Você já pensou em assistir o desfile de 7 de setembro em Brasília? Por que deveria?

Porque no dia 7 de setembro de 1822 (calma, calma, não desista de ler, é só uma parágrafo de História, logo acaba…) às margens do riacho Ipiranga em São Paulo, Dom Pedro proclamou o “Grito do Ipiranga: Independência ou Morte”, e o Brasil conquistou sua emancipação política, deixando de ser colônia de Portugal.

A partir desta data, todos os anos, todas as cidades brasileiras realizam seu desfile em homenagem a esta conquista. E o desfile de Brasília é o maior e o mais importante do país.

Veja aqui onde ficar em Brasília ou reserve pelo Airbnb e ganhe crédito de R$100,00.
Como é o desfile de 7 de setembro em Brasilia

Desfile de 7 de setembro em Brasília

Em 2010, coincidentemente nesta data, estávamos em Brasília, onde o desfile acontece todos os anos na Esplanada dos Ministérios.

Então nos programamos para assistir o desfile que havíamos assistido até o momento nas ruas de nossas cidades ou pela televisão.

Planejando assistir o desfile de 7 de setembro

Na programação do evento, constava que o início do desfile estava programado para às 9 horas. Conversando com alguns brasilienses, concluímos que ideal seria chegar entre as 7 e 8 horas para pegar um bom lugar nas arquibancadas.

As arquibancadas, cobertas, foram montadas nos dois lados da Via N 1 Leste, a via que vai no sentido Congresso Nacional-Eixão.

Como assistir o desfile de 7 de setembro em Brasilia

O Exército desfilou com os tanques de guerra

Programamo-nos para chegar às 7 horas, compramos um lanche e bebidas para tomar o café da manhã lá mesmo e para beliscar durante o desfile.

Compare aqui as locadoras para encontrar o melhor aluguel de carro para viajar por aí.

Eram esperados cerca de 30 mil pessoas. Imagina tentar sair de uma arquibancada lotada para tentar comprar alguma coisa durante o desfile. Conseguir voltar para o mesmo lugar seria impossível.

Onde assistir o desfile de 7 de setembro

De verde-e-amarelo na arquibancada

Separamos uma roupa leve, bonés e protetor solar, pois o calor era intenso. As camisetas, a propósito, eram verde-e-amarelas.

Chegamos às 7h30 e ainda conseguimos um bom lugar na arquibancada coberta, mas logo ficou lotado.

Os que chegaram após as 8 horas já não conseguiram lugar e foram se acomodando próximo as árvores, nas poucas sombras disponíveis.

Quanto custa assistir o desfile de 7 de setembro em Brasilia

Desfile de 7 de setembro em Brasília

O desfile de 7 de setembro

Um pouco antes do início do desfile, distribuíram a programação impressa e bandeirinhas do Brasil.

As pessoas desesperadamente começaram a gritar, “aqui, aqui, me dá uma também” como se fossem ficar sem, e começou um tumulto na arquibancada. Alguns desceram toda a arquibancada empurrando quem estava na frente.

No primeiro momento ficamos irritados com a situação e depois envergonhados por ainda termos este tipo de comportamento no Brasil.

De que adianta a independência se ainda somos prisioneiros da falta de educação?

Acabamos respondendo a um senhor que queria que nos levantássemos para ele passar e pegar a bandeirinha:

– Todos nós estamos aguardando. Se o senhor não se importar, assim que a moça se aproximar eu pego uma para o senhor e sua família.

Ele ficou envergonhado, sentou-se e perguntou se eu pegaria mesmo, respondi que sim e ele agradeceu.

Enfim, o desfile começou quase no horário programado e terminou pouco depois das 12 horas.

O desfile foi belíssimo!

Como chegar no desfile de 7 de setembro em Brasilia

Mais um show da aeronáutica

Cadê o presidente?

Questões políticas à parte (não é a intenção do post), o presidente não passou nas arquibancadas onde estávamos. Ele foi direto para o camarote onde ficou durante todo o desfile e ao final saiu em um carro fechado.

Em 2010 o tema da Semana da Pátria foi “Cultura Popular como ferramenta para a promoção da Paz”. E cada estado brasileiro desfilou apresentando sua cultura.

Desfilaram também a Marinha, o Exército e a Força Aérea, com acrobacias aéreas sincronizadas e esquadrilha da fumaça. A apresentação foi muito, muito bonita.

Vale a pena assistir o desfile de 7 de setembro em Brasilia

Ao final esperamos alguns minutinhos para que a multidão se dispersasse, evitando aquele caloroso empurra-empurra.

Apesar de alguns contratempos, recomendamos que ao menos uma vez na vida você vá a Brasília assistir ao desfile e aproveite para conhecer os atrativos da cidade.

Você já assistiu ao desfile em Brasília? Tem alguma outra dica? Quais foram suas impressões? Compartilhe.

_____

Para esclarecer se ainda é gratuita a arquibancada, já que no site oficial não há nenhuma menção a isso, entramos em contato com assessoria de imprensa do evento e fomos informados que

o Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro é um evento feito para a população, aonde procuramos resgatar nas pessoas o sentimento de patriotismo e civismo. Dessa forma, são oferecidos 20 mil lugares nas arquibancadas, com cobertura, apoio de água e banheiros químicos, que são inteiramente abertos e gratuitos. O que é necessário apenas, é chegar com uma certa antecedência de horário. O início do desfile é as 9 horas e muitas famílias deslocam-se para a Esplanada muito cedo e tomam os lugares nas arquibancadas a partir das 7 horas.

Para planejar o seu roteiro em Brasilia, veja aqui as opções de onde se hospedar.

Posts relacionados

Douglas e Julia

Bio de casal? Como assim? É que alguns textos foram escritos juntos, então aqui estamos nós. Julia é gaúcha que solta uns 'ô meu' e Douglas é paulista que manda uns 'bah tchê'. São formados em Turismo e Hotelaria com especialização em Marketing, amam viajar e criaram esse blog em 2005. Já viu, né, viagem é o assunto principal deles.

8 comentários em “Desfile de 7 de setembro em Brasília

Deixe seu comentário