Casapueblo é um dos principais atrativos do Uruguai e fica a 15km do centro de Punta del Este, na encosta de Punta Ballena. Se você gosta de poema e por do sol, com certeza vai querer conhecer este lugar.

Sobre a história de Casapueblo

A Casapueblo foi construída por Carlos Páez Vilaró, um arquiteto, artista plástico, escritor e compositor reconhecido no mundo todo, que tinha grande admiração pela natureza e principalmente pelo sol.

Ele dizia que o sol era seu amigo mais antigo, por isso ele construiu a casa onde pudesse todos os dias sentar-se na varanda e ver o sol se por.

Veja aqui onde se hospedar em Punta del Este. Aqui você pode comparar as locadoras para alugar de carro em 10x. E aqui você encontra comparação de todos os seguros viagem internacional com 5% de desconto.

Essa construção, que iniciou-se em 1958,  foi uma de suas principais obras de arte e também sua casa e atelier.

Aos poucos foi ampliado e transformado em hotel, galeria de arte e museu.

Hoje é o principal ponto turístico de Punta de Leste e um dos principais do Uruguai.

O que ver e fazer em Punta del este Uruguai casapueblo

A localização é muito especial e por ser uma rota panorâmica, todos os dias centenas de pessoas vão até um mirante que fica bem na ponta da península e ao lado da Casapueblo para ver o pôr do sol.

 

O que tem na Casapueblo?

Logo na chegada você vai ver esses dois arcos, um com o desenho do sol por onde devemos entrar e outro com o desenho da lua, que é por onde devemos sair.

O que ver e fazer em Punta del Este Uruguai

Para visitar o local, você não precisa seguir uma ordem programada, mas eu sugiro você começar pela “sala de proyecciones de video” que tem um vídeo de 20 minutos contando a história de Vilaró.

Assim, você verá o museu com outros olhos e tudo ali fará mais sentido para você.

Depois ande pelas outras quatro salas onde poderá admirar as obras de arte de Vilaró. E ao final da exposição há uma lojinha, como tem em toda atração turística, com lembranças do lugar e também livros escritos por ele, alguns traduzidos para o português.

Leia também: O que fazer em 1 dia em Punta del Este | Onde fazer compras em Punta del Este

Por do sol na Casapueblo em Punta del Leste Uruguai

Aproveite para andar pelos terraços para admirar a bela vista que o lugar oferece, com calma, de leve.

Você vai entender porque é um atrativo imperdível do Uruguai.

O que ver e fazer no Uruguai Punta del Leste

E para fechar a visita com chave de ouro, sente-se na varanda da “Taberna del Rayo Verde”, que é o café localizado no primeiro piso do museu, e espere a mágica acontecer.

Onde ver o por do sol em Punta del Leste

A Cerimonia do Sol

Poucos minutos antes do sol se por inicia-se a Cerimonia do Sol, que acontece todos os dias desde de 1994.

É  um momento emocionante e acredite, você não vai querer perder. Vai lembrar sempre deste momento e com certeza vai querer voltar com as pessoas que são especiais para você.

Principais atrativos turísticos de Punta del Leste Uruguai

Um anúncio avisa que a cerimonia vai começar. Incrivelmente as pessoas se posicionam nas varandas em total silêncio, e como em um culto ao sol, esperam pela voz de Vilaró.

Uma gravação recita seu poema, que ele dedicava todos os dias neste mesmo horário para se despedir do sol. É impressionantemente, o poema termina ao mesmo tempo que se vê o ultimo raio de sol.

Lugares imperdíveis em Punta del Leste Uruguai

E ao final, as pessoas saem em silêncio, refletindo e comovidas com as palavras ditas por Vilaró em forma de poema e complementadas pela beleza do por do sol.

Atrativos imperdíveis no Uruguai Punta del Leste - Cerimônia do Sol

Não vou colocar o poema aqui. Você vai ter que ir até lá para saber 🙂

Cerimônia do Sol na Casapueblo

Quando: Aberto todos os dias
Horários: Das 10h até o sol se por.
Local: Museo Taller de Casapueblo, Punta Ballena – Uruguai.
Ingressos: 300 Pesos Uruguaios (+- 36,00 reais). O ingresso é vitalicio, então guarde para usar na próxima visita. {atualizado 2018} Compre antecipado no site da Viator.
Classificação etária: Livre.
Mais informações em: carlospaezvilaro.com.uy

Para planejar o seu roteiro no Uruguai, leia os outros posts aqui. E para saber onde ficar, veja as opções de onde se hospedar em Punta Del Este. Os passeios, as atividades imperdíveis e os transfers você encontra aqui.

Julia Flores

Formada em Turismo e Hotelaria, com pós-graduação em Marketing Estratégico e experiência com marketing de destinos turísticos. Amo viajar, não pelos carimbos no passaporte ou pelas selfies, mas pelo o que as viagens me proporcionam. Gosto de praticar esportes, mas também adoro ficar de preguiça no sofá em dias frios ou chuvosos.

Deixe seu comentário