Conversão da Doblo Campervan – Isolamento térmico

Para realizar nossa viagem de 6 meses pela América do Sul de carro colocamos a mão na massa para fazer a conversão da Doblo Cargo em Doblo Campervan.

Se você está curioso para saber como transformar um carro em motorhome, nos acompanhe. Vamos contar todas as etapas desse processo de transformação aqui no blog, lá no YouTube e já tem alguns stories lá nos destaques do Instagram.

Nesse post contamos como a instalação do isolamento térmico, mas se você prefere assistir no Youtube clique abaixo. Aproveita para seguir o canal 🙂

Qual carro escolher para uma campervan?

A escolha do carro foi longa. Como primeira opção pensamos na tradicional e sonhada Kombi, mas colocando no papel os prós e contras chegamos a conclusão de que não valeria a pena investir nesse carro.

Primeiro porque o consumo de gasolina é muito alto, segundo porque quebra muito e terceiro porque não é nada confortável dirigir uma kombi várias horas por dia.

Também consideramos a Peugeot Partner e a Renault Kangoo, mas a Doblo Cargo era a opção com mais prós da lista. Consumo de gasolina muito bom na estrada e na cidade, quebra menos e se quebrar é mais fácil de repor as peças pelo caminho. É um carro confortável e espaçoso, com boa altura e largura, além do formato mais quadrado, o que ajuda a construir a campervan.

Conversão da Doblo Campervan - parte 1 - Isolamento térmico - forração no teto

Não foi fácil encontrar o carro ideal, pois quando um carro tinha todos os opcionais, ele estava ruim de motor ou de suspensão ou de lataria. Quando estava bom, faltava o airbag ou ar condicionado (ou os dois). Quando estava bom e tinha os opcionais, era acima do preço que poderíamos pagar.

Até que uns dois meses depois encontramos uma Doblo ótima de mecânica, suspensão e funilaria, relativamente nova e pouco rodada, com airbag e freio ABS, mas sem ar condicionado.

Resolvemos comprar assim mesmo e depois ver o que fazer com o calor, já que provavelmente vamos pegar poucos lugares quentes durante a viagem.

1ª Etapa da conversão da Doblo Campervan – Isolamento Térmico

Material para o Isolamento Térmico

Para fazer o isolamento térmico da campervan compramos todo o material na Leroy Merlin. Veja a lista e valores:

Limpeza

O primeiro dia foi para retirar as forrações do chão e das laterais, que já vieram com o carro, para poder fazer uma limpeza e depois começar a colocar o isolamento termoacústico.

Só não conseguimos remover a proteção entre a cabine e o baú, pois estava presa com rebite fortíssimo e precisamos pedir ajuda para um profissional, um funileiro.

Depois de retirados essa proteção e os forros, conseguimos ver o espaço real que tínhamos para construir a campervan.

Retiramos todas as partes plásticas de acabamento e os bancos para limpar tudo e só depois começar a instalar manta térmica.

Isolamento térmico

Tudo limpinho no carro, então começamos a tirar as medidas exatas para recortar a manta térmica e instalar, cuidando para cobrir o máximo de espaços possíveis. Quanto mais coberto com manta, melhor é o isolamento térmico.

Primeiro colocamos as fitas e prendemos para ver como ficaria, antes de passar a cola, pois depois de colar não dá para retirar para reposicionar. A cola estraga a manta. Só com a fita adesiva ficou bem firme, então começamos a fazer tudo só com a fita.

Conversão da Doblo Campervan - parte 1 - Isolamento térmico - manta térmica

Achamos que não precisaria passar a cola. A sorte foi que levamos o carro no mecânico para fazer revisão geral e no período que o carro ficou lá, a manta se soltou. Foi a nossa sorte porque se tivéssemos continuado o processo, as mantas ficariam soltas por trás do forro e talvez nem perceberíamos.

Passamos cola em todas as mantas e fizemos a camada dupla para garantir. Fizemos o isolamento nas laterais do carro, por dentro dos acabamentos da porta, no chão todo até embaixo dos bancos, e no teto do carro todo, inclusive na cabine do motorista/passageiro.

Com a manta térmica instalada já sentimos a diferença de temperatura no carro.

Revestimento da manta térmica

Para garantir que o alumínio da manta térmica não rasgaria e para ter um acabamento bonito, revestimos as paredes com papel adesivo branco.

Ficou bom, mas ainda não estavamos felizes com o resultado estético. Queremos que nossa campervan tenha uma cara de casa de verdade, e não de um carro adaptado.

Pensamos em algumas soluções, mas não chegamos a uma conclusão. Então vamos deixar para mais adiante, agora partimos para o forro do chão e teto.

Forro do chão e teto

Para a forração do chão e do teto, vamos utilizar madeira.

No forro de chão vamos utilizar a madeira que já veio com a Doblo, que o proprietário anteriror já tinha instalado.

Facilitou muito para nós, pois estava na medida exata e com a espessura ótima, 20 mm, para prender a mobília em cima.

Por cima dessa madeira nós instalamos um piso de vinílico com estampa de madeira.

Para colocar o forro no teto, usamos três ripas que prendemos na lata do carro no sentido da largura, bem onde estão as colunas. E depois colocamos o forro de pinus que prendemos nessas ripas no sentido do comprimento do carro.

Tudo preso com parafusos, pois como o carro estará em movimento o parafuso fixa melhor que o prego.

E assim terminamos a primeira etapa desse processo, isolamento térmico, da transformação da Doblo Campervan.

Ficou com alguma dúvida, quer fazer algum elogio ou dar alguma sugestão? Deixe aqui nos comentários.

Como estamos em viagem, pode ser que demoramos um pouquinho para responder, mas respondemos.

Contribua para essa viagem

Está gostando da nossa viagem de carro pela América do Sul? Então use nossos links para reservar as suas viagens. O valor não muda para você e a comissão que ganhamos é bem pequena, o preço de um cafezinho que você toma enquanto está lendo e se divertindo com o diário da viagem e as nossas dicas.

Hospedagem: Booking.com ou Airbnb (Airbnb com desconto de R$ 130,00 na primeira hospedagem e R$ 49,00 em uma experiência)
Seguro Viagem: Seguros Promo (com 5% de desconto)
Passagens Aéreas: Passagens Promo
Aluguel de carro: Rentcars
Transfers: Viator
Passeios: ViatorTiqetsTourOn e Get Your Guide
Transferência online de dinheiro para o exterior: Transfer Wise

Agradecimentos aos nossos apoiadores dessa viagem:

Compartilhe
Julia Flores

Julia Flores

Formada em Turismo e Hotelaria, com pós-graduação em Marketing Estratégico e experiência com marketing de destinos turísticos. Amo viajar, não pelos carimbos no passaporte ou pelas selfies, mas pelo o que as viagens me proporcionam. Gosto de praticar esportes, mas também adoro ficar de preguiça no sofá em dias frios ou chuvosos.

Deixe seu comentário