Passeio de trem em Guararema, pertinho de São Paulo

Nostalgia, essa é uma das palavras que descreve o passeio de trem em Guararema. E é engraçado sentir nostalgia de algo que você não viveu, né, mas esse é o sentimento que melhor descreve esse passeio pertinho da capital paulista.

Sim, é bem pertinho, dá pra fazer um bate e volta de Sampa fácil fácil.

E além do passeio de trem em Guararema, vale destacar que a cidade é uma graça e ótima pra quem curte sossego. Os passeios são pra quem não tem pressa, a vida lá acontece em outro ritmo.

Mas antes, clica no play pra assistir nosso vídeo em Guararema e aproveita para seguir o canal 🙂

O passeio de trem em Gurarema.

O passeio de trem de Guararema foi inaugurado em 16 de outubro de 2015, utilizando-se de um locomotiva a vapor de 1927, fabricada nos Estados Unidos. Para os passageiros são três carros de madeira, fabricados entre 1896 e 1937 na Inglaterra. Ela é considerada a maior composição em atividade no Brasil para passeios turísticos.

Bate e Volta de Sampa para Guararema com passeio de trem

Aos finais de semana e feriados, o passeio com a Maria-Fumaça 353, mais conhecida como a “Velha Senhora”, sai da Estação Central de Guararema e em 30 minutos percorre 6,8 km até a Estação Luís Carlos.

O trajeto em si não é totalmente lindo, mas em alguns pequenos trechos a paisagem parece pintura.

Para você resolver a sua viagem a Guararema: Reserva de hotel | Reserva de Airbnb | Aluguel de carro

Pontilhão pertinho da estação de trem de Guararema

O trem fica parado na charmosa vila de Luís Carlos por uma hora, justamente para que os passageiros possam conhecer o local, que é encantador. As casas foram restauradas e transformadas em restaurantes, cafés, lojas e espaços de arte, cultura e educação ambiental. Todas bem coloridas e bem conservadas.

Passeio de trem de Guararema para Vila de Luís Carlos

Visitamos uma igreja pequena e muito bonitinha, a igreja de São Lourenço, de 1906, que realiza um festa em homenagem ao Santo no dia 10 de agosto. Aproveitamos o passeio para tomar um café e comer um pedaço de bolo, em uma cafeteria bem convidativa.

Leia também: Bate e volta de Sampa: São Roque, Bate e volta de Sampa: Paranapiacaba e Bate e volta de Sampa: Embu das Artes.

Onde comer na Vila de Luis Carlos? Roça Chic

Andamos pelos museus e pela lojinha que vende produtos colonias, compramos geleias e pates deliciosos.

Na Vila de Luís Carlos, em Guararema, tem produtos colonias

E também visitamos um espaço bem interessante, Megandra, que é um café, loja e centro de meditação.

Megandra, restaurante, loja e centro de meditação

Se no centro de Guararema a vida tem ritmo mais lento, imagine só como é um um bairro distante dele…

Depois de uma hora aproveitando o lugar, o trem apita avisando que vai deixar a estação em breve, de volta ao centro de Guararema. O tempo passa voando, acho que se tivesse mais uns 30 minutos seria perfeito.

No trecho de volta fomos surpreendidos por 3 sanfoneiros, da Banda 3.5.2, que tocaram e cantaram canções populares do forró, sertanejo e musicas raiz. Foi bem divertido!

Eles não estão sempre no trem, não. Apenas quando não tem outro compromisso rsrs. É que eles não são contratados do passeio de trem, porém podem subir e se apresentar quando quiserem, em troca de contribuições voluntárias dos passageiros. Eles passam o chapéu depois da apresentação.

Passeio de trem em Guararema para Vial Luis Carlos com música ao vivo

É realmente como uma viagem no tempo, ótimo para famílias, casais e pessoas de mais idade. A nostalgia está no ar…

Estação Central de Guararema

A Estação Central de Guararema foi inaugurada em 1891 e utilizada até a década de 70. Foi tombada pelo município, restaurada e revitalizada para começar sua operação com o trem turístico em 2015.

Estação de trem de Guararema

Fica no centro da cidade e além de ser o local de embarque para o passeio, tem também um museu sobre a história da ferroviária que é gratuito. E também o Pátio dos Ferroviários, onde fica estacionada a locomotiva do passeio, a Maria-Fumaça 353. Mesmo não fazendo o passeio de trem, você pode visitar o local e tirar foto nos trilhos.

Estação Luís Carlos

A Estação de Luís Carlos foi inaugurada em 1914, estava abandonada e foi restaurada e revitalizada em 2011, pela Fibria, MRS Logística, ABPF e Fomarte. Hoje é tombada pelo município de Guararema.

Estação de trem de Luís Carlos

Seu nome é uma homenagem a Luís Carlos da Fonseca Monteiro de Barros (1880-1932), pois foi ele quem autorizou a construção desta estação a pedido de imigrantes que ali moravam.

A fachada do prédios próximos a estação são de 1920 e foram tombadas pela prefeitura de Guararema pelo valor histórico e artístico.

Parece cenário de filme, sabe, aquelas cenas de imigrantes chegando para viver em um local desconhecido…

Associação Brasileira de Preservação Ferroviária -ABPF

Vale destacar que esse passeio é mantido pela ABPF, uma associação sem fins lucrativos, que está resgatando e fazendo a conservação de alguns trechos ferroviários do Brasil e transformando em atrativo turístico, com a colaboração financeira de empresas parceiras.

Os valores cobrados como ingresso para esse passeio são revertidos na manutenção e preservação das locomotivas, carros, museus e ferrovia. As pessoas que trabalham ali são voluntárias e associados a ABPF. Eles não recebem auxílio do governo para realizar esse trabalho, por isso é importante prestigiar todo o esforço para manter viva a história ferroviária do Brasil.

Trem chegando na estação de trem de Guararema

Prestigie sempre que possível. Esse projeto está em operação também nas cidades de Apiúna-SC, Campinas-SP, Passa Quatro-MG, Piratuba-SC, Rio Negrinho-SC, São Lourenço-MG, São Paulo-SP e Vila de Paranapiacaba em Santo André-SP. Mais informações em: www.abpf.com.br

Trem em Guararema

Endereço: Rua Dr. Falcão, 4, centro.
Quando: Sábados, domingos e feriados, as 10h e às 14h30 (o passeio das 14h30 é sujeito a confirmação)
Ingresso: R$ 55,00 por pessoa. Até 5 anos é gratuito.
São três carros apenas com 52 lugares cada, então é bom chegar cedo para comprar os ingressos ou então comprar antecipado pelo site oficial www.tremdeguararema.com.br

Compartilhe
Douglas e Julia

Douglas e Julia

Bio de casal? Como assim? É que alguns textos foram escritos juntos, então aqui estamos nós. Julia é gaúcha que solta uns 'ô meu' e Douglas é paulista que manda uns 'bah tchê'. São formados em Turismo e Hotelaria com especialização em Marketing, amam viajar e criaram esse blog em 2005. Já viu, né, viagem é o assunto principal deles.

2 comentários em “Passeio de trem em Guararema, pertinho de São Paulo

  • Avatar
    16/07/2018 em 14:39
    Permalink

    Estive sábado dia 14/07 em Mogi, orquidario oriental e fomos ao parque Centenário, gostamos muito, seria mais interessante se houvesse ingressos com passeios inclusos, mas foi bom.

    Resposta
    • Douglas Sawaki
      17/07/2018 em 09:27
      Permalink

      Oi Eliana, que legal. É um passeio bem gostoso né. Tem uma empresa que oferece os passeios ainda dentro do trem, mas não tem relação nenhuma com a CPTM, então é pago a parte mesmo.
      Um abraço,

      Resposta

Deixe seu comentário