A Piazza Navona é uma das praças mais conhecidas de Roma e está entre os principais pontos turísticos da cidade.

Origem da Piazza Navona

Foi construída no local onde se encontrava o Estádio de Domiciano, uma arena de entretenimento onde ocorriam as lutas romanas entre gladiadores no Século I.

Hoje a praça está no ponto exato do centro da arena e as casas ao redor foram construídas sobre as arquibancadas, mantendo a delimitação original da área do Estádio de Domiciano, que tinha capacidade para 20 mil pessoas.

Opções de hotéis em Roma | Opções de Airbnb (ganhe crédito de R$100,00).

Roteiro em Roma

Ao contrário do que acontece quando se visita o Coliseu, mesmo sabendo da história, é difícil imaginar lá gladiadores lutando contra leões ou entre si com espadas, escudos, lanças, montados em cavalos ou usando bigas.

Hoje o clima é de extrema paz. O que se encontra lá, além das belíssimas construções e esculturas, são artistas de rua, cafeterias charmosas e sorveterias de dar água na boca.

O que ver e fazer em Roma

O local tornou-se de fato uma praça mais tarde, no Século XV, quando o mercado de Roma foi transferido do Capitólio para lá.

Séculos depois foi remodelado e recebeu intervenções no estilo Barroco, tornando-se assim até hoje um dos mais belos locais de Roma nesse estilo.

Lá estão as belíssimas Fontana dei Quattro Fiumi e a Igreja de Sant’Agnese in Agone.

Fontana dei Quattro Fiumi

A Fontana dei Quattro Fiumi (Fonte dos Quatro Rios) é a representação esculpida dos 4 mais importantes rios de cada continente conhecidos naquela época. São eles: o Rio Ganges (Ásia), o Rio Danúbio (Europa), o Rio da Prata (Américas) e Rio Nilo (África).

Principais passeios em Roma

Cada escultura possui algumas características de cada um dos rios, por isso dá para brincar de adivinhação. Mas não se preocupe, não vamos dar dicas aqui para não estragar a sua brincadeira…

Principais atrativos de Roma

Igreja de Sant’Agnese in Agone

Igreja de Sant’Agnese in Agone foi construída no século XVII e é dedicada à Santa Inês, que foi martirizada no Estádio de Domiciano.

Apesar da dedicatória, o ‘in Agone’ do nome não tem relação com a ‘agonia’ da mártir.

A palavra tem origem na arena romana e no antigo nome da praça, Piazza in Agone, que significa ‘local de competição’.

Comparação de locadoras para encontrar o melhor aluguel de carro para viajar por aí.

Lugares imperdíveis em Roma Italia

A Piazza Navona é um lugar perfeito para sentar, descansar e observar o ir e vir de italianos e turistas.

Lá constatamos que é verdade que os italianos falam com as mãos. Ficamos observando cada gesto, principalmente dos senhores e senhoras de mais idade, e tentamos relacionar com as palavras ditas.

Depois de aprender um pouco do nível básico de italiano (mexer as mãos enquanto se fala), andamos para assistir os artistas de rua.

 

Artistas de rua da Praça Navona

Nós assistimos a um grupo de músicos tocando músicas clássicas e também músicas populares italianas, como a tarantella. Os simpáticos senhores utilizavam como instrumentos um violão, um violoncelo, um saxofone e um acordeão.

Melhores atrativos de Roma

Passeios gratuitos em Roma

Assistimos também a um fantoche de luvas, os movimentos eram muito reais, seguindo o ritmo da música e a performance muito engraçada.

Atrativos gratuitos em Roma Italia

A Piazza Navona merece uma visita não só pela beleza arquitetônica, mas também pela importância histórica.

Uma parte do Brasil está na praça, no Palácio Pamphilj. É lá que funciona a Embaixada Brasileira na Itália.

Piazza Navona

Onde: paralela à avenida Corso del Rinascimento, entre o Coliseu (2,4km de distância) e o Vaticano (2km de distância)
Como chegar: não há estação de metrô próximo à praça, as opções são de táxi, ônibus ou a pé
Quanto: gratuito
Quando: todos os dias, mais movimentado nos finais de semana

Para planejar o seu roteiro em Roma, leia os outros posts aqui. E para saber onde ficar, veja as opções de onde ficar em Roma. Os passeios, as atividades imperdíveis e os transfers você encontra aqui.

Posts relacionados

Douglas e Julia

Bio de casal? Como assim? É que alguns textos foram escritos juntos, então aqui estamos nós. Julia é gaúcha que solta uns 'ô meu' e Douglas é paulista que manda uns 'bah tchê'. São formados em Turismo e Hotelaria com especialização em Marketing, amam viajar e criaram esse blog em 2005. Já viu, né, viagem é o assunto principal deles.

2 comentários em “Piazza Navona – Roma, dos gladiadores aos artistas de rua

Deixe seu comentário