Esse post é para desejar um feliz 2019, com muita saúde, felicidade e viagens para você e todos nós. Um pouco atrasado, né. Mas como ainda é janeiro, está valendo 😀

É também um post sobre tirar os planos do papel, pois como o ano novo inspira mudanças, temos uma novidade para contar à você.

Se você prefere assistir vídeo ao invés de ler, clica aqui no play 😉

Planejar os sonhos e tirar os planos do papel

Sabe aquela viagem longa que passa por vários lugares, que fica por anos na nossa imaginação, que enquanto não acontece ficamos planejando e imaginando como seria?

Acho que você tem uma viagem de sonho assim, né? Nós também.

Em 2018 nós tiramos do campo das ideias e começamos a planejar os detalhes. E em 2019 vamos enfim colocá-lo em prática. Afinal, chega uma hora que você precisa tirar os planos do papel.

Quer saber qual é a nossa viagem dos sonhos?

É uma viagem de carro pela América do Sul por 6 meses! Uhu! Vai enfim acontecer!

No fim de janeiro, ou começo de fevereiro, a aventura começa e vamos botar o pé na estrada. Todos os posts da expedição estarão aqui.

Como vamos realizar esse sonho?

Pode ser que nesse momento você possa estar pensando: Como assim? Meio ano viajando? Vocês devem ser muito ricos! Só pode!

Não, não somos. Assim como a maioria das pessoas, nós temos que trabalhar para viver.

E talvez você não saiba. Nós trabalhamos com marketing digital e como consultores em turismo e hotelaria. Assim, felizmente precisamos apenas de internet e telefone para trabalhar e podemos estar em qualquer lugar do mundo que tenha conexão.

O melhor de tudo é que os nossos clientes estão tão empolgados com a ideia quanto nós estamos.

Então, vai ter muito trabalho, claro, e viagem em 2019.

Vem com a gente!

E se você quiser, pode viajar com a gente, nos acompanhando aqui no blog, no YouTube e nas redes sociais (Instagram, Facebook, Pinterest e Twitter).

Para você embarcar nessa e viajar conosco acompanhando tudinho, vamos escrever um diário de bordo no blog e gravar um vlog no youtube, mostrando tudo o que a gente vai fazer nesses 6 meses.

Tudo não, né. Para com isso. Quase tudo, vai.

Como se estivéssemos em casa, vamos dividir o dia entre estudos, trabalho e passeios. Por isso que a viagem será bem longa. Nada de pressa.

O bom é não ter mais que fazer faxina em casa, né?

Reflexão, desapego e mudança de vida

Você pode ter pensado: Mas como conciliar trabalhar, viajar e estudar. Vão trabalhar só meio período?! Como isso?

Mas olha, fizemos as contas e refletimos muito sobre essa condição de trabalho e de vida. É uma reflexão contínua que já dura um bom tempo, que ainda persiste agorinha enquanto escrevemos esse post. Não foi uma decisão fácil.

Viajando nós gastaremos mais ou menos a mesma coisa do que morando em São Paulo. São Caetano do Sul, na verdade, que tem custo de vida similar à capital.

Vamos sair do apto onde moramos, então não teremos aluguel para pagar. Com isso também não teremos conta de luz, gás, internet, telefone, nem tv a cabo (aliás tv a cabo a gente não tem mesmo já faz uns 2 anos).

Já empacotamos boa parte da mudança, que ficará em um depósito, e estamos vendendo algumas coisas que já não usávamos. Está sendo um grande exercício de desapego em prol de poder viajar.

Objetivo da viagem

A nossa intenção nessa viagem é mostrar o que tem para fazer em cada cidade turística, o que tem de diferente para comer, coisas culturais e os hotéis e pousadas que são legais de ficar hospedado.

Tudo o que você já encontra aqui no blog quando viajamos, mas que agora serão dicas diárias.

Queremos mostrar tudo, todos os dias.

Além de ajudar você a planejar a sua viagem, queremos ser uma fonte de inspiração para você buscar realizar seus sonhos. Ou pelo menos que você se divirta e se distraia com os conteúdos que vamos produzir.

Mas como vamos bancar a viagem?

Nessa hora você deve estar pensando que… Não, não somos ricos. Não temos como pagar para ficar em hotéis durante a viagem toda. Então, como vamos tirar os planos do papel?

Como somos da área do turismo e hotelaria e do marketing digital, vamos oferecer consultoria pelo caminho e fazer parcerias com hotéis e empresas de passeios.

E, como você já sabe, também tem os links de nossos parceiros aqui no blog, que nos ajuda a pagar algumas contas para seguir criando conteúdo de viagem.

Assim, quando você usa os nossos links para reservar sua viagem, nós ganhamos uma comissão. O bom é que para você o preço continua o mesmo.

Nossos links são:

Hospedagem: Booking.com e Airbnb (com desconto de R$ 130,00 na primeira hospedagem e R$ 49,00 em uma experiência)

Seguro Viagem: Seguros Promo (com 5% de desconto)

Passagens Aéreas: Passagens Promo

Aluguel de carro: Rentcars

Transfers: Viator

Passeios: Viator, TiqetsTourOn e Get Your Guide

Chip de celular para internet móvel e telefone: My Sim Travel

Transferência online de dinheiro para o exterior: Transfer Wise

A comissão que ganhamos é bem pequena mesmo, o preço de um cafezinho que você toma enquanto está lendo e se divertindo com o diário da viagem e as nossas dicas.

E assim podemos produzir ainda mais conteúdo, mostrar para você o que vale a pena fazer em cada destino, desenhar sugestões de roteiros, dicas de onde comer, onde ficar e tantas outras dicas que você está acostumado a ler e usar aqui no blog.

Então, faça muuuuuitas viagens esse ano. Mas, por favor, lembre de sempre reservar usando os links aqui do blog.

Voltando à viagem de carro…

Onde der para visitar por conta própria, nós vamos. E onde não for possível, vamos tentar parcerias com empresas de passeios e hospedagens, sempre mantendo a imparcialidade, como você já sabe.

E quando não rolar ficar em hospedagens, vamos dormir no carro.

Dormir no carro? Tô fora. Prefiro nem viajar…

O mini motorhome

Calma, é que não é qualquer carro. Nós vamos transformar um utilitário de carga em uma mini casa sobre rodas. Dá pra chamar de mini motorhome, dá pra chamar de road-office. Nós vamos chamar de casa, com a América do Sul como quintal.

Vamos construir um sofa-cama, uns armários, uma mesa retrátil, instalar um sistema de energia, iluminação, etc. Vai ter um certo conforto, apesar de pouco espaço. Minimalismo que fala, né?

Vamos levar um fogão de acampamento, alguns utensilios de cozinha, e o que mais for possível em um espaço limitadíssimo.

Então, vai ser assim. Em janeiro vamos construir o mini motorhome e mostrar todo o passo a passo para vocês nos acompanharem. Quando tudo estiver pronto, pé na estrada!!

O roteiro da viagem

O roteiro será de mais de 22 mil km, por 5 países e algumas partes do Brasil. O trajeto ainda está em aberto, mas passaremos por mais de 50 cidades turisticas.

tirar os planos do papel - expedição América do Sul de mini motorhome

Faremos uma vista rápida aos parentes e amigos, passaremos pela Serra Catarinense e Gaúcha.

Vamos provavelmente para o Uruguai. Ainda não é certeza. Se formos, passaremos por Cabo Polonio, Punta del Este, Montevideo e Colônia de Sacramento.

Depois Argentina, passando por Buenos Aires, Puerto Madryn até o Ushuaia.

Subiremos pela Patagônia Argentina e Chilena, vamos pegar a Carretera Austral, passaremos pelos Lagos Andinos, por Bariloche, por Santiago, pelo deserto do Atacama e pelo norte da Argentina.

Depois Bolívia, passando pelo Salar de Uyuni, La Paz, com direção ao Lago Titicaca.

Visitaremos no Peru as cidades de Ica, Huaraz, Lima, Cusco e Machu Picchu.

Voltaremos à Bolívia e entraremos no Brasil pelo Mato Grosso do Sul. No finalzinho da viagem visitaremos Bonito.

Um plano desafiador

Vai ser uma baita viagem, mas não foi uma decisão fácil. Precisamos de muito planejamento, muito desapego e ainda mais coragem para tirar os planos do papel.

O desafio é conseguir ‘vender’ as consultorias para as empresas de turismo.

Se vai dar tudo certo? Não sabemos.

Esperamos que sim, mas sabemos que podemos encontrar algumas dificuldades pelo caminho.

Talvez possamos desistir de concluir a viagem antes da hora. Ou continuar viajando até o Alaska. Ou ainda fazer uma volta ao mundo.

Isso nós só vamos descobrir no caminho.

Vem com a gente!

Você nos apóia e topa embarcar nessa aventura com a gente? Diz que sim, vai…

Eba, então segue a gente aqui no blog, no YouTube e nas redes sociais Instagram, Facebook, Pinterest e Twitter 😉

Em breve teremos uma campanha no Apoia.se e uma lojinha de camisetas, que vai nos ajudar a produzir ainda mais conteúdo.

 

Tamos juntos!!

“Um dia é preciso parar de sonhar e, de algum modo, partir.” (Amyr Klink)

 

Para salvar no Pinterest 😉

Posts relacionados

Douglas e Julia

Bio de casal? Como assim? É que alguns textos foram escritos juntos, então aqui estamos nós. Julia é gaúcha que solta uns 'ô meu' e Douglas é paulista que manda uns 'bah tchê'. São formados em Turismo e Hotelaria com especialização em Marketing, amam viajar e criaram esse blog em 2005. Já viu, né, viagem é o assunto principal deles.

30 comentários em “Vai começar! Viagem de carro pela América do Sul por 6 meses

  1. Olá Julia e Douglas. As vezes entro aqui no blog para ver o que tem de novidade e achei o máximo essa expedição para a América do Sul.

    Entrei até no YouTube para ver o vídeo da decisão de vocês e isso foi um avanço, porque odeio YouTube. rs Não me prende 2 minutos.

    Sai do trabalho esse ano com uma ideia também de começar a planejar a vida de ‘nômade digital’, também trabalho com Mkt Digital, RP e Conteúdo o que também pode facilitar. Mas, a coragem ainda falta pra colocar no papel perfeitinho e depois tirar sabe.

    Desejo tudo o sucesso do mundo pra vocês nesse projeto.

    Minha curiosidade principal é como vão montar esse carro? Nem sabia que isso era possível!

    Beijo,

    1. Olá, Ana Elisa!! Que bom ver você por aqui 🙂

      Oba!! Ficamos mega felizes de saber que você assistiu o vídeo 😀

      Mas coragem você já tem. Não é qualquer pessoa que sai do trabalho para empreender. Precisa de muita coragem 😉 Acompanhe essa viagem e bora colocar o pé na estrada <3

      Vamos mostrar o passo a paso da montagem do carro. Por aqui, no youtube e nas redes socias. Esperamos que fique bom hehehe

      Brigadão e esperamos te ver mais vezes por aqui.
      Bjs, Ju

    1. Uhuuuu vai ser ótimo ter a sua companhia na viagem! Nós estamos super ansiosos pela Patagônia! Com certeza vamos tirar muitas fotos de tudo.

  2. Parabéns pela decisão, pelo desapego, por lutarem pelos vossos sonhos e por inspirarem outros a fazer o mesmo.
    Acompanharei essa aventura com o maior prazer

  3. Já estou ansiosa para acompanhar esta aventura com vocês!!! Fico imaginando que tenha sido uma decisão incrível de se tomar. Parabéns pessoal! To aqui na torcida e expectativa. <3

    1. Oi Eloah,
      Muito obrigado! Ansiedade a mil por aqui! Nós vamos contar num vídeo sobre o processo de decisão, as dúvidas, os prós e contras 😉

  4. Eu tambem amo aquela frase do Amyr!!! Tenho amigos morando em 2 pontos distintos no Chile, um bem ao sul em Punta Arenas e outro em Valdivia (inclusive professor de turismo c doutorado pela NZ), se precisarem de apoio, contato c eles, posso fazer a ponte. 😉

    1. Oi Lina! A frase nos representa! Seus amigos são chilenos? Ia ser bacana bater um papo com eles! Brigadão!!

  5. Muito boa sorte para vcs nessa jornada! Tenho certeza que vai dar tudo certo. Parece que não, mas ter uma vida “estável” é bem dispendiosa. Vale a pena se jogar e realizar os seus sonhos e, se algo fugir dos planos é só começar de novo. Vou acompanhar tudo de perto. Abs!

    1. Oi Jessica! Muito obrigado! Exatamente, estamos nessa vibe. Que legal que vc vai embarcar nessa com a gente! Abraços!

  6. Que projeto incrível! Adorei o roteiro de vocês. Acho que vai ser um período de muito aprendizado. Queremos muito acompanhar essa aventura pela América do Sul! Boa viagem!

    1. Ml menezes, muito obrigado pelo comentário! Com certeza será, esperamos aprender muito sobre a cultura desses países. Vai ser ótimo ter sua companhia durante a viagem!

  7. Meu sonho fazer uma viagem de carro pela América do Sul. Vou acompanhar de pertinho, adorei as dicas do planejamento.

    1. Uhu que legal. Vai ser muito legal ter você com a gente! Vamos dar muitas dicas para quem planeja viajar de carro pela América do Sul 🙂

    1. Sim, é um continente muito rico em destinos turisticos. Alguns lugares só de carro mesmo. Mate a saudade nos acompanhando 🙂

  8. Essa aventura pela América do Sul vai ser demais pessoal! 🙂 Boa sorte e tragam bastantes dicas para todos nós viajantes! 🙂 Ainda não tive essa coragem, quem sabe algum dia?

  9. Que show! Muito legal seu roteiro, vamos acompanhar, com certeza. 🙂 Eu tenho bastante vontade de fazer algo parecido mas pelas capitas do Brasil. Um dia… rs

    1. Edson, vai ser ótimo ter a sua companhia. Vamos dar dicas todos os dias, quem sabe você não se empolga e tira esse seu plano do papel também. Abraço!

  10. Que d+ isso! Primeiramente meus parabéns por seguir em frente com um sonho tão lindo =D Acho ideia fantástica e confesso que já passou pela minha cabeça essa ideia, mas gosto de quem vai lá e faz!

    Desejo toda a sorte para vocês e com certeza estarei acompanhando pelas redes sociais.

    1. Oi Mayte! Vai ser ótimo ter a sua companhia na viagem!! Essa ideia já existia faz muitos anos. Chega uma hora que precisamos tirar os sonhos do papel né! Comece a rascunhar a sua ideia como sendo um objetivo ao invés de um sonho, e aí quando você menos esperar, vai ter certeza que a hora chegou.

  11. Demais meus amigos! Estaremos acompanhando esta viagem e mandando boas energias! Quem sabe não nos encontramos por ai! Um grande abraço e muito boa sorte!

    1. Opa, obrigado amigos! Vamos acompanhar as suas aventuras também. Se passarem por algum lugar do nosso roteiros, nos avise!! Vai ser legal um encontro na estrada!! Boas viagens para vcs também!!

  12. Oi Julia e Douglas, que demais esta viagem, vocês não acreditam, eu estou montando o plano para uma viagem similar. Mas no meu caso ainda estou no começo. Vou acompanhar tudo!!!! Ótima viagem para vocês, e vocês vão conseguir sim, vai dar tudo certo!!!!

    1. Oi Alessandra! Que legal!! Depois de nos encontrarmos sem querer em Paranapiacaba, já pensou encontrar em algum lugar da América do Sul? Seria bem legal! Vai dar tudo certo sim 🙂 Bjos!

Deixe seu comentário