Viagem Responsável – Passaporte Verde
O tema ‘turismo sustentável’ faz parte do nosso cotidiano profissional desde 2001.
E como viajantes a prática já nos acompanha há mais tempo. Porém, aqui no blog começamos a abordar o assunto de forma organizada e informativa a menos tempo. Mas já temos alguns posts, que você pode acompanhar aqui.
Falando do mercado de turismo, os (bons) profissionais e os (bons) planejadores da atividade têm conhecimento da importância do turismo sustentável há décadas. Porém faltava conscientizar a parcela que realmente faz a diferença na sustentabilidade, os turistas.
[su_note note_color=”#F8F8F8″] Compare aqui seguro viagem internacional com 5% de desconto. [/su_note]
Como já dissemos no primeiro post desse assunto, de nada adianta o planejamento dos destinos turísticos se os visitantes não contribuírem para a sustentabilidade.
Passaporte Verde
Muitas organizações e entidades já trabalhavam há anos para a conscientização dos turistas.
E felizmente o assunto agora ganha mais força e espaço com a criação do “Passaporte Verde”.
Essa iniciativa é liderada pelo governo da França, e é voltada para estimular o desenvolvimento sustentável do turismo em todo o planeta.
O anúncio oficial foi feito no dia 02 de junho de 2012 pelo Ministro do Turismo, Gastão Vieira.
Participaram do ato a Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o Diretor-executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), Achim Steiner.
[su_note note_color=”#F8F8F8″] Veja aqui onde ficar em todo o mundo ou reserve pelo Airbnb e ganhe crédito de R$100,00.[/su_note]
Segundo o portal do Passaporte Verde:
[su_quote]a campanha visa estimular o turista a adotar uma atitude de consumo responsável, mostrando de que forma suas escolhas podem contribuir para a conservação do meio ambiente e para melhoria da qualidade de vida das pessoas nos destinos que visita[/su_quote]
O portal disponibiliza
[su_quote]dicas que vão ajudá-lo a viajar como um turista consciente, incluindo a escolha do destino, o que levar e o que não levar na bagagem, como se locomover, onde se hospedar, onde comer, como se divertir, o que trazer e o que não trazer, além de recomendações sobre como se comportar durante o convívio com diferentes populações e ecossistemas[/su_quote]
O Passaporte Verde tem tudo a ver com nossa seção “Viagem Responsável”. E vamos agora trocar figurinhas com esse projeto em nossos posts.
Para saber mais: Página oficial
Para se conectar: Fanpage no Facebook
Se você quiser saber mais sobre Viagem Responsável, leia os outros artigos aqui.