Calle Florida, a rua mais famosa de Buenos Aires

Considerada a rua mais famosa de Buenos Aires, a Calle Florida atrai muitos turistas diariamente e é um dos principais atrativos da cidade.

A Calle Florida é uma área comercial da cidade, com muitos escritórios, mas os turistas também têm o seu lugar. Lá é onde se encontram as agências que vendem as excursões e passeios pela cidade, onde estão as lojas para turistas e muitos restaurantes, onde escutamos os viajantes falando diversos idiomas, com predominância do nosso português.

Veja aqui opções de hotéis em Buenos Aires ou Airbnb. Aqui você pode comparar as locadoras para aluguel de carro e aqui você encontra comparação de todos os seguros viagem internacional com 5% de desconto.

A primeira vez que visitei a Calle Florida foi tão rápido que eu já nem lembrava direito como era. Dessa vez, como ficamos hospedados praticamente do lado dela, pude explorar melhor. Quando chegamos em Buenos Aires já estava ansiosa para sair e dizer um “Oi” pra rua.

Queria descobrir o que tem para ver e fazer na Calle Florida, o que a faz tão interessante, qual é a história dela. Será que ela é cheia de flores, como o nome sugere? Vale a pena mesmo visitar? Vem comigo que te conto tudinho.

História da Calle Florida

Sabe-se que essa rua originou-se junto com a cidade de Buenos Aires, pois ela aparece nos traçados de um mapa de 1582. Nessa época era apenas um caminho.

Em 1785 foi a primeira rua a ser calçada com pedras laminadas trazidas do Uruguai e também recebeu o nome de San José.

Calle Florida Buenos Aires

Até 1814, recebeu outros nomes quando finalmente foi nomeada de Calle Florida, uma homenagem a Batalha Florida que aconteceu contra os espanhóis.

Nesta rua se concentrava o comércio principal da cidade e lojas muito elegantes traziam as novidades da Europa.

Em 1971 foi transformada em um calçadão, sendo fechada para os carros desde a Plaza San Martin até a Avenida Rivadavia (próximo a Casa Rosada). Toda sua extensão tem 1,3 km.

Leia também: Onde ficar em Buenos Aires: Hotel Esplendor Palermo Soho, Hotel RH Luxor, Hotel Dazzler San Telmo.

O que tem para ver e fazer na Calle Florida?

Hoje a Calle Florida já não é tão charmosa assim, foi tomada por lojas de souvenirs e algumas galerias com produtos direcionados para os turistas.

E as ‘agências’ de câmbio de moeda, que fazem o câmbio paralelo de Pesos Argentinos. O que você mais ouve ao percorrer o calçadão é “cambio, cambio, cambio”.

Calle Florida Buenos Aires

Mesmo assim, ainda tem algumas lojas, restaurantes e cafés muito interessantes. Além da arquitetura que é belíssima.

Calle Florida Buenos Aires

Galerias Pacífico

Entre os principais atrativos desta rua está a Galerias Pacífico, que é um shopping com uma linda arquitetura e fica na esquina da Florida com a avenida Córdoba. Não tem nada de galeria, como o nome sugere.

Calle Florida Buenos Aires

Do lado de dentro o destaque, além das lojas de marca conhecidas, é um café charmosinho próximo ao chafariz e o teto que tem uma linda pintura.

El Ateneo

No número 340 da Calle Florida está a livraria El Ateneo, a maior de Buenos Aires. Vale visitar, mas a livraria mais bonita fica em outro endereço (confira aqui).

Calle Florida Buenos Aires

Galeria Güemes

Outra atração da rua é a Galeria Güemes, considerada patrimônio histórico, que fica no numero 165 da Florida. Aqui você pode fazer uma visita guiada. Dizem que o pôr do sol é lindo aqui.

Calle Florida Buenos Aires

Café Florida Garden

O Café Florida Garden, no nº 899, é um dos mais tradicionais da cidade. É uma ótima pedida para uma pausa entre fotos e compras na Florida. O almoço é muito bom. Pedi o bife de chorizo com batatas fritas e, sério, não consegui comer tudo.

Calle Florida Buenos Aires

Falando em compras, a rua é um shopping a céu aberto. Você vai encontrar lojas como Falabella (roupas, acessórios, perfumes e maquiagens), Garbarino (eletrônicos), Levis, Puma, Zara, Havanna (alfajores), Farmacity (farmácia), Nike, Isadora (bolsas e bijus), entre outras centenas.

Hoje em dia não acho que vale a pena fazer compras lá, pois o câmbio de moeda e a inflação na Argentina não deixam os preços atrativos. Mas vinhos e alfajores são sempre uma boa opção.

Outra marca da Calle Florida são as várias bancas de jornais e flores, estas últimas dão uma cor especial ao lugar.

Calle Florida Buenos Aires

Se você for em direção ao norte da Calle Florida, vai chegar na Plaza San Martín. E se você for em direção ao sul, aproveite para conhecer a Plaza de Mayo.

Por toda a extensão da rua é possível encontrar artistas de rua, que dão um charme a mais para a rua. Pintores, músicos, dançarinos de tango, caricaturistas…

Calle Florida Buenos Aires

Vale a pena visitar a Calle Florida?

Essa rua faz parte da história de Buenos Aires e tem vários atrativos bem interessantes, então vale a pena sim.

Não deixe que os turistas ‘experientes em Buenos Aires’ te convençam do contrário. Vá e tire suas próprias conclusões.

Se você odeia muvuca, procure visitar no primeiro horário, pela manhã. Essa região concentra um grande número de escritórios, por isso do meio dia até as 18h a região fica bem movimentada.

Mas se você gosta de ver o vai e vem das pessoas, já sabe, vá a tarde. Em um certo momento você nem liga mais para os cambistas falando “cambio, cambio, cambio” ou as ofertas de tours. Pode acreditar, foca na tarefa e vai.

A visita guiada da Galeria Guemes é melhor no final do dia, pra ver o sol se por. A noite, a rua fica um pouco deserta, com movimento apenas de turistas que estão hospedados na região. Mas não chega a ser perigosa.

Calle Florida

Endereço: Calle Florida, Centro, Buenos Aires – Argentina.
Quando: Todos os dias.
Horários: Comércio fica aberto das 10h às 20h.
Duração: Aproximadamente 20 min para percorrer toda a rua. Levei 2h30, contando o tempo dentro das lojas 😛 .
Ingressos: Gratuito
Como chegar:
De carro: Siga o endereço indicado acima. Estacionamento R$ 20,00. Algumas ruas do entorno são de acesso proibido por carros de passeio em alguns horários.
De ônibus: Linhas 6, 8, 22, 23, 26, 28, 29, 33, 45, 50, 56, 61, 62, 64, 74, 91, 93, 99, 109, 115, 126, 130, 140, 143, 152 e 195.
De metrô: Linha A azul claro – estação Peru, Linha B vermelha – estação Florida, Linha C azul – estação General San Martín (andar 170 m) ou Lavalle (andar 300 m), Linha D verde – estação Catedral (andar 100 m) ou Lina E roxa – estação Bolívar (andar 350 m).
Mais informações: www.turismo.buenosaires.gob.ar

Para planejar o seu roteiro na Argentina, leia os outros posts aqui e veja aqui o nosso roteiro de 7 dias em Buenos Aires. Para saber onde ficar, veja as opções de onde se hospedar em Buenos Aires. Os passeios, as atividades imperdíveis na cidade e os transfers do/para o aeroporto você encontra aqui.

Compartilhe
Douglas e Julia

Douglas e Julia

Bio de casal? Como assim? É que alguns textos foram escritos juntos, então aqui estamos nós. Julia é gaúcha que solta uns 'ô meu' e Douglas é paulista que manda uns 'bah tchê'. São formados em Turismo e Hotelaria com especialização em Marketing, amam viajar e criaram esse blog em 2005. Já viu, né, viagem é o assunto principal deles.

Deixe seu comentário