O que ver e fazer em Blumenau
A Oktoberfest está chegando!!
A festa alemã mais famosa do Brasil nasceu em 1984, está na 29ª edição e hoje é a 2ª maior festa alemã do mundo, atrás apenas da festa original de Munique na Alemanha.
Você que é fritz, já escolheu o seu chapéu de alemão, sua bermuda com suspensório e a meia comprida até o joelho?
Você que é frida, já tem um vestido com detalhes em renda e tiara para enfeitar o cabelo?
Ainda não?! Saibam que quem usa a roupa típica alemã entra de graça na festa! Gostou da ideia, né? Então veja aqui como é a roupa alemã e aqui você encontra o nosso post sobre a Oktoberfest.
[su_note note_color=”#F8F8F8″] Veja aqui onde se hospedar em Blumenau ou reserve pelo Airbnb e ganhe crédito de R$100,00.[/su_note]
O que ver e fazer em Blumenau além da Oktoberfest?
Já que você vai estar em Blumenau nesses dias, não deixe de conhecer a cidade, que é cheia de atrativos.
Abaixo listamos alguns dos lugares que mais gostamos na cidade.
Prefeitura Municipal
Com sua arquitetura estilo enxaimel, é o cartão postal da cidade. O prédio fica na Praça Victor Konder no centro da cidade, bem ao lado do Rio Itajaí-Açú.
Na frente há um relógio de flores e a locomotiva Macuca, que foi a primeira locomotiva da cidade.
[Atualização em Outubro de 2017: Tem também um letreiro para tirar fotos escrito em alemão Eu Amo Blumenau]
[su_note note_color=”#F8F8F8″] Compare aqui as locadoras para encontrar o melhor aluguel de carro para viajar por aí.[/su_note]
Rua XV de Novembro
É nesta rua que acontecem os desfiles da Oktoberfest. E é nela que está a maioria do comércio (lojas, farmácias, lanchonetes, cafés, etc) e os 35 prédios considerados patrimônio histórico da cidade.
O horário de funcionamento do comércio é de segunda a sexta das 8h às 18h, e aos sábados das 8h às 12h.
Castelinho da Moellmann (da Havan)
Este prédio fica na Rua XV de Novembro e é uma réplica da prefeitura de Michelstadt na Alemanha.
Aqui você irá apreciar a sua arquitetura e quem estiver com tempinho pode ainda fazer umas comprinhas na loja da Havan que fica neste prédio.
Teatro Carlos Gomes
Para quem gosta de assistir um espetáculo ou até mesmo só para conhecer a estrutura, vale a pena uma visita.
Neste teatro você encontrará escola de música, escola de ballet, escola de teatro, orquestra da Câmara, e outros eventos e festivais.
Sua arquitetura é encantadora, no exterior há uma área com espaço para sentar e apreciar a arte.
Para conhecer o interior a entrada é gratuita, porém os espetáculos são cobrados. Aberto de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 14h às 18h. Fica na Rua XV de Novembro.
Catedral São Paulo Apóstolo
Como toda cidade tem sua Igreja Matriz, esta é a de Blumenau.
Muito fácil de achar, pois também fica na Rua XV de Novembro, e tem uma torre de 45 metros de altura e com três sinos, que de longe já dá para ver.
Dentro da Igreja a luminosidade causa um efeito muito bonito nos vitrais, devido sua coloração.
Para chegar é preciso subir vários degraus, mas também é possível chegar de carro, caso você tenha ou esteja acompanhado de pessoas com necessidades especiais.
Está aberta a visitação todos os dias das 7h as 20h.
Praça Hercílio Luz
Esta praça é o marco inicial da cidade, por onde os primeiros imigrantes chegaram e fundaram a cidade de Blumenau.
Nela você encontrará dois monumentos, um em homenagem a estes imigrantes e outro em homenagem aos Voluntários da Pátria, soldados brasileiros que lutaram na Guerra do Paraguai e 2ª Guerra Mundial.
Museu da Cerveja
Na Praça Hercílio Luz você também encontrará o Museu da Cerveja, onde poderá aprender como é o processo de fabricação da bebida e também saboreá-la.
Junto está o Biergarten, onde os blumenauenses costumam tomar uma cervejinha e aproveitar o visual do Rio Itajaí-Açú no fim da tarde.
A praça fica no começo da Rua XV de Novembro e o museu funciona de segunda a sexta das 9h às 18h, final de semana e feriados das 10h às 18h.
[ppromo_passagens origin=”RG_BRASIL” destination=”NVT” limit=”2″ header_text=”Passagem para Navegantes, o aeroporto mais próximo de Blumenau” tags=”principaispontosturisticosdeblumenau” /]
Ponte Aldo Pereira de Andrade
Outro cartão postal da cidade que fica bem próximo a Prefeitura Municipal. A Ponte de Ferro, como é mais conhecida, tem extensão de 315 metros e 18 de altura. Por ela passava a linha férrea que abrigava a locomotiva Macuca. A noite fica toda iluminada e vale uma visita.
Ponte dos Arcos
É uma ponte de 160 metros de comprimento formada por 3 arcos, de 41,65 metros cada.
Pela ponte também passava a linha férrea da cidade.
Se localiza bem na entrada da cidade na Rua Itajaí, pertinho da fábrica Sulfabril.
Recomendamos que ao chegar à cidade, seu primeiro ponto de parada seja em um dos Centros de Atendimento aos Turistas. Fica na Rótula do Sesi (R. Itajaí, 3435 – tel: 3326-6931).
Os atendentes são muito prestativos e tem muita paciência até para lhe ajudar a montar seu roteiro para visitar a cidade.
Como a maioria dos atrativos da cidade está na Rua XV de Novembro, você pode fazer os passeios a pé.
Pronto, agora você já sabe o que faltava para curtir Blumenau nos horários de folga da Oktoberfest!
E para entrar no ritmo compartilhamos com vocês as músicas que irão embalar os 18 dias de festa em Blumenau, clique aqui para ouvir.
Para planejar o seu roteiro em Blumenau, leia os outros posts aqui e para saber onde ficar, veja as opções de onde se hospedar em Blumenau. Os passeios, as atividades imperdíveis na cidade e na região e os transfers do/para o aeroporto você encontra aqui.
amo Blumenau, minha cidade é linda
Joanna, você tem toda razão em amar Blumenau. É uma cidade linda, limpa e organizada!
Discordo do limpa e organizada. Mas o nosso povo a cada ano está melhorando neste aspecto. Se tudo der certo em 10 anos seremos referencia no país de uma cidade exemplar para se viver!
Bruno Luigi acredito que Blumenau está muito a frente de outras cidades, mas aceito suas considerações, pois é preciso sempre buscar a melhoria. Com certeza a cidade caminha para ser referência de cidade para outros municípios! Abraço!!!