Festival das Cerejeiras de São Roque
Quem nos acompanha pelo instagram (@melevadeleve) certamente já viu fotos da flor de cerejeira na nossa timeline.
Sim, gostamos muito. Primeiro pelo que ela representa para a cultura japonesa (leia mais aqui) e depois pela beleza de flor em si e pela transformação da paisagem.
Pois bem, no fim de semana passado nós fomos conhecer o Festival das Cerejeiras de São Roque. O festival, chamado também de Sakura Matsuri, acontece na cidade a 21 anos e reúne mais de 400 árvores de cerejeiras, que ficam floridas dando um tom rosa ao lugar.
Antes de continuar a ler, clica no play pra assistir nosso vídeo de São Roque. Tem cenas do Festival das Cerejeiras. Ah, aproveita para seguir o canal 🙂
São três espécies de cerejeiras: a Okinawa que tem a cor rosa escura, a Himalaia que tem flores menores e tom mais claro e a Yukiwari, de cor rosa claro. A paisagem fica linda!!
A cidade fica bem pertinho da capital paulista, são só 60km, então é super fácil fazer um bate e volta. E também tem ônibus que o Bunkyo (uma das entidades organizadoras) oferece saindo do Bairro Liberdade. Esse transporte é cobrado, mas são poucas vagas.
Para você viajar a São Roque: Reserva de hotel | Reserva de Airbnb | Aluguel de carro
O ponto alto é tirar muitas fotos com as cerejeiras, mas a parte mais gostosa são as comidas. São várias barraquinhas que servem comida japonesa como tempurá, yakisoba, teishoku, temaki, yakitori, udon, gyoza, mochi, hot roll, manju, onigirazu e outros tantos.
E também tem outros tipos de comida que não são japonesas como espetinhos, tapioca, pastéis, bolinho de bacalhau, doces, entre outros de origem alemã, italiana e portuguesa.
Diz a tradição japonesa que se ao fazer piquenique embaixo da cerejeira cair uma flor em você, isso dá sorte pelo ano todo. Mas ó, não vale chacoalhar os galhos 😛
Leia também: Bate e volta de Sampa: São Roque
Um festival, claro, não pode deixar de ter apresentações artísticas e culturais. Barraquinhas vendendo de tudo um pouco também marcam presença em São Roque.
O legal é que as mudas de Sakura também são vendidas lá. Até pensamos em começar a plantar um monte no quintal para garantir o piquenique anual, mas lembramos que moramos em prédio.
Uma pena que, por causa da floração, o Festival Das Cerejeiras de São Roque acontece em apenas um final de semana por ano. Para quem não pôde ir agora, resta esperar o próximo festival.
Dica: chegue cedo para conseguir estacionar mais próximo do evento. Alguns bolsões de estacionamento são longe e o caminho é de terra com pedras, subidas e descidas.
Festival das Cerejeiras de São Roque (Sakura Matsuri)
Onde: Centro Esportivo Kokushikan Daigaku, Estrada do Carmo, 801 – Bairro do Carmo – São Roque – SP
Quando: Geralmente em julho, como datas flexíveis dependendo do clima, já que há interferência direta na floração. Em 2017 aconteceu nos dias 01 e 02 de julho, das 8 as 17hs.
Quanto: Entrada gratuita, estacionamento custa R$ 20,00 por carro.