Convento de Nossa Senhora da Penha, Vila Velha
Feche os olhos e imagine.
Um convento no alto de um morro, a 154 metros, com vista panorâmica privilegiada da cidade de Vitória, de Vila Velha e do mar.
Imaginou?
Agora imagine porque o alto do morro foi o local escolhido para a construção do convento.
Imaginou?
Apostamos que você errou! Não, não foi por causa da vista maravilhosa! O motivo foi um quadro! Isso, um quadro!!
Para resolver sua viagem a Vila Velha: Veja aqui quanto custa se hospedar na cidade em hotel e no Airbnb | Compare aqui todas as locadoras de carro
O quadro de Nossa Senhora das Alegrias
O Frei Pedro Palácios chegou ao Brasil em 1558 e se instalou no pé da colina, onde fez de uma gruta a sua morada.
Ele tinha um quadro de Nossa Senhora das Alegrias, que desapareceu e foi encontrado por ele no alto do morro.
O frei trouxe o quadro de volta e tempos depois, mais uma vez ele sumiu.
Novamente o frei, com toda a paciência de um frei, procurou e o encontrou no alto do morro, no mesmo local.
Trouxe de volta e… pela terceira vez o quadro sumiu.
A conclusão? O lugar do quadro era o alto do morro, simples assim. O frei então construiu uma ermida para abrigar o quadro.
[ppromo_passagens origin=”RG_BRASIL” destination=”VIX” limit=”1″ tags=”conventonsrapenha” /]
A história do principal ponto turístico e religioso do Espírito Santo nos lembrou da lenda de outro ponto turístico, do outro lado do mundo, do Buda de Esmeralda que coincidentemente também é um dos principais pontos turísticos da cidade que o abriga, Bangkok.
Com o passar dos anos a ermida construída pelo Frei Pedro Palácios foi ganhando novas construções.
Em 1569 recebeu uma imagem de Nossa Senhora da Penha vinda de Portugal e se tornou o Convento de Nossa Senhora da Penha. Ou apenas, Convento da Penha.
Prestou atenção no ano? O ano foi 1558. A história do Convento da Penha se mistura com a história de Vila Velha, uma das cidades mais antigas do Brasil.
A subida ao Convento de Penha
A subida até os 154 metros de altitude do Convento de Penha é feita por uma estradinha bem estreita e íngreme, em meio a Mata Atlântica preservada, já dentro das dependências do convento.
Dá para ir a pé, mas de carro, ou de van (R$3,00 ida e volta ou R$2,00 só subida) do próprio convento é muito mais fácil. Esse foi o caminho que nós fizemos.
Outro caminho só para pedestres é a Ladeira da Penitência, que tem esse nome por causa da inclinação e do calçamento que dificulta a caminhada.
Esse caminho também é chamado de Ladeira das Sete Voltas, por causa dos zig zags pelo meio da mata.
O Convento da Penha
Conta a lenda que os Holandeses desistiram de tentar invadir Vila Velha quando viram do mar a imponência do convento.
Eles pensaram se tratar de uma fortaleza amplamente armada.
Os fiéis dizem que foi um milagre! Tanto que Benedito Calixto retratou o milagre em 4 quadros que podem ser vistos no convento.
O altar principal é o grande destaque. Esculpido em madeira cedro pelo português José Fernandes Pereira entre 1874 e 1879, conta também com peças em mármore.
Alguns dizem que se você não é devoto, deve evitar os horários de missa, que fica super cheio, mas acreditamos que ver a expressão da fé dos religiosos também faz parte da experiência.
Os horários das missas? Aqui você pode ver os horários das missas.
Em abril acontece a Festa de Nossa Senhora da Penha, padroeira do estado, uma das maiores festas religiosas do país. Os peregrinos vão expressar a fé, fazer pedidos e agradecer as realizações.
O que nós mais gostamos foi a arquitetura do convento, simples por fora e bem detalhada por dentro, e a vista, que vale a visita mesmo se você não for religioso.
A atmosfera do local, que parece nos colocar dentro da História do Brasil, também é um dos pontos altos do convento.
Essa viagem à Vitória e Vila Velha foi um convite da Secretaria de Turismo do Espírito Santo, em parceria com o SEBRAE-ES.
Para planejar a sua viagem ao Espírito Santo, leia os outros posts aqui. E para saber onde ficar, veja as opções de hospedagem. Compare aqui todas as locadoras de carro.
RT @TurBackpacker: Convento de Nossa Senhora da Penha, Vila Velha http://t.co/fjsXqosaoQ #descubraoespiritosanto #descubraoes #presstrip #ap
ótimo post, adorei o blog!
“@TurBackpacker: Convento de Nossa Senhora da Penha, Vila Velha http://t.co/iG7KI7CuBM #descubraoespiritosanto #festadapenha
muito bom o post, adorei !
vou visitar sempre o blog!
Muito bom esse blog! Viajar é a melhor coisa! Minha dica é a encantadora cidade de Rio Bonito -RJ, vejam: http://turismoriobonito.blogspot.com.br/2014/12/secretaria-de-turismo-de-rio-bonito.html
Excelente matéria! Parabéns ao casal Douglas e Júlia Sawaki! Permitam-me divulgar a encantadora cidade de Rio Bonito-RJ : http://turismoriobonito.blogspot.com.br/2014/12/secretaria-de-turismo-de-rio-bonito_16.html