Como andar de metrô em São Paulo

Nós já mostramos alguns posts sobre lugares para passear na cidade de São Paulo, mas como nós já estamos acostumados a usar o metrô, nos esquecemos de passar informações de como se locomover na cidade.

Por isso resolvemos fazer esse post, sobre como andar de metrô em São Paulo.

Escolhendo a localização da hospedagem em São Paulo

Se você vai passear de transporte público na cidade, é importante ver certinho onde é melhor de ficar em São Paulo.

Veja sempre se há uma estação de metrô por perto (até 800 metros é uma distância aceitável, dependendo de sua disposição para caminhar) ou um corredor de ônibus, que agiliza bastante os deslocamentos.

Veja aqui onde se hospedar em São Paulo ou reserve pelo Airbnb e ganhe crédito de R$100,00.

Atrativos turísticos e estações de metrô

Depois de saber qual é a estação de metrô mais perto da sua hospedagem, veja também quais as estações próximas aos atrativos turísticos.

O Masp, por exemplo, fica mais próximo da estação Trianon-Masp. O Parque do Ibirapuera fica mais perto da estação Ana Rosa. E para ver a cidade do alto do Prédio do Banespa, a estação mais próxima é a São Bento.

Como andar de metrô em São Paulo
A histórica estação da Luz (trem)

Leia também: Roteiro na cidade de São Paulo e City tour em São Paulo

As linhas de metrô

Agora, um ponto importante é saber quais são as estações nas extremidades de cada linha, para poder se orientar nas estações.

Linha Azul – Jabaquara (sul) e Tucuruvi (norte)

Linha Vermelha – Palmeiras-Barra Funda (oeste) e a Corinthians-Itaquera (leste)

Linha Verde – Vila Prudente (leste) e Vila Madalena (oeste)

Linha Amarela – Luz (centro) e Butantã (oeste)

Como andar de metro em São Paulo mapa

Em se tratando de turismo na cidade de São Paulo, você utilizará essas linhas de metrô e também o trem Linha Esmeralda, que percorre a extensão da Marginal Pinheiros. Provavelmente você não utilizará as outras linhas de trem.

Como andar de metrô em São Paulo – Roteiro

Para saber onde pegar o metrô, onde fazer a baldeação (troca de linha) e onde descer do metrô, visite esse site aqui e escolha os pontos de embarque e desembarque.

Se houver mais de um caminho possível, basta escolher o mais rápido.

Depois, anote as linhas de metrô e o sentido que você deve pegar.

Não se esqueça de anotar onde fazer a baldeação e o sentido da linha da baldeação.

Como andar de metrô em São Paulo
Exemplo: da estação Saúde para a estação Trianon-Masp

Se você não se lembrar de pesquisar antes no site, basta ver os mapas nas próprias estações do metrô.

Para se orientar é a mesma coisa. Encontre no mapa a estação em que você está, depois a estação onde você quer descer e então memorize o sentido da linha para chegar na estação de desembarque. Não se esqueça das baldeações.

Por exemplo, estou na estação Vila Mariana e quero ir para o centro da cidade, vou descer na estação República. Basta seguir essas etapas:

A estação Vila Mariana está na linha Azul. A estação República está na linha Vermelha. As linhas Azul e Vermelha se cruzam na estação Sé.

Embarco na estação Vila Mariana com direção à estação Tucuruvi (note que é preciso saber qual estação está na extremidade, a estação Jabaquara está na extremidade no outro sentido). Desço na estação Sé e faço a baldeação na estação da Sé para pegar a linha vermelha. Embarco na estação da Sé em direção à estação Palmeiras-Barra Funda (lembre-se da direção da linha, a estação Corinthians-Itaquera está na outra direção).

Por fim, desço na estação República.

Viram, não é difícil!

 

Boas maneiras no metrô

Sabe o ditado ‘em Roma, faça como os Romanos’?

Então, quando você vier visitar a cidade, NÃO siga esse ditado.

Quando for embarcar, espere as pessoas que estão desembarcando saírem do vagão e só depois embarque nele.

Boa parte das pessoas ignora a lei da física que diz que ‘dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço’.

E vocês já ouviram falar que São Paulo é a cidade que nunca pára, né?

Então, o povo não pára nem na escada rolante, por isso faz parte da ‘etiqueta’ ficar no lado direito da escada rolante e deixar o lado esquerdo livre para quem está com pressa.

Obs 1: Não precisa fazer sinal para o metrô parar na estação. Meu primo do Paraná fez sinal para o maquinista na primeira vez que andou de metrô.

Obs 2: O metrô pára em todas as estações, não precisa dar o sinal nem ‘puxar a cordinha’. O mesmo primo ficou procurando a cordinha e ficou desesperado achando que o metrô ia passar direto a estação.

Metrô de país desenvolvido

Que as linhas de metrô de São Paulo são insuficientes todos sabem, né. Mas há duas coisas que os visitantes talvez não saibam.

O metrô de São Paulo é um dos mais limpos do mundo.

Você não vai encontrar nada pichado ou em mal estado de conservação.

Se por acaso você encontrar algum lixo no chão (que convenhamos, é culpa do usuário porcalhão e não do metrô), pode ter certeza que logo ele será recolhido por um funcionário.

Como andar de metro em São Paulo
Estação Luz – Linha Amarela

De país desenvolvido é também a linha Amarela, novíssima e moderníssima, que deixa grandes cidades europeias para trás.

A plataforma possui proteção contra acidentes nos trilhos e as portas da plataforma só abrem na hora do embarque e desembarque.

Vale a pena usar a linha Amarela só por usar mesmo. Sabe, ir de uma estação até a outra vai ajudar a manter a fé de que o Brasil tem jeito…

Metrô de São Paulo

Site oficial: www.metro.sp.gov.br
Preço do bilhete: R$ 3,80 por viagem
Bilhete único: permite fazer 4 viagens em 3 horas pagando 1 passagem

Para planejar o seu roteiro em São Paulo, leia os outros posts aqui. E para saber onde ficar, veja as opções de onde se hospedar em São Paulo. Os passeios, as atividades imperdíveis e os transfers você encontra aqui.

Compartilhe
Douglas e Julia

Douglas e Julia

Bio de casal? Como assim? É que alguns textos foram escritos juntos, então aqui estamos nós. Julia é gaúcha que solta uns 'ô meu' e Douglas é paulista que manda uns 'bah tchê'. São formados em Turismo e Hotelaria com especialização em Marketing, amam viajar e criaram esse blog em 2005. Já viu, né, viagem é o assunto principal deles.

3 comentários em “Como andar de metrô em São Paulo

Deixe seu comentário