Hoje vou contar como é voar para os Estados Unidos na classe econômica da Aeromáxico. O trecho foi São Paulo (aeroporto de Guarulhos) para Nova York (aeroporto JFK), com conexão na Cidade do México, e o retorno.

O horário do meu voo era com partida as 22h55 de Guarulhos e chegada prevista em Nova York para às 09h06, um total de 15h30 de viagem. Já a volta o horário previsto de saída de Nova York era às 17h com chegada prevista no Brasil às 23h30. Sendo 15h de voo.

A escolha da Aeroméxico

Escolhi a Aeroméxico por causa do preço mesmo, a passagem estava em promoção por R$ 1.200,00 com as taxas. A emissão foi no impulso, pois estava pesquisando já fazia alguns dias e o preço estava em torno de R$ 1.700,00. Quando apareceu essa oportunidade emitimos imediatamente, vai que aumenta depois, né.

Só depois fui pesquisar sobre, pois nunca tinha voado com essa companhia. Ao ler os relatos comecei a ficar preocupada. As pessoas falavam sobre aeronaves velhas, barulhentas, assentos ruins, comida ruim, atendimento péssimo, acidentes aéreos… de tudo. Quase cancelei a passagem, sério mesmo.

Mas também li alguns relatos falando bem. Então resolvi arriscar e testar. Mas já tinha avisado o Douglas que se a aeronave fosse muito velha, eu nem embarcaria rsrsrs 😀 morrendo de medo.

Veja aqui quanto custa o traslado do aeroporto ao hotel em Nova York e também o Seguro Viagem.

Embarque em Guarulhos

O embarque em Guarulhos foi super tranquilo e o atendimento foi bom. Os atendentes da cia aérea conferiram meu passaporte, seguro viagem, reserva do hotel e vacina da febre amarela. Não sei se é um procedimento comum, ou foi porque a fila não estava longa.

O limite de bagagem despachada é de 2 bagagens de 32kg cada + 1 bagaggem de mão de 7kg, por pessoa.

Perguntei do processo no México e o atendente me explicou que precisava retirar a bagagem e passar novamente no raio-x para depois seguir viagem para Nova York.

O embarque atrasou poucos minutos. Tinha vários grupos de adolescentes indo para o México. Imagina a alegria desse povo 😀

Veja aqui onde se hospedar em Nova York e as opções de passeios na cidade.

A aeronave da Aeroméxico

Para minha alegria a aeronave não era velha. As poltronas eram, dentro do padrão de uma classe econômica, muito bons. Para quem tem mais de 1,80 m de altura melhor sentar em poltronas da saída de emergência mesmo, pois tem mais espaço para as pernas.

Como é voar para os Estados Unidos na classe econômica da Aeroméxico. Espaço dos assentos

E tem apoio para os pés 😀 quem é baixinha sabe a importância de ter esse apoio. A configuração dos assentos é de 3-4-3, ou seja cada fileira tem 3 assentos do lado direito, corredor, 4 assentos no meio, corredor e mais 3 assentos do lado esquerdo.

Todas as poltronas tem tela de TV, são simples mas tem entretenimento a bordo, com opções de filmes, música, seriados e jogos. Isso ajuda bastante a passar o tempo dentro do avião, já que o voo é longo. A maioria dos filmes e seriados tinha a opção de áudio em português.

Como é voar para os Estados Unidos na classe econômica da Aeroméxico. Entretenimento a bordo e telas individuais

O ar-condicionado funcionava bem, tanto que a Aeroméxico entregou um kit com travesseiro e cobertor. Mesmo assim é sempre bom levar uma blusa a bordo e ir de calça ou saia/vestido longo, pois faz frio. Pelo menos eu sou friorenta, uso duas meias no avião 😛

E se você gosta de ler durante o voo,  tem a luz sobre o assento que você pode usar quando as luzes internas da aeronave são apagadas.

Mas lembre de posicionar a mira da luz no seu livro, pra não atrapalhar quem está tentando dormir #ficadica.

Como o meu voo era de madrugada, aproveitei para dormir até o México. Claro que acordando para as refeições rsrsrs

Leia aqui os artigos Passo a passo para tirar o visto americanoO que saber antes de viajar para Nova York e Onde fazer compras em Nova York.

Refeições na Aeroméxico

Falando em refeições, essa é uma das partes do voo que eu menos gosto. Sei lá, a comida dificilmente é gostosa. São raras as cias aéreas internacionais que preparam uma boa refeição.

Jantar

Adivinha quais eram as opções de cardápio pro jantar. Acertou se você disse “chicken or pasta” (frango ou massa) rsrsrs. Quando ouvi o comissário falando isso algumas poltronas a frente da minha, fui obrigada a rir. Sério isso seeeenhooorr. Achava que já era coisa do passado.

Como é voar para os Estados Unidos na classe econômica da Aeroméxico. Refeições

Fui de massa mesmo e para acompanhar tinha salada, pão, manteiga e sobremesa de cookies industrializados.  Para beber tinha suco, refrigerante e/ou água. Não lembro se tinha bebida alcoólica, mas deveria ter, geralmente tem cerveja ou algum vinho.

Café da manhã

Para o café da manhã tinha ovos mexidos com presunto, queijo e tomate, pão e salada de frutas. Para beber tinha café e leite.

Como é voar para os Estados Unidos na classe econômica da Aeroméxico. Café da manhã a bordo.

Apesar de serem simples e pouca variedade, as duas refeições estavam boas. Se você for vegetariano ou tiver alguma restrição alimentar, deve informar isso na hora da compra da passagem aérea, assim é preparada uma refeição especial para você. Mas precisa avisar com antecedência para dar tempo de a cia aérea solicitar para a empresa que prepara as refeições.

Leia aqui os artigos Onde comer em Nova YorkQuanto custa viajar para Nova YorkRoteiro de viagem na cidade de Nova York e Principais pontos turísticos de Nova York.

Conexão no México

Quando cheguei na Cidade do México tive que desembarcar do avião para fazer conexão, pois tinha que pegar outro avião para Nova York. Então precisei passar pela imigração, mesmo não desembarcando no país.

Eles olharam o passaporte, perguntaram para onde estava indo, mostrei o cartão de embarque para Nova York e a vacina de febre amarela. Foi rápido até.

O demorado foi esperar a mala. Sim tinha que pegar a mala na esteira, só que demora uns 30 minutos ou mais, super demorado.

Depois você passa por uma nova inspeção. Você aperta um botão na frente de um fiscal. Se der luz verde você segue para o raio-x e está liberado. E se der vermelho você tem que passar pelo raio-x e abrir a mala para ser vistoriada.

E adivinha…deu vermelho pra mim rsrsrs. Lá vai eu abrir a mala, a mulher bagunça tudo e pra fechar depois? Tava tudo tão arrumadinho. Que raiva. Despachei a mala em outra esteira e fui para a sala de embarque, sem antes passar por outro raio-x.

Super cansativa essa conexão, já estava ficando irritada com a demora pra tudo. Mas enfim, embarquei na hora para Nova York e o voo foi tranquilo.

Desembarque em Nova York

A chegada na cidade foi super tranquila. As refeições foram semelhantes do trecho Brasil/México. A Aeronave era um pouco mais nova. Só que o aeroporto de Nova York é confuso, falta informação, demorado, quente. Nossa um horror aquilo. Mas os funcionários todos muito gentis.

Como é voar para os Estados Unidos na classe econômica da Aeroméxico.

Esperava tudo ao contrário. Mas enfim estava em Nova York, bagagem chegou certinho sem estragos.

Voo de volta pra São Paulo

A volta já não foi das melhores experiências, voo diurno para o Brasil não é das melhores opções. A aeronave de Nova York para a Cidade do México era menor, mas era boa também.

Um mexicano queria que eu trocasse de poltrona com ele porque a TV dele não tava funcionando rsrsrs É claro que eu disse que não pro engraçadinho e ele ficou #chatiado. Tenha dó, né. rsrsrs

Já na cidade do México o processo foi o mesmo da ida, passar pela imigração, pegar a mala e passar pelo raio-x. Dessa vez acendeu a luz verde e não precisei abrir a mala.

Na sala de embarque, esperando o voo da Cidade do México para São Paulo, a Aeroméxico avisa que o voo estava atrasado em mais de 2 horas. Nossa, foi um chá de cadeira, mas achei o pessoal até que organizado para dar as informações e organizar as pessoas.

Demoraram para entregar algum lanche/jantar para nós, mas entregaram sanduíches, frutas, bebidas e chocolate.

Como é voar para os Estados Unidos na classe econômica da Aeroméxico. Atraso no voo

A aeronave do México para o Brasil era muito parecida com a da ida e as refeições foram as mesmas.

Conseguiram estragar minha mala novinha e não queriam abrir o pedido de reclamação. Tive que brigar com a mulher, pois ela dizia que não era nada, só um corte na mala, que mala é pra isso mesmo.

Oi? A mala é minha e a cia aérea tem a obrigação de cuidar dela, de me devolver no mesmo estado que entreguei.

Como é voar para os Estados Unidos na classe econômica da Aeroméxico. Extravio de bagagem

Enfim, mesma companhia com uma experiência boa na ida e ruim na volta.

É isso pessoal. Qualquer dúvida deixa aqui nos comentários que eu respondo 😉

Julia Flores

Formada em Turismo e Hotelaria, com pós-graduação em Marketing Estratégico e experiência com marketing de destinos turísticos. Amo viajar, não pelos carimbos no passaporte ou pelas selfies, mas pelo o que as viagens me proporcionam. Gosto de praticar esportes, mas também adoro ficar de preguiça no sofá em dias frios ou chuvosos.

PROGRAME A SUA VIAGEM AQUI

Escolha e reserve: Hotel | Airbnb

  Compare preços e planos e contrate o seu seguro de viagem

Compre antecipado e online entradas de atrativos e passeios: No Brasil | No exterior

Compare as empresas de aluguel de carros e viaje no seu tempo. Pagamento parcelado.

Os links acima são de nossos parceiros e nós recebemos uma pequena comissão por cada venda, o que nos ajuda a manter o blog. É como se você estivesse nos 'pagando um café' pelas dicas que damos.

4 comentários em “Como é voar para os Estados Unidos na classe econômica da Aeroméxico

  1. Ola!
    Você acha que 1:30h de conexão entre os voos é suficiente para fazer todo o trâmite de alfândega, mesmo tendo de abrir a mala para inspeção?
    As distâncias dentro do aeroporto para esta conexão são longas? Pois vou com uma criança de 3 anos.
    Obrigado

    1. Olá, Fabio!Tudo bem?
      Acho bem apertado esse tempo sim. Se você conseguir um voo com mais tempo de conexão melhor, ou então, uma cia área que tenha uma conexão mais fácil. A conexão da Copa Airlines, por exemplo, é muito mais tranquila.
      As distâncias não são longas, o problema mesmo são os processos no aeroporto.
      Abraço e boa viagem ????

Deixe seu comentário