Eu achava que conhecia Porto Alegre, ledo engano meu. Ao fazer o city tour Linha Turismo pelo Centro Histórico e Zona Sul da cidade, descobri tantas outras coisas que acabaram entrando pra minha lista de desejos de viagem, para voltar com mais calma e aproveitar melhor, já que meu tempo na cidade era curto.

Pra quem curte conhecer atrativos históricos, culturais e paisagens naturais, o passeio de ônibus da Linha Turismo é uma boa forma de começar a conhecer a cidade. Como são dois roteiros com duração média de 1h30 cada, resolvi fazer os dois roteiros no mesmo dia.

Escolha e reserve sua hospedagem em Porto Alegre: Hotel ou Airbnb | Compare as locadoras e alugue seu carro aqui.

O ônibus é de dois andares com vista panorâmica. O piso superior é totalmente aberto e você fica exposto ao tempo, então se for fazer o passeio no verão não esqueça do protetor solar, chapéu ou boné, e o que mais você precisar para se proteger do sol.

ônibus do City tour pelos principais atrativos de Porto Alegre com a Linha Turismo

Já o piso inferior é todo fechado, com janelas grandes e ar-condicionado. Confesso que aproveitei um pouquinho dessa mordomia, pois estava muuuuito quente neste dia. Sério, até fiquei com a marca da blusa depois 😀

ônibus do City tour pelos principais atrativos de Porto Alegre com a Linha Turismo

Mas vamos falar sobre os roteiros.

Roteiro Linha Turismo Centro Histórico

Comecei o dia com o passeio do roteiro Centro Histórico de Porto Alegre. Esse roteiro permite embarcar e desembarcar durante o trajeto nos cinco pontos de parada.

Perto do hotel onde estávamos hospedados (Laghetto) tem um ponto de parada no Parque Moinhos de Vento – Parcão, onde eu poderia ter pego o ônibus da Linha Turismo. Mas como os horários das paradas dependem do trânsito da cidade, preferi ir até o ponto de partida.

Leia também os artigos passeio de barco Cisne Branco, Passeio a pé pelo centro histórico de Porto Alegre e onde comer em Porto Alegre.

onde comprar ingresso para o City tour de Porto Alegre com a Linha Turismo

Peguei o ônibus das 10h e lá fomos nós. Para minha surpresa tinha bastante turista nesse roteiro, eu não esperava encontrar tantos. A maioria era de brasileiros, mas escutei uma conversa em espanhol também.

Mercadão com o City tour de Porto Alegre com a Linha Turismo

Dica: Evite chegar em cima da hora, ainda mais se você não comprou o ingresso antecipadamente, pois além de arriscar pegar um lugar não tão legal, se estiver viajando acompanhado corre o risco de terem que sentar separados.

Durante o percurso ouvíamos, pelas caixas de som do ônibus, algumas instruções que eram passadas pela guia que acompanhava o roteiro. E outras informações eram gravações que contavam sobre a história de cada prédio ou lugar pelo qual passávamos, assim como informações sobre a cultura local.

Casa de Cultura Mario Quintana com o City tour de Porto Alegre com a Linha Turismo

Usina do Gasômetro

Aproveitei para fazer uma parada na Usina do Gasômetro durante o roteiro. Este lugar já foi uma usina de geração de energia e hoje é um centro cultural, além de ser um ícone da cidade.

O lugar tem uma estrutura muito bonita, mas precisa de uma bela reforma e melhor aproveitamento desse espaço incrível.

Leia também os artigos 4 lugares para visitar em Porto Alegre de graça e Roteiro de viagem em Porto Alegre.

Usina do Gasômetro com o City tour de Porto Alegre com a Linha Turismo

Porto Alegre tem muitos prédios lindos com arquitetura histórica, que são como uma obra de arte, cheios de detalhes. Cada um com sua história, algumas alegres, outras tristes e algumas até engraçadas. E também muita paisagem bonita.

principais pontos turísticos com o City tour de Porto Alegre com a Linha Turismo

Fui acompanhando o roteiro pelo mapa, que recebi na entrada do ônibus, e marcando alguns dos pontos que me chamavam mais atenção para voltar e visitar depois. Confesso que o mapa ficou com vários pontos desenhados 😀

centro histórico com o City tour de Porto Alegre com a Linha Turismo

E o mais interessante é que eu já tinha passado por muitos desses lugares, mas nunca tinha parado para apreciar. Mas com esse passeio o objetivo era exatamente esse, sem interrupções de transeuntes e outras coisas mais que pudessem dispersar o olhar.

Então já sabe, se você curte história, cultura e/ou arquitetura, vale a pena fazer o passeio 😉

Roteiro Linha Turismo Zona Sul

À tarde fiz o roteiro Zona Sul. Esse roteiro não tem paradas, então o ponto de partida é o mesmo de retorno. Nesse passeio conheci algumas paisagens naturais de Porto Alegre que eu nem imaginava que existiam. Sabia que tem até uma praia chamada Ipanema?

Cheguei uns 30 minutos antes do embarque na secretaria de turismo, que conta com uma estrutura de algumas cadeiras, ar condicionado 🙂 , máquina de bebidas e lanches, banheiros e centro de informação turística. Foi ótimo para aguardar por um tempo (leia-se: até ver a fila se formar do lado do ônibus).

onde comprar ingresso para o City tour de Porto Alegre com a Linha Turismo

A tarde estava muito quente, mesmo. Por isso comecei o passeio no andar de baixo, no ar condicionado 😛 E alguns minutos depois, o meu amigo sol se mandou e deu um tempo atrás das nuvens 😀 Então pude subir para a cobertura do ônibus.

praia com o City tour de Porto Alegre com a Linha Turismo

Esse passeio é para apreciar a paisagem natural da cidade, então durante boa parte do caminho é pela margem do Guaíba, até passar pela área rural da capital. Dá pra perceber nitidamente a mudança de temperatura e a pureza do ar.

Praia de Ipanema

Chegamos a orla da praia de Ipanema, claro que não dá para comparar com a praia do Rio de Janeiro, mas deve ser gostoso morar ali. A grande maioria das construções são casas com jardim e belos pátios. Pra quem mora em cidade grande e cheia de prédios como eu, sabe a inveja e alegria que dá ver essas casas.

praia de Ipanema com o City tour de Porto Alegre com a Linha Turismo

Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus

E para finalizar o passeio fomos até o Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus, em um dos pontos mais altos da cidade, se não o mais alto. Desse ponto a vista é de 360º de Porto Alegre.

Nessa hora o sol bem que poderia ter aparecido e deixado o céu azulzinho né, mas mesmo assim estava muito bonito.

Santuário de Nossa Senhora com o City tour de Porto Alegre com a Linha Turismo

É um passeio para quem quer admirar a paisagem, ouvir um pouco sobre a história e algumas curiosidades da cidade. Vale a pena, achei o passeio bem relaxante e gostoso para quem gosta de algum tipo de atividade mais calma durante a viagem.

*Esse passeio foi uma cortesia da Secretaria de Turismo de Porto Alegre. Todas as informações aqui relatadas são referentes a minha experiência e opinião, sem qualquer interferência da secretaria. Respeitando assim o nosso compromisso com você leitor e com os princípios deste blog.

Importante saber sobre o passeio Linha Turismo Zona Sul

Endereço (ponto de partida e retorno):  Secretaria de Turismo de Porto Alegre – Travessa do Carmo, 84, bairro Cidade Baixa – Porto Alegre/RS.
Quando:
De terça-feira a domingo e feriados. Cancelado em caso de chuva.
Horários: 10h e às 15h (mínimo de 10 pessoas para o passeio das 10h) .
Duração: 1h30 aproximadamente (com trânsito normal)
Como chegar:
De ônibus: Pontos mais próximos são: Loureiro da Silva e Jose do Patrocínio no Largo Zumbi dos Palmares. Confira o site da PoaTransporte e/ou consulte o mapa aqui.
De carro: Estacionamento público gratuito em frente a Secretaria (Largo Zumbi dos Palmares).
Ingressos: Secretaria de Turismo de Porto Alegre, das 8h30 às 18h.
Terça a sexta-feira R$ 25,00. Sábado, domingo e feriado R$ 30,00.
Desconto de 50% para: idosos (maiores de 60 anos), pessoa com deficiência, servidores públicos do município de Porto Alegre, estudantes, professores, crianças de 02 a 12 anos.
Gratuito para: Guias de turismo, professores acompanhando grupos (a cada 20 alunos 01 cortesia), crianças até 02 anos.
Mais informações: www.portoalegre.travel/linha_turismo/Zona_Sul

 

Importante saber sobre o passeio Linha Turismo Centro Histórico

Locais de partida e desembarque/reembarque e horários aproximados:

  • Secretaria de Turismo de Porto Alegre (Travessa do Carmo, 84, bairro Cidade Baixa): 9h/ 10h/ 11h /12h/13h/ 14h/ 15h/ 16h
  • Parque da Redenção – Farroupilha (Av. Osvaldo Aranha, em frente ao Parquinho da Redenção – Farroupilha): 9h05 / 10h05 / 11h05 / 12h05 / 13h05 /  14h05 / 15h05 / 16h05
  • Parque Moinhos de Vento – Parcão (Rua 24 de Outubro, em frente a Rua Comendador Caminha – Moinhos de Vento): 9h20 / 10h20 / 11h20 / 12h20 / 13h20 / 14h20/ 15h20 / 16h20
  • Mercado Público (Largo Glênio Peres, em frente ao Centro de Informações Turística – Centro Histórico): 9h55 / 10h55 / 11h55 / 12h55 / 13h55 / 14h55/ 15h55 /  16h55
  • Usina do Gasômetro (Av. Pres. João Goulart, 551 – Centro): 10h05 / 11h05 / 12h05 / 13h05 / 14h05 / 15h05 / 16h05 / 17h05
  • Barra Shopping Sul (Av. Diário de Notícias, 400 – Cristal): 10h15 / 11h15/ 12h15 / 13h15 / 14h15 / 15h15 / 16h15 / 17h15

*Permitido embarcar e desembarcar quantas vezes quiser nos pontos de parada, durante o dia de validade do ingresso e desde que você já tenha comprado o ingresso antecipadamente. O ingresso não é vendido no ônibus, apenas nos pontos de venda.

Mais informações

Quando: De terça-feira a domingo.
Duração: 1h45 aproximadamente (com trânsito normal)
Como chegar:
De ônibus: Confira o site da PoaTransporte e/ou consulte o mapa aqui.
De carro: Secretaria de turismo – estacionamento publico gratuito no Largo Zumbi dos Palmares.
Ingressos:
Onde comprar: Secretaria de Turismo de Porto Alegre, das 8h30 às 18h.
CIT Mercado (Largo Glênio Peres, s/n° – Sala 99), de terça a sábado das 9h às 17h.
Chalé da Praça XV (Praça XV de Novembro, nº 1), de domingos e feriados.
Brick Hostel (Rua Cabral, 217).
Barra Shopping Sul (Bolicho Gaudério, Loja 2135 – piso Guaíba). De segunda a sábado das 10 às 22h e domingo das 14h às 20h.
Valor: Terça a sexta-feira R$ 25,00. Sábado, domingo e feriado R$ 30,00.
Desconto de 50% para: idosos (maiores de 60 anos), pessoa com deficiência, servidores públicos do município de Porto Alegre, estudantes, professores, crianças de 02 a 12 anos.
Gratuito para: Guias de turismo, professores acompanhando grupos (a cada 20 alunos 01 cortesia), crianças até 02 anos.
Mais informações: www.portoalegre.travel/linha_turismo/Centro_Histórico 

Julia Flores

Formada em Turismo e Hotelaria, com pós-graduação em Marketing Estratégico e experiência com marketing de destinos turísticos. Amo viajar, não pelos carimbos no passaporte ou pelas selfies, mas pelo o que as viagens me proporcionam. Gosto de praticar esportes, mas também adoro ficar de preguiça no sofá em dias frios ou chuvosos.

Deixe seu comentário