O que é um hostel boutique e hostel design?

Você gosta de se hospedar em um ambiente com estilo único, mas não abre mão de economizar e conhecer novas pessoas? Sim, então os hostel boutique e hostel design são para você! Você já ouviu falar deles?

O que é um hostel boutique ou design?

Assim como os hotéis boutique e os hotéis design deixaram de ser uma tendência e já se consolidaram, os hostels boutique e os hostels design estão seguindo o mesmo caminho. Deixarão de ser apenas uma aposta de empresários visionários para se estabelecer definitivamente no mercado.

Enquanto o conceito se espalha pelo mundo e recentemente começou a aparecer no Brasil. Pode-se dizer que na Europa o mercado já está consolidado.

Veja aqui
Opções de hotéis pelo mundo | Opções de Airbnb (ganhe crédito de R$100,00).

Isso está acontecendo porque cada vez mais os viajantes procuram meios de hospedagem que combinam os pontos positivos dos hotéis upscale e dos hostels.

Esse mercado busca a interação social, a economia e o ambiente informal dos hostels. Porém também quer viver a experiência de se hospedar em um lugar com estilo e design marcantes.

Já existem muitos hostels assim e o Hostel Bookers fez uma lista com os 50 albergues mais bonitos do mundo.

O que é um hostel boutique e hostel design
Hostel Design [crédito: Hostel Bookers]

Qual é a diferença entre um hostel ‘comum’ e um hostel boutique ou design?

Já lemos matérias dizendo que uma das diferenças é que os hostels boutique ou design passam frequentemente por limpeza.

Isso é claramente uma visão totalmente preconceituosa de quem não está habituado a se hospedar em hostels. Um hostel que se preze deve também ter padrão de limpeza e higiene elevados. Isso é básico.

Vimos também discussões dizendo que os hostels estão evoluindo e que ser boutique ou design é, naturalmente, o próximo passo.

Não concordamos. Não acreditamos que este seja ‘o próximo passo’. Os hostels podem melhorar continuamente e ainda assim não querer ‘passar’ à categoria boutique/design.

Veja aqui

Além disso, os empreendimentos em questão já estão ‘nascendo’ boutique/design desde a ideia inicial de seu plano de negócios.

Nos hostels tradicionais e nos boutique/design, os serviços são os mesmos e a qualidade também deve ser. Os hostels boutique/design podem ou não incluir na diária o café da manhã, a roupa de cama, a toalha. E assim como os hostels tradicionais, também dão atenção especial às áreas de convivência e às atividades para integração dos hóspedes.

Então, qual é a diferença? Os hostels tradicionais devem atender as necessidades básicas de uma hospedagem: um bom banho, uma boa cama, ambientes agradáveis para descanso e socialização.

Hostel Boutique [crédito: Hostel Bookers]

Já os hostels boutique/design, além de atender estas necessidades básicas, agregam a decoração mais elaborada e o estilo dos ambientes, que podem ser tematizados.

Hostel boutique

A palavra boutique vem do francês e significa ‘loja’. Porém o termo não é utilizado para todas as lojas, apenas para as que prezam pela qualidade (com preços elevados) ao invés da quantidade.

E essa ideia de exclusividade passou a ser aplicada à hotelaria, fazendo surgir os hotéis boutique na década de 1980.

Veja aqui
Comparação de locadoras para encontrar o melhor aluguel de carro para viajar por aí.

Os hotéis boutique são de pequeno porte e dão prioridade à atmosfera única, que vem da combinação da decoração, dos serviços personalizados, da atenção dos funcionários aos hóspedes fazendo-os sentir especiais.

É nessa linha conceitual que os hostels boutique se encaixam: características de hotel boutique combinadas à características de socialização e de economia dos hostels.

Hostel Design [crédito: Hostel Bookers]

Hostel design

Design é a união da estética dos objetos às suas funcionalidades, ou seja, a ambientação e o mobiliário são ao mesmo tempo bonitos e desenvolvidos para serem práticos, ergonômicos e para cumprirem os objetivos funcionais.

Nessa linha conceitual surgiram os hotéis design. A decoração e o mobiliário são modernos, contemporâneos e clean. Além disso, os hotéis-design não são necessariamente de pequeno porte (ao contrário dos hotéis boutique) e podem ter atendimento menos pessoal por terem mais hóspedes.

Baseado nas características dos hotéis design, surgiram os hostels design, com a proposta de um ambiente moderno e agradável, de padrão upscale, cumprindo também com as características sociais de um hostel.

Hostel, hostel boutique e hostel design

Em resumo, hostel é um meio de hospedagem econômico que atende as necessidades básicas do viajante e permite interação social.

Hostel-boutique é um hostel com ambientes mais elegantes com um toque de exclusividade.

E hostel-design é um hostel com ambientes mais modernos e contemporâneos.

Siga as dicas do Me Leva De Leve no Pinterest. É só clicar na imagem abaixo e seguir nossas dicas por lá também ?

Compartilhe
Douglas e Julia

Douglas e Julia

Bio de casal? Como assim? É que alguns textos foram escritos juntos, então aqui estamos nós. Julia é gaúcha que solta uns 'ô meu' e Douglas é paulista que manda uns 'bah tchê'. São formados em Turismo e Hotelaria com especialização em Marketing, amam viajar e criaram esse blog em 2005. Já viu, né, viagem é o assunto principal deles.

9 comentários em “O que é um hostel boutique e hostel design?

  • Avatar
    08/05/2013 em 07:41
    Permalink

    Não sabia que hostel podia ser tão bonito. Perfeito para mim porque minha esposa só quer ir em pousada de charme, que custa uma fortuna. Agora sempre vou procurar primeiro os hostels design e boutique!! Obrigado pela dica!!! Fred Led

    Resposta
    • Douglas e Júlia Sawaki
      08/05/2013 em 11:02
      Permalink

      Oi Fred!! Obrigado pelo comentário!! Eles são uma ótima opção mesmo. Juntam o charme com a economia. Só é uma pena que no Brasil ainda não são comuns… Abraço!

      Resposta
  • Avatar
    28/05/2013 em 08:55
    Permalink

    ótimo! hostels pé-de-chinelo deveriam ser fechados! ou melhor, o governo deveria financiar as melhorias!

    Resposta
  • Avatar
    24/09/2013 em 18:56
    Permalink

    Olá, muito interessante o assunto abordado. Parabéns Douglas e Júlia!! Estou realizando uma pesquisa acadêmica a respeito, gostaria de saber a fonte de tais informações. Abraços, Pâmela

    Resposta
    • Douglas e Júlia Sawaki
      25/09/2013 em 11:41
      Permalink

      Ola Pâmela! Obrigado pelo comentário! Na sua pesquisa acadêmica, pode citar a fonte como: Sawaki, Júlia Flores Huller e Sawaki, Douglas Eigi, com link para o blog ou para o post.

      Depois que estiver pronta, nos conte mais sobre a pesquisa.

      Abraços!
      Douglas e Júlia

      Resposta
  • Avatar
    21/02/2014 em 06:58
    Permalink

    Ola, estou iniciando estudos sobre hospedagem e desconhecia esta expressao hotel boutique, nas minhas viagens frequento apenas hoteis e pousadas. Parabens pelo blog. Gostei bastante.

    Resposta
    • Douglas e Júlia Sawaki
      21/02/2014 em 15:51
      Permalink

      Olá Sheila, obrigado!! Hotel Boutique é uma opção muito boa para quem gosta de tranquilidade num ambiente bem aconchegante.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *