Beco do Batman: o melhor lugar para ver grafite em São Paulo
Depois de visitarmos o Parque do Ibirapuera, o Eataly e o Templo Zu Lai, nosso dia continuou no famoso Beco do Batman, o melhor lugar para ver grafite em São Paulo.
O Beco do Batman é uma viela do bairro Vila Madalena, que ganhou fama internacional com as artes impressionantes de seus muros.
É um grafite mais lindo do que o outro e mesmo se você é indiferente a essa arte, você vai adorar a atmosfera desse lugar.
Veja aqui onde se hospedar em São Paulo. Aqui você pode comparar as locadoras para alugar de carro em 10x.
Grafite é arte, pichação não
Mas por favor, não confunda pichação com grafite. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.
Pichação são aquelas escritas, muitas vezes indecifráveis, em muros, edifícios, asfalto, etc que não foram autorizadas. É considerado vandalismo e é crime com pena de três meses a um ano.
Já o grafite é uma arte urbana com autorização previa do proprietário do imóvel. São aqueles desenhos geralmente muito coloridos em espaços públicos, que quando você passa da vontade de parar e ficar olhando e fotografar.
[ppromo_passagens origin=”RG_BRASIL” destination=”SAO” limit=”1″ tags=”becobatman” /]
Influência do Grafite
Essa manifestação artística que tem como influência o Hip Hop, teve inicio na década de 70 em Nova York e no mesmo período veio para São Paulo.
Hoje os grafites brasileiros são considerados os melhores do mundo e os artistas são convidados a estamparem suas artes em várias ruas de outros países como Japão, Estados Unidos, França, Russia, Itália e outros tantos.
O Beco do Batman
Enfim, chegamos na Vila Madalena bem no final da tarde, já estava anoitecendo. Estacionamos o carro em uma rua próxima e fomos andando pela rua Harmonia. Fazia um frio danado, dá pra perceber pelas fotos que estamos todos encasacados.
Fomos procurando pela entrada do Beco do Batman, logo ouvimos música e vimos uma fogueira. Só poderia ser ali, pensei.
Então nos aproximamos e vimos aqueles coloridos pelas paredes da viela, com várias pessoas andando por ela, fotografando, filmando e interagindo com os grafites expostos como em uma galeria de arte.
Leia também: O que fazer no bairro da Liberdade | Mendigo gringo em São Paulo é golpe? | Roteiro de viagem em São Paulo | Museu da Língua Portuguesa | Bike tour gratuito em São Paulo
Entramos pela viela e fomos andando de uma ponta até a outra, olhando e admirando.
Foi quando nos demos conta de que não tínhamos fotografado nada. Paramos, pegamos as câmeras, regulamos os mil botõezinhos que existem nela e voltamos fotografando. Não resistimos de fazer selfies e de interagir com os grafites também.
O lugar me pareceu super tranquilo em relação a segurança. Claro que antes de sair do Beco do Batman, já tínhamos guardado as câmeras na mochila. Também não dá pra ficar dando bobeira.
Hoje o Beco do Batman é bem democrático. Tinha grupo de adolescentes, idosos, família com crianças pequenas, grupo de amigos estrangeiros, enfim, tem de tudo um pouco.
A origem do melhor lugar para ver grafite em São Paulo
Ah, sabe a origem do Beco do Batman? Lá pelos anos 80, encontraram o desenho do Batman em uma das paredes dessa viela. Os estudantes de artes plásticas foram lá conferir e começaram a desenhar pelos muros próximos, transformando o local em uma galeria a céu aberto.
Hoje quem cuida do lugar é a comunidade que mora no entorno. Os grafiteiros fazem novas artes nas paredes do beco, sempre renovando as telas.
Ficamos por ali aproximadamente 1 hora, quando a fome começou a bater. Então resolvemos mostrar outra parte da cidade para meus primos, a região da rua Oscar Freire.
Beco do Batman
Onde: Rua Gonçalo Afonso e Rua Medeiros de Albuquerque, Vila Madalena, São Paulo, Brasil.
Quando: Todos os dias.
Horário: 24 horas.
Como chegar:
De metrô: Estação de metrô Sumaré (linhas verde) ou Fradique Coutinho (linha amarela), confira seu roteiro no site do metro.
De ônibus: Confira o site da SPtrans.
De carro: Coloque no seu GPS um dos seguintes endereços: Rua Harmonia, 64; Rua Gonçalo Afonso, 97 ou Rua Medeiros de Albuquerque, 105. E você chegará a entrada do Beco do Batman. Estacione na rua ou em um dos poucos estacionamentos próximos.
Ingressos: Grátis.
Mais informações: www.cidadedesaopaulo.com
Para planejar o seu roteiro em São Paulo, leia os outros posts aqui. E para saber onde ficar, veja as opções de onde se hospedar em São Paulo. Os passeios, as atividades imperdíveis e os transfers você encontra aqui.
Adorei saber sobre a origem do nome! Ótimo post, galera!
Oi, Deisy! ????
Muito legal, né!
Obrigada pelo comentário.
Bjs, Julia
Muito mesmo! Beijoo!!