Dia 29 – Dia de cerimônia religiosa em Bali
Hoje o dia foi de cerimônia religiosa em Bali e a experiência foi inesquecível.
Acordamos com o vendedor de Nasi oferecendo sua comida. Uns dias atrás falamos que era Nasi Goreng, mas não é, na verdade é Nasi Campur.
Compramos 2 de omelete e 1 de frango para comer no almoço.
O pessoal do Bali Dwipa
Filmamos os funcionários do hotel e pedimos para eles dizerem algo. Eles só falaram palavrão em português. Por que os brasileiros sempre ensinam palavrão para os estrangeiros??? Nenhum balinês quis ensinar palavrão para nós…
Filmamos o Gust fazendo as panquecas dos hóspedes. Ele fazia e comia, fazia e comia. Esse cara deve dar o maior prejuízo para o dono do hotel.
Depois o Gust veio limpar o quarto e enquanto ele limpava a gente ensinou ele a falar “cuecão de couro, mano” Mas não ensinamos o que significava hahaha
Ele falava e dava risada dele mesmo porque ele não conseguia falar direito. Ele falava Chicken de couro. hauhauuhauha Chicken de couro…
Comemos os Nasi Campur, fomos para a rua e andamos até nos afastarmos do centro turístico.
[su_note note_color=”#F8F8F8″] Veja aqui onde se hospedar em Bali ou reserve pelo Airbnb e ganhe crédito de R$100,00.[/su_note]
Cerimônia Religiosa em Bali
Na volta estava começando uma cerimônia religiosa e acompanhamos os hindus que foram caminhando pelas ruas até a praia. A cada esquina, o trânsito pára para eles passarem.
Depois de passar por várias ruas tocando os instrumentos e andando enfileirados, eles sentaram-se na areia e enquanto esperavam o sol se pôr continuavam a cerimônia.
Todos vestiam roupas tradicionais e algumas crianças estavam vestidas como dançarinas balinesas, com maquiagem típica e roupas bem coloridas.
Os músicos tocavam com maestria e os sons ecoavam na nossa mente. Um senhor mais idoso, provavelmente o chefe da comunidade, comandava a cerimônia e tocava um sino de vez em quando.
[su_note note_color=”#F8F8F8″] Compare aqui seguro viagem internacional com 5% de desconto. [/su_note]
Oferendas
Depois que o sol se põe eles jogam as oferendas no mar e a cerimônia acaba. O mais impressionante é que a maré estava alta e quando as oferendas foram jogadas, o mar recuou muito, como se um tsunami estivesse se formando, puxando a água para o oceano para depois voltar com mais força e volume. Deu até um frio na barriga.
Depois que todos jogaram as oferendas, a maré voltou ao normal.
Viagem responsável
Tinha um monte de gente sem noção, que para tirar uma boa foto ou filmar, atrapalhava a cerimônia andando no meio dos religiosos. Ou então entrava na frente das pessoas que queriam ver, filmar e fotografar.
Um gordinho parece que fazia questão de entrar sempre na nossa frente. ÔÔÔ gente sem noção…
Então fica a dica, cerimônia religiosa não é feita para entreter turistas, por isso, comportem-se. Pratiquem o turismo responsável.
Para planejar a sua viagem em Bali, leia os outros posts da Indonésia aqui e para saber onde ficar, veja as opções de hospedagem. Os passeios e as atividades imperdíveis na ilha e os transfers você encontra aqui.
Pois é assim mesmo, os brasileiros só ensinam palavrões pros estrangeiros.
E sobre os ¨filhos de vidraceiros¨ eu achava que era só no Brasil, mas tem
em todo canto do mundo.. rs.
>E vcs sabem que cerimônia foi essa?
>abrç e boa viagem!
em todo lugar existe pessoas com falta de bom senso…
isso deve ser normal na humanidade.. rsrsrssr
>abraçossssssss>muita saudades….