Diário ParaguaiExpedição América do Sul

Dia 147: Missão Jesuítica de Jesús de Tavarangue

{Sexta-feira, 19 de julho de 2019} Hoje o tempo melhorou e vamos conseguir visitar a Missão Jesuítica de Jesús de Tavarangue. Dizem que essa é uma das mais bonitas das missões jesuíticas do Paraguai.

Mas antes, temos que resolver o problema com o pneu do carro.

Pneu furado

Amanhecemos com o pneu furado e o jeito foi tomar café rapidinho, trocar o pneu pelo estepe e ir até o borracheiro para arrumar.

Foi o mesmo pneu que furou quando estávamos a caminho de Mendoza.

Enquanto o Douglas tentava conversar com o espanhol misturado com guarani do pessoal da borracharia, eu tentava adiantar o trabalho pelo celular.

Depois de um bate papo de borracharia, com iiomas misturados, pneu arrumado por 15.000 guaranies (aprox. R$ 9,50) e voltamos à programação da viagem.

Mas o que aconteceu que furou de novo? O último borracheiro deixou sobra de borracha dentro do pneu, que em atrito com a câmara de ar acabou a desgastando até furar.

Trocamos por uma nova, agora não é para termos mais problemas. Assim esperamos.

Almoço

Hora de caçar a comida, ops, quero dizer procurar um restaurante.

Olhamos no GPS onde tinham opções de restaurante para o almoço e fomos rodar a cidade. Mas os restaurantes ou estavam fechados ou não existiam mais.

Nessas idas e vindas, encontramos uma pizzaria, mas ela só abre a noite. Pelo menos achamos o jantar…

Como é difícil achar onde comer em Jesús de Tavarangue. A cidade é bem pequena e achamos, pelo que observamos, que alguns restaurantes só abrem em alta temporada ou para reserva de grupos.

Já estávamos com muita fome quando decidimos procurar restaurante nas cidades vizinhas.

Poderíamos cozinhar no carro, mas queríamos comer algo diferente. Estávamos sentindo falta de comer lasanha, batata, carne assada, tomar um suco natural.

Descobrimos um restaurante a meia hora dali, o Restaurante Da Pa Si, na cidade vizinha chamada Obligado.

Obligado, de nada. O Douglas foi repetindo quase o caminho todo.

Então pegamos a estrada. Ele estava aberto e servia um sistema de buffet por quilo, igual ao do Brasil.

E para o almoço tinha lasanha, torta de carne, batata, bife a milanesa, carne assada, suco natural.

Tudo muito bom, matou nossa vontade. E o melhor, o meu prato custou em torno de R$ 9,00.

Onde comer em Jesús de Tavarangue

Obligado, de nada.

Camping

Pesquisando no google maps descobrimos um camping em um clube de pesca ali perto e fomos conferir. A ideia era ficar uns dias descansando, já que a previsão era de chuva para a próxima semana.

Mas chegando lá o camping estava fechado.

Uma pena, pois o lugar parecia bem estruturado com um bela vista para o Rio Paraná.

E ainda bem que passamos para conferir. Então, provavelmente nossa parada mais longa será em Encarnácion.

[su_note note_color=”#F8F8F8″]É obrigatório ter seguro viagem para viajar pro Paraguai? Não é, mas já pensou se você precisa de atendimento médico lá? Você que é um viajante experiente não vai viajar sem seguro viagem, né. Veja aqui as opções de planos e seguradoras e com o nosso link, ganhe 5% de desconto. Se você ainda não sabe muito sobre o assunto, leia aqui Tudo sobre seguro viagem.[/su_note]

Missão Jesuítica paraguaia de Jesús de Tavarangue

Voltamos para Jesús de Tavarangue para finalmente visitar a missão jesuítica. Parou de chover e o sol estava querendo aparecer.

Rota jesuítica paraguaia, Missão Jesuítica de Jesús de Tavarangue

Ao entrarmos na ruína o sol apareceu lindo ao nosso lado. Acho que estava só nos esperando entrar para aparecer.

Na nossa frente uma grande área com gramado e um caminho de lajotas quadradas avermelhadas até a Plaza de Armas, onde tem uma boa sombra das árvores.

Missões Jesuíticas Jesús de Tavarangue

Passando a plaza nos deparamos com as ruínas de Jesús de Tavarangue. O sol batendo na parede a deixava em tom avermelhado, alaranjado, às vezes amarelado com algumas áreas sombreadas.

Valeu a pena esperar a chuva passar.

Rota das Missões Jesús de Tavarangue

Dentro da ruína tem uma passarela de acesso para pessoas com mobilidade reduzida. Ao entrar percebemos quão altas são as paredes. O teto já não existe e o chão é um gramado bem cuidado.

o que fazer em Jesús de Tavarangue

Mas olhando pelas janelas e aquela estrutura que restou em pé, dá para tentar imaginar como foram os dias durante a Missão Jesuítica.

principais atrações de Jesús de Tavarangue

o que fazer perto de Encarnacion Jesús de Tavarangue

roteiro paraguai

por do sol paraguai

Ficamos até o sol se por, deixando o céu maravilhoso.

[su_note note_color=”#F8F8F8″]Não viaja de campervan? Vá de avião e alugue um carro para explorar toda a região. Veja aqui um comparativo entre modelos de veículos e locadoras. [/su_note]

Video Mapping 3D de Jesús de Tavarangue

A noite voltamos para assistir ao video mapping 3D de Jesús de Tavarangue.

Confesso que não tínhamos muitas expectativas, afinal a cidade é simples e não tem uma estrutura para receber um grande número de turistas diariamente.

Fomos convidados a entrar nas ruínas e logo a nossa frente naquele gramado no caminho de lajotas encontramos duas guias com lanternas acessas.

Uma delas começa a falar em guarani, e não entendemos nada, óbvio.

E então a outra guia traduz para o espanhol, ufa, vamos entender o que vai acontecer aqui.

Só essa apresentação já nos surpreendeu.

Elas contaram um pouco de como começou a história dos jesuítas em Jesús de Tavarangue.

Então fomos convidados a seguir as luzes das lanternas até a entrada da ruína. De repente todas as luzes se apagam. Tudo fica escuro até nossos olhos se acostumarem e vimos o céu lindo, estrelado e a lua lá nos observando.

Lá dentro da ruína vemos uma projeção 3D. Uau, foi a nossa reação na hora.

Nos acomodamos em frente a projeção e assistimos a uma apresentação incrível sobre toda história das missões jesuíticas na cidade. Foi espetacular, realmente nos surpreendeu.

Uma pena que nem todos os visitantes ficam para assistir essa apresentação tão bem elaborada, vale muito a pena.

show Jesús de Tavarangue

Pizza no jantar

Depois de um por do sol lindo que vimos hoje e essa apresentação noturna que nos deixou encantados, hora de comer.

Fomos atrás de uma pizzaria, a Pizzas H.O., que encontramos meio dia, mas estava fechada. Lemos boas avaliações no google e ficamos com vontade de provar.

Ao chegarmos, não tínhamos mais certeza se era uma pizzaria. Parecia que estávamos na casa de alguém. O Douglas desceu do carro e foi perguntar se ali era uma pizzaria e disseram que sim, que tinha umas mesas na sala caso quiséssemos comer ali.

Era literalmente a sala da casa. Crianças estavam no sofá assistindo TV e mais ao lado, algumas mesas e cadeiras de plástico estavam empilhadas, à espera dos clientes…

Não nos sentimos a vontade de comer ali e queríamos seguir viagem até a próxima cidade que era pertinho, menos de 2o minutos de carro.

Então pedimos pizza para a viagem.

A pizza de carne com borda recheada custou 45.000 guaranies (aprox. R$ 28,00), estava quentinha, cheirosa e muito gostosa. Aprovada.

[su_note note_color=”#F8F8F8″]Se você não viaja de campervan, veja aqui onde ficar hospedado em Asunción. [/su_note]

Trinidad

Chegamos em Trinidad e a noite foi meio difícil de achar onde era a entrada das ruínas, rodamos, rodamos, mas enfim acabamos encontrando.

Paramos no estacionamento e conversamos com o pessoal da secretaria de turismo. Nos deixaram usar os banheiros e avisaram o guarda noturno para nos auxiliar se precisássemos de algo.

Nos acomodamos e só então comemos a pizza, assistindo um seriado. Então fica de olho que amanhã tem mais.

Números do dia:

Distância percorrida: 100 km.
Alimentação: $ 132.250 guarani paraguaio (aprox. R$ 85,00)
Conserto câmara do pneu: $ 15.000 guarani paraguaio (aprox. R$ 10,00)

Programe a sua viagem

Economize comprando sua passagem aérea no site do Passagens Promo.

Data de embarque confirmada, hora de reservar a sua hospedagem, nossa dica para economizar é conferir esses dois sites: Booking.com ou Airbnb (Airbnb com desconto de R$ 130,00 na primeira hospedagem e R$ 49,00 em uma experiência)

Nada de viajar para um lugar de altitude sem o Seguro Viagem do Seguros Promo, clique nesse link e use nosso cupom MELEVADELEVE5 e ganhe 5% de desconto.

Vai alugar carro para conhecer o norte da Argentina? Então dá uma olhada nas opções da Rentcars, você paga em reais e não tem a surpresa de quanto vai pagar quando chegar a conta do cartão de crédito e não precisa ficar rezando pra cotação do dólar não aumentar.

Não vai de carro? Então reserve um transfer do aeroporto até sua hospedagem e a volta pelo site da Viator.

E já reserve os principais passeios para não correr o risco de ficar sem vaga quando chegar lá. Os principais sites para economizar nos passeios são: Viator, Tiqets, TourOn e Get Your Guide

Agradecimentos aos nossos apoiadores dessa viagem: