turistas quanto por moradores locais e dependendo do horário, você vai encontrar uma grande fila de espera por uma mesa.
A história do Cafe Tortoni começa com o imigrante francês Touan, que inaugurou o lugar em 1858. Talvez para se sentir mais próximo de casa, colocou o mesmo nome de uma cafeteria francesa, que foi fundada em 1798 por imigrantes italianos, no “Boulevar de Italiens” em Paris.
[ppromo_passagens origin=”RG_BRASIL” destination=”BUE” limit=”1″ header_text=”Passagem aérea barata para Buenos Aires. Clique e veja mais voos” tags=”cafetortoni” /]
Alguns anos depois, Dom Celestino Curutchet, outro francês, comprou o Cafe Tortoni de Buenos Aires.
Um grupo de artistas conceituados frequentava o local, e apesar de não darem muito lucro com o consumo, davam grande visibilidade e atraiam muitos clientes para a cafeteria.
Esses artistas formaram um grupo chamado “La Peña” em 1926. Eles usavam a adega no subsolo para se reunir, e por isso, hoje esse ambiente leva o nome de “La Bodega” (adega em espanhol) e é a área onde são realizados os shows de tango.
Leia também: Roteiro em Buenos Aires | Dicas de restaurantes em Buenos Aires | Principais atrações de Buenos Aires | Como é a Calle Florida | Onde ficar em Palermo – Hotel Esplendor | Onde ficar em San Telmo – Dazzler
A decoração do Cafe Tortoni
Se não bastasse a interessante história do Cafe Tortoni, a decoração é outro motivo para você visitá-lo.
O Cafe Tortoni já chama atenção logo na sua entrada. A faixada clássica e original conta com um pequeno telhado verde, ao centro exibe sua logo e com orgulho a data de sua fundação.
As paredes em cores claras exibem algumas placas em homenagem a professores e pessoas importantes que frequentavam o lugar, assim como homenagens ao próprio café.
A entrada por sua vez, é toda em madeira, com cortinas brancas nas janelas. Logo ao lado, uma pequena vitrine exibe alguns dos artigos que você pode adquirir como lembrança do lugar.
Passar por aquela porta de entrada é como voltar no tempo: a decoração é a mesma de antigamente, com as paredes em madeiras escuras, luminárias antigas com luzes amareladas, quadros pelas paredes, pilares enormes, tecido florido revestindo a parede e dois grandes vitrais no teto.
Leia também: Pontos turísticos de Buenos Aires: Jardim Japonês | Palácio Barolo | Cemitério da Recoleta | Tour guiado na Casa Rosada | Passeio pela história do Tango
O bar fica atras de um enorme balcão de madeira. Os garçons usam terno, sapato pretos e gravata borboleta. Vi apenas uma mulher trabalhando, com uniforme todo preto.
No fundo do salão tem uma mesa com 3 bonecos de cera, de Jorge Luis Borges, Carlos Gardel e Alfonsina Storni, alguns dos grandes artistas que frequentavam o Cafe Tortoni.
Tem também dois espaços mais reservados: a Sala Alfonsina que tem um pequeno palco e a sala Eladia com algumas mesas e cadeiras, onde eram realizados os jogos de bilhar. Além do espaço La Bodega que fica no subsolo, há ainda uma sala pequena que parece um museu.
Como é comer no Cafe Tortoni
Nós tivemos sorte, pois quando chegamos havia apenas uma mesa disponível. Fomos recebidos na porta e encaminhados até ela.
Em seguida, veio o Manuel nos dar boas vinda, se apresentou e nos entregou o menu.
Já passava das 20h quando chegamos, depois de visitar o Palacio Barolo que fica próximo. E para nossa alegria, o Cafe Tortoni não serve apenas cafés, eles também tem algumas opções de refeições.
Pedimos um bife de chorizo e um hambúrguer completo, que vem aberto no prato.
Quando olhamos o tamanho exagerado dos pratos, bateu o desespero. Vai sobrar muita comida, foi o pensamento que veio logo de cara, mas até que não sobrou tanto não, pois sem ter feito uma parada para o café da tarde a fome estava grande.
Antes de trazer os pratos o Manuel nos trouxe uma cestinha de pães e um molho da casa, o que é muito comum na ciade. E o melhor é que aqui não foi cobrado a parte, como se cobram obrigatoriamente o ‘cubierto’ em praticamente todos os restaurantes de Buenos Aires.
E para a sobremesa pedimos leche merengada e churros com chocolate, que é o especial da casa.
A comida e a sobremesa, não tem nada de tão especial assim, são pratos bons, mas comuns. Estavam bem feitos, mas nada que nos faça te dizer para ir até lá pela comida.
A sobremesa estava saborosa. A leche merengada nós nunca tínhamos provado, e nada mais é do que sorvete de creme com canela, um wafer e leite. É bom, porque tinha sorvete e eu amo sorvete 😀 mas não é lá assim um brigadeiro né.
O churros também era bom, mas não foi um dos melhores que já provei. Mas o chocolate era uma delicia.
Vale a pena ir no Cafe Tortoni?
Então, vale a pena ir no Cafe Tortoni? Sim, vale a pena. Mas não vá para jantar, vá apenas para tomar um café e quem sabe comer um pedaço de bolo ou uma empanada. Para jantar há melhores opções de restaurantes em Buenos Aires.
O legal da experiência é realmente estar lá, observar o lugar, imaginar Carlos Gardel e seus amigos lá, sentir o tango. Vale a pena conferir esse lugar que faz parte da história portenha e quem sabe até emendar a experiência com um show de tango.
Ah, mais uma coisa, em alguns horários o lugar fica lotado. Chega a formar fila no lado de fora e a espera por uma mesa pode chegar a 30 minutos. Os horários críticos são das 11h às 13h e das 17h às 19h.
Cafe Tortoni
Onde: Avenida de Mayo, 825, Buenos Aires, Argentina.
Quando: Todos os dias.
Horário: das 08h à 01h (domingo abre às 9h)
Quanto: Pratos de 67 a 240 pesos. Sobremesas de 60 a 125 pesos. Bebidas de 43 a 155 (Vinhos chegam a 900 pesos).
Mais informações: www.cafetortoni.com.ar ou +54 (11) 4342-4328
Para planejar o seu roteiro na Argentina, leia os outros posts aqui e veja aqui o nosso roteiro de 7 dias em Buenos Aires. Para saber onde ficar, veja as opções de onde se hospedar em Buenos Aires. Os passeios, as atividades imperdíveis na cidade e os transfers do/para o aeroporto você encontra aqui.