A história do tango em Buenos Aires em uma visita guiada
Difícil não falar sobre o tango quando falamos de Buenos Aires, não é mesmo? Afinal de contas, ele nasceu nos subúrbios de Buenos Aires e é um clássico dos atrativos da cidade.
Por isso, assistir a um show de tango ‘para turistas’ ou então tirar uma foto com algum dos vários artistas que ficam no Caminito, não pareceram ser o suficiente para nós.
Escolha e reserve hotel em Buenos Aires ou Airbnb. Aqui você pode comparar as locadoras para aluguel de carro e aqui você encontra comparação de todos os seguros viagem internacional com 5% de desconto.
Fomos atrás de uma visita guiada para conhecer mais sobre a história da música e dança que representa Buenos Aires mundo afora.
A história do tango
Sabe-se que o tango surgiu em meados de 1880, nos subúrbios de Buenos Aires. É uma mistura de vários ritmos de culturas distintas encontradas na região do Mar del Plata, entre eles africanos, europeus, latino americanos e indígenas.
A principio a dança era considerada vulgar, por ser muito sensual, e somente era realizada nos bordéis. Alguns anos mais tarde, Carlos Gardel introduziu canções no tango, que até então era apenas instrumental. E o tango foi sofrendo algumas modificações até o que conhecemos hoje.
[ppromo_passagens origin=”RG_BRASIL” destination=”BUE” limit=”1″ header_text=”Passagem aérea barata para Buenos Aires. Clique e veja mais voos” tags=”tango” /]
Aos poucos o tango foi sendo aceito nas festas da alta sociedade portenha, mas lá pelos anos de 1960, o tango perdeu sua força para outros ritmos músicas.
Ficou alguns anos com menos holofotes e em 1980 ganhou força novamente por causa de um espetáculo chamado Tango Argentino, que foi apresentado em Paris e depois na Broadway, Nova York. Isso gerou uma febre mundial de procura por academias e casas de dança para aprender a dança.
O governo de Buenos Aires aproveitou o momento e investiu na promoção turística da cidade como a Capital do Tango. E com isso, foram resgatados diversos atrativos, cafés, restaurantes e outros estabelecimentos relacionados ao ritmo.
A visita guiada
Chegamos 10 minutos antes de começar a visita, conforme solicitado no site oficial. E lá no ponto de encontro já estava o guia, com o casaco amarelo do governo de turismo de Buenos Aires e devidamente identificado com o crachá, assim como na visita guiada da Plaza de Mayo.
Aguardamos alguns minutos antes de começar, para dar tempo dos atrasadinhos chegarem e não perderem a explicação. Enquanto isso ele foi perguntando de onde era cada um do grupo, para nossa surpresa tinha gente de todos canto, mas a maioria do Brasil.
O nosso guia se chamava Juan e começou explicando um pouco sobre o antigo mercado abasto, que agora é um shopping.
Leia também: Onde comer em Buenos Aires, Tour guiado na Casa Rosada, Principais pontos turísticos de Buenos Aires e Onde ficar em Buenos Aires – Hotel Esplendor.
Fomos andando pela Pasaje Carlos Gardel, onde tem alguns monumentos em homenagem aos grandes nomes do tango argentino. Fomos passando pelos monumentos e descobrindo a importância de cada um para a história do tango.
E então para encerrar, fomos até a casa que foi de Carlos Gardel, onde hoje funciona um museu que conta toda sua história.
Pagamos 5 pesos para entrar. Depois de um tour guiado pela casa, ficamos livres para continuar no museu e acompanhar uma aula de tango.
Essa visita ao museu não é obrigatória no roteiro da história do tango, mas é a “cereja do bolo”.
Como fazer a visita Guiada
Para fazer essa visita, não precisa pré-agendar. Basta aparacer no dia e horário indicado no site oficial e procurar pelo guia do governo de Buenos Aires, que vai estar com um casaco ou camiseta amarela.
Confira mais informações no final deste artigo.
Vale a pena?
Vale a pena se você gosta de tango ou tem interesse pela história de Buenos Aires. Se você não gosta de ficar ouvindo explicações e histórias sobre lugares, se você prefere algo mais interativo, então talvez você não vá gostar desse passeio.
Importante saber:
Onde: Esquina da rua Dr. Tomás Manuel de Anchorena e Pasaje Carlos Gardel, Balvanera – Buenos Aires – Argentina.
Quando: Todos os sábados, as 11h00 (em inglês) e as 15h00 (em espanhol).
Como chegar:
De ônibus: linhas 24, 26, 71, 124, 146, 168 e 180.
De metro: Linha vermelha B – estação Carlos Gardel (andar 2 quarterões).
Duração: aproximadamente 1h30.
Ingressos: Gratuito. Não precisa fazer inscrição prévia.
Nome da visita guiada: Tango y Abasto.
Mais informações: www.turismo.buenosaires.gob.ar
Para planejar o seu roteiro na Argentina, leia os outros posts aqui e veja aqui o nosso roteiro de 7 dias em Buenos Aires. Para saber onde ficar, veja as opções de onde ficar em Buenos Aires. Os passeios, as atividades imperdíveis na cidade e os transfers do/para o aeroporto você encontra aqui.