O Centro Histórico de Porto Alegre é lindo. Dá pra conhecer tudo a pé!

Quem pensa em viajar para o Rio Grande do Sul muitas vezes não tem muita ideia do que fazer em Porto Alegre, sua capital, né? Deve ser por causa da imagem de cidade grande e a falta de ícones nacionalmente famosos, como acontece com outras grandes cidades.

Mas olha, Porto Alegre tem atrativos muito legais, como o passeio do Barco Cisne Branco, de onde dá pra ver um por do sol fascinante. E também os passeios da Linha Turismo com dois roteiros pela cidade.

Escolha e reserve sua hospedagem em Porto Alegre: Hotel ou Airbnb | Compare as locadoras e alugue seu carro aqui.

Centro Histórico de Porto Alegre

E tem também a arquitetura do centro histórico de Porto Alegre, que é simplesmente impressionante. Ir a pé mesmo é uma das maneiras que você pode aproveitar para observar os detalhes. Aproveite para andar devagar, observar, fotografar, tomar um café e até fazer uma refeição por ali, por exemplo, na lanchonete temática do Grêmio, a Hamburgueria 1903.

Leia também os artigos passeio de barco Cisne Branco, City tour pelos principais atrativos de Porto Alegre e onde comer em Porto Alegre.

Está tudo bem perto e ao mesmo tempo meio longe… Você só precisa se organizar na logística pra não ficar andando de um lado para outro sem necessidade. Fica a dica para ir com roupas e calçado confortáveis.

Alguns pontos que eu já visitei:

Praça da Matriz 

Mais conhecida como Praça da Matriz, a Praça Marechal Deodoro é muito bonita, mas não está tão cuidada quanto merece. Mesmo assim vale a visita, para ver os prédios, esculturas e memoriais ao redor dela.

Centro Histórico de Porto Alegre a pé - Catedral Metropolitana

Na praça se localiza a Catedral Metropolitana, que foi construída no lugar da Igreja Matriz em 1920. A catedral é muito bonita também e vale a visita.

Escolha e reserve sua hospedagem em Porto Alegre: Hotel ou Airbnb | Compare as locadoras e alugue seu carro aqui.

Rua dos Andradas

A Rua dos Andradas, conhecida também como Rua da Praia, está no coração do centro histórico. Na parte que vai da Praça da Alfândega até a Rua Marechal Floriano Peixoto, a rua é um calçadão tombado como patrimônio histórico e possui várias lojas, como um shopping a céu aberto.

Lá as lojas vendem todos os tipos de produtos e qualidades. É uma rua bem movimentada e se você gosta de fazer compras de artigos variados, talvez goste de dar uma volta por aqui.

Mercado Público 

Inaugurado em 1869, o Mercado Público de Porto Alegre é Patrimônio Histórico e Cultural da cidade e é um dos principais pontos comerciais da capital gaúcha, além, claro, de ser um dos principais atrativos da cidade.

Centro Histórico de Porto Alegre a pé - Mercado Público

Tem produtos tradicionais do Rio Grande do Sul, verduras, frutas, carne, peixe, artesanato e de tudo um pouco.

 Centro Histórico de Porto Alegre - Mercadão e as tradições gaúchas

No andar superior existem alguns restaurantes e é uma boa ideia você se programar para almoçar aqui.

 Centro Histórico de Porto Alegre - Mercadão

Saindo do Mercado Público, vale também dar uma olhada no prédio histórico onde está instalada a prefeitura de Porto Alegre.

Leia também os artigos Roteiro de Viagem em Porto Alegre e Roteiro de Viagem em Gramado.

Praça da Alfândega 

Um dos principais atrativos é a arquitetura dos prédios no entorno que são muito bonitos, como o Museu de Arte do Rio Grande do Sul e o Memorial do Rio Grande do Sul, que juntos formam um cenário simétrico (não saiu na foto…).

 Centro Histórico de Porto Alegre - Praça da Alfandega

Em novembro nessa praça é realizada a feira do livro, que este ano estará na 63ª edição.

 Centro Histórico de Porto Alegre e a tradicional feira do livro

Considerada a maior feira de livros a céu aberto da América Latina, a feira recebe escritores, editores, ilustradores conhecidos e iniciantes, nacionais e estrangeiros. A programação dura em torno de 19 dias e é gratuita.

Casa de Cultura Mario Quintana

Um lugar histórico e de grande valor cultural, a Casa da Cultura Mario Quintana está instalada no prédio do antigo hotel Majestic, que teve seu auge entre as décadas de 1930 e 1950.

Mario Quintana foi um dos maiores poetas brasileiros e autor de frase, que nós viajantes amamos compartilhar,  “viajar é mudar a roupa da alma”. O centro cultural foi nomeado em sua homenagem pois ele viveu no hotel Majestic de 1968 a 1982.

Casa de Cultura Mario Quintana no Centro Histórico de Porto Alegre

Aqui, no último andar, tem uma cafeteria que vale a pena visitar no final do dia, para ver o sol se por no rio Guaíba.

Enfim, esses são alguns dos pontos turísticos do Centro Histórico de Porto Alegre. Esse roteiro é bacana se você gosta de um passeio de leve, aproveitando o lugar sem pressa.

Você vai levar um dia todo para percorrer o Centro Histórico com calma, mas se você não tem um dia inteiro, em uma tarde consegue ver tudo.

Compartilhe
Julia Flores

Julia Flores

Formada em Turismo e Hotelaria, com pós-graduação em Marketing Estratégico e experiência com marketing de destinos turísticos. Amo viajar, não pelos carimbos no passaporte ou pelas selfies, mas pelo o que as viagens me proporcionam. Gosto de praticar esportes, mas também adoro ficar de preguiça no sofá em dias frios ou chuvosos.

Deixe seu comentário