El Ateneo, uma das livrarias mais lindas do mundo

Muito mais do que uma simples loja, a livraria El Ateneo Grand Splendid, é considerada uma das mais bonitas do mundo.

E não é a toa. É tão linda que a hora passou rápido demais enquanto estávamos lá.

El Ateneo, uma das livrarias mais lindas do mundo

História da livraria El Ateneo

O prédio onde está a livraria El Ateneo foi um importante teatro portenho, o Grand Splendid. Inaugurado em 1919, tinha como atrações as apresentações de ópera, ballet e a exibição dos primeiros filmes com áudio na Argentina.

Aqui também foi sede da antiga Nacional Odeón, gravadora musical que depois passou a se chamar EMI Music.

Escolha e reserve hotel em Buenos Aires ou Airbnb. Aqui você pode comparar as locadoras para aluguel de carro e aqui você encontra comparação de todos os seguros viagem com 5% de desconto.

Um dos grandes músicos do tango argentino, Carlos Gardel, gravava neste local. A sala ainda existe, mas que infelizmente não é aberta para visitações.

História da livraria El Ateneo

O local também acolheu a rádio Splendid, que ficava nos andares mais altos do prédio.

Em 2000 o lugar foi alugado pelo grupo Yenny, que com a marca El Ateneo (marca tradicional argentina desde 1912) assumiu a restauração do lugar e o transformou em uma livraria.

História da livraria El Ateneo em Buenos Aires

A livraria El Ateneo

O trabalho de restauração da livraria El Ateneo foi ótimo. No interior da livraria foi mantida a pintura e estrutura do antigo teatro, como os balcões, a cúpula e o palco.

Café na livraria El Ateneo

A livraria está dividida em cinco espaços, o Hall de Entrada, o Salão Central, o Subsolo, o 1º Piso e o 2º Piso, e lá encontra-se além dos livros, DVDs e CDs de música e filmes.

A livraria El Ateneo

Onde era o palco do teatro hoje existe um café, de onde você pode observar toda a livraria enquanto saboreia uma deliciosa empanada. As cortinas estão lá ainda.

A livraria El Ateneo em Buenos Aires

Do 2º piso dá para observar a grandiosidade do lugar. Dos balcões é possível ver toda a beleza e ter a sensação de estar realmente no teatro, a atmosfera parece ainda estar presente. Fechando os olhos dá até para ouvir os aplausos e ver as cortinas se fechando.

A livraria recebe centenas de visitantes diariamente do mundo todo, somente para observar a beleza desse lugar. Acho que vimos mais visitantes do que compradores de livros.

Leia também: Onde comer em Buenos Aires, Passeio pela história do Tango, Jardim Japonês de Buenos Aires,  Principais pontos turísticos de Buenos Aires e Onde ficar em Buenos Aires – Hotel Esplendor.

A livraria El Ateneo em Buenos Aires

Para não ser apenas um turista, a gente procurou algum livro legal para comprar e encontramos um com todas as tirinhas da Mafalda, mas o cambio de moeda não ajudou…

Vale a pena visitar

Se você gosta muito de livros, arquitetura e ou cultura, vai amar conhecer a livraria El Ateneo. Aliás, acho muito difícil alguém não gostar.

Vale muito a pena visitar, tirar belas fotos e quem sabe até comprar algum livro.

El Ateneo

Onde: Avenida Santa Fe, 1860 – Buenos Aires – Argentina.
Quando: Segunda a quinta das 9h às 22h, sexta e sábado das 9h às 24h e domingo das 12h às 22h.
Ingressos: entrada gratuita.

Para planejar o seu roteiro na Argentina, leia os outros posts aqui e veja aqui o nosso roteiro de 7 dias em Buenos Aires. Para saber onde ficar, veja as opções de onde se hospedar em Buenos Aires. Os passeios, as atividades imperdíveis na cidade e os transfers do/para o aeroporto você encontra aqui.

Compartilhe
Julia Flores

Julia Flores

Formada em Turismo e Hotelaria, com pós-graduação em Marketing Estratégico e experiência com marketing de destinos turísticos. Amo viajar, não pelos carimbos no passaporte ou pelas selfies, mas pelo o que as viagens me proporcionam. Gosto de praticar esportes, mas também adoro ficar de preguiça no sofá em dias frios ou chuvosos.

Deixe seu comentário