Quem nos acompanha pelo instagram (@melevadeleve) certamente já viu fotos da flor de cerejeira na nossa timeline.

Sim, gostamos muito. Primeiro pelo que ela representa para a cultura japonesa (leia mais aqui) e depois pela beleza de flor em si e pela transformação da paisagem.

Festival das cerejeiras (sakura) em São Roque

Pois bem, no fim de semana passado nós fomos conhecer o Festival das Cerejeiras de São Roque. O festival, chamado também de Sakura Matsuri, acontece na cidade a 21 anos e reúne mais de 400 árvores de cerejeiras, que ficam floridas dando um tom rosa ao lugar.

Antes de continuar a ler, clica no play pra assistir nosso vídeo de São Roque. Tem cenas do Festival das Cerejeiras. Ah, aproveita para seguir o canal 🙂

São três espécies de cerejeiras: a Okinawa que tem a cor rosa escura, a Himalaia que tem flores menores e tom mais claro e a Yukiwari, de cor rosa claro. A paisagem fica linda!!

Festival da flor de cerejeira em São Roque

A cidade fica bem pertinho da capital paulista, são só 60km, então é super fácil fazer um bate e volta. E também tem ônibus que o Bunkyo (uma das entidades organizadoras) oferece saindo do Bairro Liberdade. Esse transporte é cobrado, mas são poucas vagas.

Para você viajar a São Roque: Reserva de hotel | Reserva de Airbnb | Aluguel de carro

Parque do Festival de cerejeira em São Roque

O ponto alto é tirar muitas fotos com as cerejeiras, mas a parte mais gostosa são as comidas. São várias barraquinhas que servem comida japonesa como tempurá, yakisoba, teishoku, temaki, yakitori, udon, gyoza, mochi, hot roll, manju, onigirazu e outros tantos.

O que comer no Festival de Cerejeira? Comida típica japonesa

E também tem outros tipos de comida que não são japonesas como espetinhos, tapioca, pastéis, bolinho de bacalhau, doces, entre outros de origem alemã, italiana e portuguesa.

Diz a tradição japonesa que se ao fazer piquenique embaixo da cerejeira cair uma flor em você, isso dá sorte pelo ano todo. Mas ó, não vale chacoalhar os galhos 😛

Leia também: Bate e volta de Sampa: São Roque

Tempura no Festival de Cerejeira de São Roque

Um festival, claro, não pode deixar de ter apresentações artísticas e culturais. Barraquinhas vendendo de tudo um pouco também marcam presença em São Roque.

O legal é que as mudas de Sakura também são vendidas lá. Até pensamos em começar a plantar um monte no quintal para garantir o piquenique anual, mas lembramos que moramos em prédio.

Sakura no Brasil em São Roque

Uma pena que, por causa da floração, o Festival Das Cerejeiras de São Roque acontece em apenas um final de semana por ano. Para quem não pôde ir agora, resta esperar o próximo festival.

Festival da flor de cerejeira (sakura) em São Roque, São Paulo

Dica: chegue cedo para conseguir estacionar mais próximo do evento. Alguns bolsões de estacionamento são longe e o caminho é de terra com pedras, subidas e descidas.

Onde ver Sakura em São Paulo? São Roque

 Festival das Cerejeiras de São Roque (Sakura Matsuri)

Onde: Centro Esportivo Kokushikan Daigaku, Estrada do Carmo, 801 – Bairro do Carmo – São Roque – SP

Quando: Geralmente em julho, como datas flexíveis dependendo do clima, já que há interferência direta na floração. Em 2017 aconteceu nos dias 01 e 02 de julho, das 8 as 17hs.

Quanto: Entrada gratuita, estacionamento custa R$ 20,00 por carro.

Posts relacionados

Douglas e Julia

Bio de casal? Como assim? É que alguns textos foram escritos juntos, então aqui estamos nós. Julia é gaúcha que solta uns 'ô meu' e Douglas é paulista que manda uns 'bah tchê'. São formados em Turismo e Hotelaria com especialização em Marketing, amam viajar e criaram esse blog em 2005. Já viu, né, viagem é o assunto principal deles.

Deixe seu comentário