Ver, sentir, provar, viver. Palavras de abertura do cardápio do restaurante Casa de Tereza.

Essas 4 palavras não sintetizam apenas a experiência dessa cozinha regional baiana. Elas são na verdade a síntese do que é chegar na Bahia com a mente pronta para experimentar os fortes traços culturais, que estão na música, na gastronomia e no estilo de vida dessa terra.

Na Casa de Tereza estão as artes representativas da cultura de Salvador. Lá sente-se o clima e a atmosfera de acolhimento desse povo.

Veja aqui onde ficar hospedado em Salvador. Aqui você pode comparar as locadoras para alugar de carro em 10x.

O ambiente do Restaurante Casa de Tereza

O ambiente da Casa de Tereza é super charmoso, de casa simples de interior, com seus tijolos aparentes e janelas de madeira.

O casarão onde o restaurante está instalado é de 1836, o que dá ainda mais um ar de acolhimento. Sabe aquela sensação de matar a saudade do que nunca tinha visto antes?

Mobília reutilizada e mesas pintadas por 11 artistas baianos decoram o salão principal. No andar de cima, a religiosidade se destaca, resgatando o ambiente de igrejas coloniais. O candomblé ambienta o terceiro salão.

Passagens aéreas saindo de

 

No subsolo está a vendinha de Samuel e Totó, batizado em homenagem ao pai e ao avô da chef, que vende souvenirs, artesanatos, temperos, comidinhas, entre outras coisas.

A cozinha da chef Tereza Paim

A influência da chef Tereza é a comida do sertão, seu berço, com os frutos do mar do recôncavo. Ela nos faz provar as nuances da gastronomia baiana mesclando a tradição e a inovação.

O cardápio não colabora muito com os indecisos, pois são muitas as interessantes opções de comida típica em releituras ‘da chef’.

Slow food. Está em letras maiúsculas no menu. Se o baiano já tem a fama de não ter pressa, Tereza enfatiza isso, me fazendo ficar curioso pelo resultado a cada minuto que passa.

Leia também: 5 restaurantes em Gramado | 4 restaurantes em Porto Alegre | Sabores Locais

Um pena que os atendentes (apesar de simpaticíssimos) seguem a filosofia slow…

Pra amenizar a espera, a decoração distrai a atenção e traz as cores típicas das fitinhas do senhor do Bonfim. A MPB no volume baixo completa perfeitamente a ambientação.

Sustentabilidade

Tereza tem preocupação com os detalhes de sustentabilidade. Segundo ela mesmo diz:

O lixo orgânico é triturado e descartado na rede de esgoto, reduzindo a emissão de carbono. Todos os equipamentos de refrigeração utilizam gás verde. Os peixes usados são os pescados da praia do Rio Vermelho, reduzindo o deslocamento. Os legumes são preferencialmente orgânicos e os ovos, de quintal. O dendê utilizado é extraído artesanalmente. Água é servida na jarra para reduzir descarte de plástico

Anduzada

Pedi a Anduzada, um dos carros-chefe da Casa de Tereza, um prato de feijão do recôncavo com carne defumada e linguiça. Acompanha um arroz bem soltinho.

Restaurante Casa de Tereza

Tem um tempero que mostra a força do sertanejo, com pitadas de suavidade para agradar o forasteiro.

A pimenta está lá, mas não grita por atenção. Ela se deita suave no caldo de espessura ideal.

Restaurante Casa de Tereza

A apresentação do prato é digna de usar a hashtag #foodporn, me deixou com água na boca, e o sabor certamente acompanha o visual.

Eu gostei muito e recomendo. Com certeza voltarei aqui quando puder.

Restaurante Casa de Tereza
Onde: Rua Dr. Odilon Santos, 45, Rio Vermelho, Salvador, Bahia.
Quando: De domingo à domingo.
Horário: Das 12h às 24h.
Quanto: Preço médio, R$ 91,00 o prato que serve 2 pessoas.
Telefone: (71) 3329-3016
Site: www.casadetereza.com.br

Para planejar o seu roteiro em Salvador, leia os outros posts aqui. E para saber onde ficar, veja as opções de onde se hospedar em Salvador. Os passeios, as atividades imperdíveis e os transfers você encontra aqui. Se preferir alugar carro para conhecer Salvador, compare preços aqui.

Douglas Sawaki

Formado em Turismo e Hotelaria, com experiência em vendas e marketing na área do Turismo. Paulista que aprendeu a curtir São Paulo depois que deixou de ser um cara estressado. Meio sedentário, meio esportista, se é que você me entende.

PROGRAME A SUA VIAGEM AQUI

Escolha e reserve: Hotel | Airbnb

  Compare preços e planos e contrate o seu seguro de viagem com 5% de desconto

Compre antecipado e online entradas de atrativos e passeios: No Brasil | No exterior

Compare as empresas de aluguel de carros e viaje no seu tempo. Pagamento parcelado.

Os links acima são de nossos parceiros e nós recebemos uma pequena comissão por cada venda, o que nos ajuda a manter o blog. É como se você estivesse nos 'pagando um café' pelas dicas que damos.

Deixe seu comentário