Diário ArgentinaExpedição América do Sul

Dia 136: Perseguidos na Argentina

{Segunda-feira, 08 de julho de 2019} O dia foi de forte emoção na estrada: fomos perseguidos na Argentina!!

Mas calma, como estamos atualizando o blog, voc√™ j√° sabe que nada aconteceu. Mas √≥, foi tenso…

Seguimos viagem em dire√ß√£o as Miss√Ķes Jesu√≠ticas. Pegamos a rodovia mais ao norte da Argentina para cruzar o pa√≠s de oeste a leste, da cidade de Perico a Formosa. Foram mais de 1000 km percorridos e dividimos em tr√™s paradas nos pr√≥ximos dias.

Perico

Nos despedimos dos amigos viajantes, mas esperamos encontr√°-los novamente pelas estradas aqui na Argentina ou no Brasil.

Mas antes de colocar o pé na estrada, passamos no mercado para comprar umas coisinhas e no posto de combustível para abastecer e calibrar os pneus.

Na saída de Perico uma barreira policial, mas não fomos parados. A essa altura, o medo da polícia, que muitos diziam ser corrupta, já não existe mais.

Est√°vamos em d√ļvida se far√≠amos o caminho at√© Formosa pela Ruta 81 ou pela Ruta 16 at√© a cidade de Resistencia e depois ruta 11 at√© Formosa.

Alguns viajantes nos disseram que a paisagem é muito parecida nas duas rodovias, porém a Ruta 16 tinham alguns trechos bem esburacados.

Decidimos ent√£o pela Ruta 81, passando antes pela Ruta 34, que aparentemente estavam em melhores condi√ß√Ķes.

[su_note note_color=”#7BC6FD”]√Č obrigat√≥rio ter seguro viagem para viajar pra Argentina? N√£o √©, mas j√° pensou se voc√™ precisa de atendimento m√©dico l√°? Voc√™ que √© um viajante experiente n√£o vai viajar sem seguro viagem, n√©. Veja aqui as op√ß√Ķes de planos e seguradoras e com o nosso link, ganhe 5% de desconto. Se voc√™ ainda n√£o sabe muito sobre o assunto, leia aqui Tudo sobre seguro viagem.[/su_note]

Ruta 34

Alguns trechos da Ruta 34 estavam ruins, mas transit√°veis. A maior parte da estrada estava boa, todo asfaltada, pista √ļnica e pouco movimentada.

A paisagem é de muitas árvores ao redor e nada de casa ou postos de combustíveis por horas e horas. Um trecho grande da rodovia é de canavial e outro de laranjal.

Perseguidos na argentina

As pequenas cidades que existem pelo caminho normalmente tem paradas policiais, mas n√£o fomos abordados em nenhuma delas. Aqui vimos algumas vezes policiais com armamento pesado em m√£os.

Essas barreiras policiais acreditamos ser por conta da proximidade com a fronteira  da Bolívia e do Paraguai, uma rota comum para quem vai comprar mercadorias para revender. Ou pode também ser usada como rota de drogas.

Nessas cidades, geralmente tem barraquinhas a beira da estrada vendendo frutas, doces e bebidas caseiras.

Quando chega no trecho da Ruta 34 para entrar na Ruta 81 tem um controle fitossanitário de quem entra e sai da Argentina para a Bolívia. Mas nós entramos para a Ruta 81 uns poucos metros antes do controle.

Ruta 81

A Ruta 81 tem o asfalto bom, pista √ļnica e quase sem movimento de outros carros. Voltamos as retas infinitas, nesse trecho de hoje percorremos mais de 200 km de reta.

A paisagem é de plantação de milho, depois árvores, bodes, porcos, cactus e pouquíssimas casas. Andamos longos trechos sem sinal de casas próximas. Um caminho bem entediante.

De repente, umas árvores diferentes que não tínhamos visto ainda. paramos para fotografar.

[su_note note_color=”#7BC6FD”]Se voc√™ n√£o viaja de campervan, veja aqui onde ficar hospedado em Formosa. [/su_note]

Perseguidos na Argentina

Quase não passa carro nessa rodovia 81 e ela é uma retona, perfeita para fotos.

E depois de um tempo fotografando, fomos montar o tripé para tirar a foto no meio da estrada. Claro que nesse momento tinha que surgir um carro. Ele passou e logo depois nós voltamos para o meio da estrada.

Eu, n√£o sei porque, olhei para tr√°s e vi o carro indo quase 1 km a frente. Continuei olhando e o carro deu a volta. Comentei com o Douglas, que o carro deu a volta, no meio do nada para lugar nenhum.

O Douglas me falou entra no carro, corre. Eu sem entender, peguei o tripé montando e fui correndo para o carro e desmontando.

Ele me disse coloca o cinto e fica de olho.

Eu fechando o tripé dentro do carro, escondendo os equipamentos onde dava e de olho no retrovisor. Essa Doblò nunca andou tão rápido com a gente. E o carro atrás vindo e acelerando.

Eu achando que n√£o era nada demais, mas o Douglas criado na cidade grande j√° estava desconfiado.

Andamos alguns quil√īmetros e nada de civiliza√ß√£o, s√≥ mato. Percebemos o capo do carro destravado. √Č que √†s vezes o Douglas esbarra na alavanca que abre o cap√ī.

Não dava para parar, pois não tínhamos certeza se estávamos sendo perseguidos. A próxima cidade pelo GPS ficava a 20km. Seguimos bem rápido, preocupados se o capo iria abrir.

Entramos na cidade e nos escondemos. Vimos a caminhonete passando pela rodovia devagar e olhando para os lados. Fechamos o capo do carro e voltamos para a rodovia de olho para ver se eles entraram na cidade ou estavam parados em algum parte.

E n√£o vimos mais o carro. N√£o sei se despistamos, se est√°vamos realmente sendo perseguidos, mas foram momentos de altas emo√ß√Ķes em uma estrada chata.

Depois do susto, estávamos bem e seguimos até a Cidade de Ingeniero Juárez.

Ruta 81 Argentina

[su_note note_color=”#7BC6FD”]N√£o viaja de campervan? V√° de avi√£o e alugue um carro em San Salvador de Jujuy para explorar toda a regi√£o. Veja aqui um comparativo entre modelos de ve√≠culos e locadoras. [/su_note]

Ingeniero Ju√°rez

Quase chegando em Ingeniero Juárez, na divisa das províncias de Salta e Formosa tinha uma barrera policial que nos parou, pediu a licença do Douglas e o documento do carro. Olhou e pediu para encostar o carro, olhou a parte de trás da casinha bem por cima e nos liberou.

Poucos metros a frente fomos parados de novo em outra barreira policial. Conferiu os documentos e mandou seguirmos viagem.

Procedimento padrão, com a cordialidade mínima que se espera.

A estrada nesse trecho tem vários buracos e um trecho sem asfalto, que em dia de chuva deve virar uma lama só. Nas laterais o terreno é alagado.

Chegamos na cidade de Ingeniero Ju√°rez ao final do dia, no √ļnico posto de combust√≠vel que tinha pelo caminho.

Aproveitamos para abastecer o carro e estacionamos em um lugar coberto. Aqui parece ser uma parada comum para os viajantes.

Preparamos o jantar no carro e trabalhamos um pouquinho. Para relaxar desse dia tenso, tomamos um sorvete antes de dormir, já que começou a esquentar por aqui.

Amanh√£ seguimos viagem pela Ruta 81.

N√ļmeros do dia:

Dist√Ęncia percorrida: 487 km.
Alimentação: $ 954 pesos argentino (aprox. R$ 95,40)
Gasolina: $ 3650 pesos argentino (aprox. R$ 365,00)

Programe a sua viagem

Economize comprando sua passagem aérea no site do Passagens Promo.

Data de embarque confirmada, hora de reservar a sua hospedagem, nossa dica para economizar é conferir esses dois sites: Booking.com ou Airbnb (Airbnb com desconto de R$ 130,00 na primeira hospedagem e R$ 49,00 em uma experiência)

Nada de viajar para um lugar de altitude sem o Seguro Viagem do Seguros Promo, clique nesse link e use nosso cupom MELEVADELEVE5 e ganhe 5% de desconto.

Vai alugar carro para conhecer o norte da Argentina? Ent√£o d√° uma olhada nas op√ß√Ķes da Rentcars, voc√™ paga em reais e n√£o tem a surpresa de quanto vai pagar quando chegar a conta do cart√£o de cr√©dito e n√£o precisa ficar rezando pra cota√ß√£o do d√≥lar n√£o aumentar.

Não vai de carro? Então reserve um transfer do aeroporto até sua hospedagem e a volta pelo site da Viator.

E já reserve os principais passeios para não correr o risco de ficar sem vaga quando chegar lá. Os principais sites para economizar nos passeios são: Viator, Tiqets, TourOn e Get Your Guide

Agradecimentos aos nossos apoiadores dessa viagem: