Passo a passo: Como tirar o visto americano

Além de ter sempre um passaporte válido e o certificado internacional de vacina de febre amarela, talvez o visto americano seja mais um dos itens que não custa ter em dia.

Nunca se sabe quando haverá uma promoção de passagem aérea imperdível, né? Além de que muitos voos para o Caribe e Ásia podem fazer conexão nos Estados Unidos, exigindo o visto de trânsito.

O trabalho nos obriga a sempre estar preparados para uma possível viagem. Então fizemos o pedido de visto americano em São Paulo e vamos compartilhar com vocês um pouco do passo a passo do ‘visa application’.

Veja aqui onde se hospedar em Nova York e as opções de passeios na cidade.

Nós aplicamos para o visto tipo B1/B2 Negócio e Turismo, que é de visitante temporário.

O visto americano pode ser solicitado em Brasília, Recife, Rio de Janeiro ou São Paulo, o que for mais próximo de você.

Passo a passo: Como tirar o visto americano

O passo a passo do pedido de visto dos EUA é fácil, sem muito segredo.

Mas tirar o visto americano é um pouco trabalhoso, pois são muitas perguntas, por questão de segurança. É importante ter toda a documentação em dia e também outros itens que convençam os agentes do consulado que você não vai imigrar ilegalmente.

Primeiro passo do pedido do visto

O primeiro passo foi entrar no site do Departamento de Estado dos Estados Unidos/CSC, neste link aqui. Selecione a cidade onde queríamos comparecer para a entrevista e preencha o formulário DS-160.

O site está em inglês, mas se você tem dificuldades com o idioma, bem em cima no canto direito onde tá escrito Select Tooltip Language (seta 1 na imagem abaixo).

Selecione a opção português e então é só posicionar o cursor em cima do texto que abre uma caixa com o texto traduzido.

Veja aqui quanto custa o Seguro Viagem.

Antes de começar a preencher os formulários indicados nas setas de 3 a 6 na imagem abaixo, seguimos os 3 passos abaixo:

1- Identificamos qual tipo de visto que queríamos solicitar. Se você tiver dúvida de qual você deve solicitar, acesse essa página aqui que tem a lista completa.

2- Verificamos a lista de documentos e deixamos todos a mão na hora de preencher. Você pode verificar a lista clicando aqui.

3- Anotamos o número de identificação (application ID) do nosso formulário  antes de começar a preencher, por precaução apenas. Vai que a internet ou energia cai, vai saber.

Passo a passo: Como tirar o visto americano

Segundo passo

O segundo passo após preencher todas essas informações acima do formulário DS-160, entramos no site do Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto – CASV (você pode conferir  clicando aqui).

Leia aqui os artigos O que saber antes de viajar para Nova York e Onde fazer compras em Nova York.

1- Ao abrir a página, escolhemos a opção de visto Não Imigrante.

2- Preenchemos mais algumas informações básicas de cadastramento.

3- Então apareceu a opção para pagar a taxa MRV de U$ 160,00. Tem opções de pagar com cartão de crédito ou boleto bancário.

Passo a passo: Como tirar o visto americano

Terceiro passo

O terceiro passo foi marcar como queríamos que nosso passaporte fosse entregue, no mesmo site onde pagamos a taxa. As opções eram receber em casa (até 10 dias úteis) ou ir retirar lá no CASV. No caso de retirada no CASV tem que agendar o dia.

Como não tínhamos tanta pressa, optamos por receber em casa.

Quarto passo

O quarto passo, ainda no mesmo site, foi agendar a coleta de biometria (impressão digital e foto) no CASV. Agende também a entrevista no Consulado. Eles ficam em ficam em endereços distantes um do outro, então é melhor ter cuidado com o horário.

Quinto passo

E o quinto e último passo foi ir até o CASV e o Consulado nas datas e horários agendados. Para isso precisamos levar e apresentar os seguintes documentos:

  • Página impressa de confirmação do Formulário DS-160 com o código de barras legível.
  • Passaporte com validade mínima de 6 meses, que deve ser contado depois da data de saída dos EUA.

Leia aqui os artigos Onde comer em Nova YorkQuanto custa viajar para Nova YorkRoteiro de viagem na cidade de Nova York e Principais pontos turísticos de Nova York.

O próprio site onde solicitamos o visto dizia que deveríamos estar preparados para explicar na entrevista no Consulado as seguintes informações:

  • Qual o propósito da viagem, quanto tempo pretendíamos ficar lá e como bancaríamos os custos da viagem. Levamos documentos para comprovar nosso vínculo de emprego, conta bancária, comprovante de residência e do curso da pós-graduação, vários documentos para comprovar que voltaríamos ao Brasil. Não solicitaram nenhum comprovante para nós, apenas fizeram essas perguntas, mas quando estava na fila vimos que algumas pessoas tiveram que mostrar. Então não custa levar.
  • Documentos adicionais: carteira de trabalho, retornos de taxas de imposto de renda, contra-cheque, certidões de casamento e nascimento, documentos empresariais, extratos bancários, declarações de instituições de ensino, comprovantes de automóveis e imóveis ou qualquer outro recurso financeiro como propriedades alugadas, cadernetas de poupança, etc.
  • Lembre de levar todos os passaportes anteriores, especialmente os que exibem viagens internacionais ou vistos aos Estados Unidos previamente emitidos na entrevista.

Esse foi o passo a passo que fizemos para tirar nosso visto. Lembre-se sempre de procurar as informações atualizadas no site oficial do consulado.

Agora que o visto dos EUA está ok, veja aqui onde ficar hospedado e contrate aqui o Seguro Viagem.

É isso, esperamos ter ajudado você. Boa sorte e Boa viagem 🙂

Compartilhe
Douglas e Julia

Douglas e Julia

Bio de casal? Como assim? É que alguns textos foram escritos juntos, então aqui estamos nós. Julia é gaúcha que solta uns 'ô meu' e Douglas é paulista que manda uns 'bah tchê'. São formados em Turismo e Hotelaria com especialização em Marketing, amam viajar e criaram esse blog em 2005. Já viu, né, viagem é o assunto principal deles.

Deixe seu comentário