Barrio Chino, uma visita ao oriente em Buenos Aires
Podia se chamar Chinatown, mas os portenhos preferem chamar de Barrio Chino.
Pra falar a verdade, não faz diferença. O que importa mesmo é que lá se concentra grande parte da comunidade oriental que vive em Buenos Aires.
A predominância é de descendentes de taiwaneses, com destaque também para os descentes de chineses, japoneses e tailandeses.
Escolha e reserve hotel em Buenos Aires ou Airbnb. Aqui você pode comparar as locadoras para aluguel de carro e aqui você encontra comparação de todos os seguros viagem internacional com 5% de desconto.
É uma ótima pedida para quem gosta da culinária asiática, pois tem vários restaurantes e mercados com produtos importados.
Assim como também tem várias lojinhas com artigos de decoração e livrarias que vendem manga e anime (histórias em quadrinhos e desenhos animados japoneses).
É legal passear lá. Tivemos a sensação que eles falavam dublados hahaha é estranho ouvir um oriental falando espanhol 😛
[ppromo_passagens origin=”RG_BRASIL” destination=”BUE” limit=”1″ header_text=”Passagem aérea barata para Buenos Aires. Clique e veja outras cias aéreas” tags=”barriochinobue” /]
A história do Barrio Chino
O bairro se desenvolveu em meados de 1980, com a chegada de imigrantes orientais em Buenos Aires. Alguns desses imigrantes iniciaram ali suas atividades comerciais, e muitos vendiam produtos ilegais e criavam um certo tumulto no local, atrapalhando o trânsito.
Essa região, localizado no bairro Belgrano, era uma área apenas residencial de classe média e os moradores se sentiam incomodados com a desordem que surgiu ali e começaram a denunciar esses comerciantes.
No governo de 2007-2011, os moradores e imigrantes foram ouvidos e o governo decidiu fazer um planejamento de urbanização no lugar para torná-lo uma área comercial e turística.
Em 2009, trouxeram um portal de cimento todo esculpido lá na China e o colocaram na entrada da rua principal.
Este espaço foi revitalizado no final de 2015 pela secretaria de turismo e hoje é considerado uns dos atrativos turísticos de Buenos Aires.
Leia também: Onde comer em Buenos Aires, Passeio pela história do Tango, Jardim Japonês de Buenos Aires, Principais pontos turísticos de Buenos Aires e Onde ficar em Buenos Aires – Hotel Esplendor.
O que fazer no Barrio Chino de Buenos Aires
Apesar de ser conhecido como Barrio Chino, o principal atrativo está em apenas uma rua que tem uns 100 metros, na rua Arribeños, entre a rua Juramento e Mendoza.
Nas demais ruas próximas também tem restaurantes e mercados, mas em menor concentração e com pouquíssima decoração. Nelas a sensação de estar em um bairro oriental é bem menor.
Então logo que você chega dá de cara com o tal portal, que tem 11 metros de altura. A rua e calçadas são planos, com espaço exclusivo a cada 30 metros para colocar sua bike.
Tem também alguns bancos para descansar um pouquinho da caminhada ou fazer um lanche rápido.
Esse lugar é muito bonito e quem conhece e gosta do Bairro da Liberdade em São Paulo vai adorar conhecer a Chinatown de Buenos Aires, já que é bem mais bonito e organizado. Realmente parece que está na China.
Vale a pena ir passear de manhã, não muito cedo, pois a maioria das lojas abre às 10h.
E aproveite para almoçar ali, ou então vá mais no final do dia e aproveite para jantar.
No fim de semana nós ouvimos dizer que é muito cheio, então se você não gosta de muvuca, evite.
Visite as lojinhas de decoração e tranqueirinhas, livrarias e mercados. Prove algumas guloseimas como sorvetes e doces orientais.
Enfim, oriente-se!
Barrio Chino
Endereço: Rua Arribeños (entre a rua Juramento e Mendoza) – Belgrano, Buenos Aires
Quando: Todos os dias.
Horários: 10 às 21 horas.
Ingresso: Gratuito.
Como chegar:
De ônibus: linhas 15, 29, 38, 42, 44, 55, 60, 63, 64, 65, 80, 107, 113, 114, 118 e 130.
De metrô: Linha verde D – estação Juramento (andar 6 quadras).
De trem: Linha Mitre -Retiro/Tigre – estação Belgrano C
Mais informações: www.barriochino.net
Para planejar o seu roteiro na Argentina, leia os outros posts aqui e veja aqui o nosso roteiro em Buenos Aires. Para saber onde ficar, veja as opções de onde se hospedar em Buenos Aires. Os passeios, as atividades imperdíveis na cidade e os transfers do/para o aeroporto você encontra aqui.
Pra mim esse é passeio imperdivel de buenos aires. Adorei tudo lá.
Concordamos!! 🙂