Amboseli National ParkLake Naivasha National ParkLake Nakuru National ParkNairobiQuêniaReserva Nacional Masai Mara

O que saber antes de viajar ao Quênia

Por que os Quenianos são imbatíveis nas maratonas? Essa é apenas uma das perguntas para a qual tentei buscar a resposta, durante minha viagem ao Quênia.

Brincadeira… Começo o primeiro post da série Quênia com informações pré-viagem, para responder as outras perguntas que surgem no planejamento de viagem ao destino.

Quais documentos é preciso para viajar ao Quênia? Como tirar o visto do Quênia? O que levar na bagagem? Como é o clima no país? Quais animais são possíveis ver nos safaris? Como são os hotéis e lodges? Como ir de um lugar ao outro? Todas essas (e outras) perguntas serão respondidas mais adiante 🙂

Uma resposta que você já encontra no blog é para a pergunta: onde é melhor ficar hospedado em Nairóbi? Nesse post dou dicas sobre os melhores bairros e dos melhores hotéis da capital do Quênia e falo um pouco dos principais pontos turísticos. Dá uma olhada, pois o seu roteiro certamente vai começar ou terminar em Nairóbi.

Para começar esse post, vale dizer que você também encontrará por aqui o nome do país escrito em inglês: Kenya.

E muitas das informações aqui se aplicam também a viagens para a Tanzânia, pois o país vizinho que recebe roteiros de viagens combinados e as características são muito semelhantes.

Documentos para o Quênia

Brasileiros necessitam de passaporte com pelos menos seis meses de validade na data de chegada e 3 páginas em branco para colar o visto e receber os carimbos.

Brasileiros precisam de visto para o Quênia. O processo de pedido é bem simples, todo on-line e fica pronto rapidinho. O custo atualmente é de USD 51,00 e nesse post eu explico todo o passo-a-passo para pedir o visto queniano.

o que saber antes de embarcar para o Quênia - kenya

A vacina de febre amarela é verificada no desembarque em Nairobi e também nos outros aeroportos e fronteiras terrestres (e muito provavelmente também nos aeroportos de conexão). Por isso não esqueça de levar o certificado internacional de febre amarela.

Bagagem

Recebi da empresa receptiva Pollman’s Tours and Safaris uma lista com recomendações do que levar ao Quênia, que vou linkar aqui depois, já com os comentários sobre ela, explicando o que (para mim) está correto ou é indispensável.

Mas já adianto que como os jipes de safari quase nunca tem o teto rígido, não é possível levar malas grandes de estrutura dura.

A recomendação é levar bolsas flexíveis e com no máximo 15 kg, mais uma mochila para as saídas diárias para os safaris. O mochilão agradece, já que faz um tempinho que ele está guardado, coitado…

Não é meu caso, mas se você tiver algum voo interno, aí sim o limite de bagagem de 15 kg é ainda mais controlado. Tome cuidado pois os aviões são pequenos e talvez te impeçam de embarcar. Ah, o pagamento de kilo extra é certeza.

A empresa que está me levando tem local para guardar a mala convencional em Nairobi e outras cidades, então eu até poderia embarcar no Brasil com uma mala grande e rígida, trocar para uma bolsa flexível e deixar a mala em Nairobi. Mas já vou de mochilão, acredito que a África combina mais com ele…

Saúde

O Quênia está em área de malária e as autoridades recomendam que os turistas tomem as pílulas anti-malária. Não tomar as pílulas não significa que você vai pegar malária.

Mas de qualquer forma, repelente é imprescindível. Fica a seu critério. Mas qualquer que seja a sua decisão, não esqueça de fazer seguro viagem.

Melhor época para fazer safari no Quênia

Em qualquer época do ano vê se muitos animais no país (todos os big five e muitas outras espécies), porém se a sua intenção é ver animais aos milhões, a melhor época é entre julho e setembro.

melhor época para viajar ao Quênia - kenya

A alta temporada é de dezembro a março e de agosto a outubro, quando os turistas do hemisfério norte estão de férias. Então já sabe, né, nesses períodos os lodges estarão cheios.

As principais reservas para fazer safari são Masai Mara Reserve, Amboseli National Park, Mount Kenya National Park, Tsavo National Park e Lake Nakuru National Park.

Clima no Quênia

Já tinha visto que o clima no Quênia pode surpreender os viajantes, pois alguns lugares estão em grande altitude e a imagem de África que temos na cabeça nem sempre é correta. Pode fazer (e faz) frio em alguns momentos do dia e em lugares, apesar de estar na linha do Equador.

A Cratera Ngorongoro, Nairobi e Arusha são alguns dos lugares que podem pegar o viajante desprevenido. Vale ouvir a sua mãe e levar um casaco…

O litoral do Quênia (e da Tanzania e das ilhas Zanzibar) é muito mais quente que o restante do país e pode chover em todos os meses do ano, sendo mais comum em abril, maio e novembro. Em abril e maio as chuvas são mais pesadas a noite e pode também chover durante o dia. Em novembro as chuvas são mais curtas.

Nas reservas o tempo é quente durante o dia, mas a noite cai bastante, então leve um pijama quentinho se a sua acomodação for barraca.

Moeda do Quênia

A moeda do Quênia é o Shilling (KES) e 1 USD vale mais ou menos 100 KES. É fácil trocar no aeroporto de Nairobi, na cidade de Nairobi e nos hotéis (alguns com taxa razoavelmente boa). Tão fácil que nem me pediram o passaporte na casa de cambio do aeroporto.

Para planejar a sua viagem ao Quênia: Hotéis | Aluguel de Carro | Seguro Viagem

Eletricidade

A voltagem no Quênia é 220/240 volts e o plug é o mesmo do Reino Unido, tipo G. Alguns lodges nas reservas naturais não tem energia 24 horas, pois são alimentados por geradores. Vale a pena tomar o cuidado de levar bateria extra para a câmera e celular.

Idioma

O idioma oficial do Quênia é o Suaíli, além dos dialetos tribais que variam de região para região. O país foi colônia britânica, então o inglês é muito difundido por lá. Pode ir tranquilo falando inglês. A operadora receptiva que me levou tem guia em espanhol, se você precisar 🙂

Pronto, com essas informações, acho que já dá para você começar a planejar a sua viagem para o Quênia. Fique por aqui, pois vamos dar mais dicas em breve.

Quer dicas para planejar a viagem ao Quênia? Veja aqui todos os nossos posts do destino.

Douglas Sawaki

Formado em Turismo e Hotelaria, com experiência em vendas e marketing na área do Turismo. Paulista que aprendeu a curtir São Paulo depois que deixou de ser um cara estressado. Meio sedentário, meio esportista, se é que você me entende.

10 comentários sobre “O que saber antes de viajar ao Quênia

  • Olá Douglas , tudo bem ?
    Obrigado pelas dicas , eu sou estudante de ed fisica e maratonista , estou pretendendo ir ao Quênia em 2019 para passar 01 mês de imersão com os atletas , suas dicas estão sendo valiosas!

    • Oi Henrique! Obrigado pelo comentário! Depois conta pra gente qual é o segredo dos maratonistas quenianos tá. Temos ainda outros posts para escrever, então nos acompanhe pois vamos dar mais dicas do Quênia.
      Um abraço!

  • entao chapa, como tiro o certificado de febre amarela se perdi a carteira de vacinação. e os postos não vacinam de novo se vc já vacinou qd criança

    • Mario, não sei não. Quando fizemos a nossa, não pediram a carteira de vacinação não.

  • É tranquilo pagar os passeios e aluguel de carro lá na moeda local ou só aceitam dolar ??

    • Oi Carolina. Aceitam moeda local, dolar e euros. Bem tranquilo. Acho que aceitam cartão de crédito também.

  • Boa noite! Qual valor do visto em reais?! Desde já agradeço. Abraços fraternos. Juliana

  • Quanto tempo demora pra ser liberado esse visto deles? Vocês foram por agência de viagem ou mochilao? Conhecem alguma para sugerir?

Fechado para comentários.