Para ir de Quebec a Toronto nós optamos pelo trem, pois nem sempre temos a oportunidade de ter esse tipo de experiência, menos ainda no Brasil.

Vimos o horário de saída e chegada, e levaria o dia todo para fazer esse trajeto, por isso optamos pela classe executiva, para viajar com mais conforto.

Então, confira como foi nossa experiência de como é ir de Quebec para Toronto de trem na classe executiva (de Montreal para Quebec fomos de classe econômica, confira aqui o artigo).

Mas antes, se inspire com nosso vídeo de Quebec e aproveita para seguir o canal 🙂

Estação de trem de Quebec

Para pegar o trem para Toronto fomos até a estação de Gare du Palais, que fica em Old Quebec. Esta estação é a principal porta de entrada da cidade, pois recebe além dos trens, os ônibus que chegam de diversas cidades.

A estação é muito bonita, foi construída há 100 anos em 1916 e tem a aparência de um castelo.

Como ir de Quebec para Toronto de trem

Se olhando por fora já ficamos encantados, quando entramos ficamos ainda mais boquiabertos. A sensação era de estar em um filme do Harry Potter.

Por dentro da estação de trem de Quebec City

Logo na entrada nos deparamos com um saguão grande com pé direito bem alto. Realmente a estação é uma atração a parte.

Nas laterais estão alguns restaurantes, lanchonetes, lojinhas e até consultório odontológico, não nos pergunte o motivo rsrs.

Seguimos as placas que indicavam para as plataformas dos trens, até chegar em uma salinha, onde haviam dois guichês da Via Rail, umas cadeiras de espera e balanças para pesar as malas.

Sala VIP da estação de trem de Quebec City

Como a passagem era de classe executiva, nos dirigimos ao lounge vip, uma das vantagens de viajar nessa classe. Na sala tinha poltronas confortáveis, TV e bebidas como cortesia (chá, café, refrigerante, suco e água). Um ambiente bem agradável.

Escolha e reserve sua hospedagem em Quebec: Hotel ou Airbnb | Compare preços e planos e contrate o seu seguro de viagem para o Canadá.

Sala VIP da estação de trem de Quebec City

Esperamos um pouquinho e embarcamos para Toronto no horário que estava previsto.

Quebec para Toronto de trem

A viagem de Quebec para Toronto de trem durou 10h30, tem outra opção de 8h30 com tempo de conexão um pouco menor, mas não tinha mais disponibilidade. Essa parada é em Montreal, pois não tem trem direto para Toronto.

Então fica uma dica, se você fizer esse mesmo trecho, você pode comprar as passagens na classe econômica no trecho Quebec para Montreal que é mais curto e classe executiva no trecho de Montreal para Toronto.

Vagão da classe executiva

No vagão da classe executiva as poltronas são mais espaçosas, têm mesa entre as poltronas, tomadas individuais e reclinação maior do que as poltronas da classe econômica.

Trem de Quebec para Toronto na classe executiva

O ar condicionado estava funcionando em uma temperatura bem agradável. As janelas são amplas, os bins são fechados para bagagem de mão, e as malas maiores vão em uma área na frente ou atrás do vagão.

O atendimento nem precisa falar muito, estamos falando do Canadá, o país considerado mais educado do mundo. A comissária foi a mesma nos dois trechos da viagem, super simpática.

Veja aqui as diversas opções de tours em Quebec e região. Veja aqui quanto custa alugar carro em Quebec.

Apesar de ser uma viagem longa, acabamos nos distraindo com a paisagem por diversas vezes. Vimos um lindo pôr do sol tomando um vinho canadense a bordo do trem. Parecia até cena de filme, “me belisca que tô sonhando” falei para o Douglas. A cada dia comprovávamos que o país é realmente encantador.

Paisagem da janela do trem de Quebec para Toronto

Ah! E tem wifi gratuito a bordo, até fizemos alguns stories no instagram @MeLevaDeLeve. E a noite como não dava mais para ver a paisagem, aproveitamos para assistir seriado. Volta logo The 100 😛

O balanço do trem, o apito a cada encruzilhada e o barulho das rodas do trem no trilho são o charme da viagem.

Refeições

Ah, sim. Na classe executiva estão inclusas as refeições, os lanchinhos e as bebidas. No primeiro trecho, de Quebec para Montreal, nós almoçamos e a comida estava muito boa.

refeição da classe executiva do trem de quebec para toronto

No segundo trecho, de Montreal para Toronto, nos foi servido o jantar, que também estava bem preparado e muito gostoso, assim como toda comida canadense que provamos. Falando nisso, você já leu sobre os sabores locais do Canadá? Confere aqui.

refeição da classe executiva do trem de montreal para toronto

Além das refeições tinham uns petisquinhos e docinhos, assim como as bebidas, era só pedir para a comissária. É um serviço de muita qualidade e nos sentimos muito bem atendidos.

Leia também: Onde ficar em Quebec, Onde comer em Quebec, Como ir de trem de Montreal a Quebec.

Conexão em Montreal

Como não existe a opção de Quebec para Toronto direto, obrigatoriamente precisamos fazer uma conexão em Montreal. Como estávamos viajando em classe executiva, pudemos aproveitar o conforto da sala VIP lá também.

Sala Vip da estação de trem de Montreal

Aqui a sala tem poltronas, ar-condicionado, TVs, jornais, revistas, computadores, frutas, bebidas (sucos, água, chá, café e refrigerante), banheiros e uma atendente que nos avisa quando devemos seguir para a plataforma de embarque. Tudo com o ‘padrão Canadá’ de atendimento 🙂

Estação de trem de Toronto

Chegamos na estação central de Toronto às 23h30. Nos despedimos da nossa comissária, que nos acompanhou o dia todo nos 2 trechos. Ela até brincou se nos veríamos no dia seguinte.

Para sair da plataforma tivemos que pegar um elevador, por causa das malas. Eu apertei o botão uma vez e nada de acender a luz. Apertei de novo e nada. O dedo nervoso começou a apertar umas várias vezes seguidas, até que uma funcionária da estação, pacientemente, disse que era assim mesmo e que o elevador já estava vindo. Quase morri de vergonha. Os canadenses são tão educados que nem devem apertar o botão mais de uma vez hahaha.

Descemos e seguimos as placas para sair, mas a estação estava em reforma, então estava com tapumes para todo lado. Assim mesmo  nos pareceu ser uma estação muito bonita, quando ficar pronta a reforma então, vai ficar linda.

Saímos para a Front Street, onde nosso anfitrião do Airbnb nos esperava. Nessa rua também tinham vários taxistas a espera de passageiros, então é bem tranquilo ir da estação até a sua hospedagem.

desembarque na estação de trem de Toronto

E essa foi a nossa viagem de Quebec para Toronto de trem.

No Brasil a empresa oficial da Via Rail é a Personal Brasil e você pode comprar as passagens direto no site deles canadadetrem.com.br.

Eles também fazem atendimento em português aqui no Brasil pelos telefones (41) 3018-5580 (Curitiba e região) 0800 600 5580 (demais localidades). O pessoal é super atencioso!!

Confira aqui todos os artigos sobre o Canadá.

Posts relacionados

Douglas e Julia

Bio de casal? Como assim? É que alguns textos foram escritos juntos, então aqui estamos nós. Julia é gaúcha que solta uns 'ô meu' e Douglas é paulista que manda uns 'bah tchê'. São formados em Turismo e Hotelaria com especialização em Marketing, amam viajar e criaram esse blog em 2005. Já viu, né, viagem é o assunto principal deles.

2 comentários em “Como ir de Quebec para Toronto de trem (passando por Montreal)

Deixe seu comentário