O que você precisa saber antes de viajar para Dubai?

Antes de tudo, que Dubai é um destino de superlativos que vai te encantar.

Lá está uma concentração de “mais alto do mundo”, “maior do mundo”, “mais luxuoso do mundo”.

Você vai encontrar uma arquitetura super moderna e luxuosa em meio a construções árabes super antigas, assim como pessoas de várias culturas. Num mesmo ambiente você verá gente de jeans e camiseta e de roupas tradicionais como dishdashas e abayas.

Veja aqui onde ficar hospedado em Dubai, aqui o comparativo entre seguro viagem para você viajar tranquilo e aqui os passeios para os principais pontos turísticos.

Vamos por partes então, pois tem bastante assunto.

O que você deve saber antes de viajar para Dubai

História de Dubai

Você precisa saber antes de viajar para Dubai que a sua história começa em 1833, quando a tribo Bani Yas, de mais ou menos 800 pessoas, liderada pela família Maktoum procurava por novas terras.

Eles chegaram nessa região no meio do deserto, que tinha uma boa geografia, com uma península que facilitava a navegação de barcos, e se estabeleceram na região conhecida hoje como Dubai Creek.

Começaram o comércio explorando a pesca, depois a coleta de pérolas e em 1966 foi descoberto o petróleo.

Constitui-se o país Emirados Árabes Unidos, com a união de sete emirados, com o intuito de desenvolver e proteger a região.

O que ver e fazer em Dubai Museu da história de Dubai - antes de viajar para Dubai

Com o petróleo veio o desenvolvimento e modernização da região, com a construção de escolas, hospitais, rodovias e todo infraestrutura necessária para tornar mais fácil a vida em uma região desértica.

Conscientes de que o petróleo não sustentaria a população para sempre, foram desenvolvendo novos negócios e o turismo começa a ser explorado em 1997 com a construção de hotéis do Grupo Jumeirah.

E assim, de uma vila de pescadores, Dubai foi transformada em algumas décadas no 7° destino mais visitado do mundo. São em média 11 milhões de visitantes por ano.

Clima de Dubai

Em Dubai existem dois climas: o quente e o super quente 😛

Brincadeiras a parte, você precisa saber antes de ir para Dubai que faz muito calor, por isso todos os lugares são equipados com ar condicionado.

Como é a temperatura em Dubai e melhor época do ano para visitar Dubai

No inverno é menos quente e fica mais agradável para realizar as atividades ao ar livre.

O verão é de maio a setembro com temperatura média durante o dia de 45°C e a noite de 30°C. E o inverno é de outubro a abril com temperatura média de 27°C durante o dia e a noite de 20°C.

Leia também: 3 formas de ver Dubai de cima | Roteiro de viagem Dubai

Cultura e estilo de vida

Em Dubai vivem 2 milhões de pessoas de mais de 200 nacionalidades. O que menos se vê são árabes, pois o país abriu suas portas para imigrantes, já que a mão de obra local é insuficiente desde a origem do país.

Roupas tradicionais

As roupas tradicionais utilizadas pelos locais são chamadas de Abaya, aquela roupa preta usada pelas mulheres, e Dishdashas, aquela roupa branca usada pelos homens.

Roupas tradicionais árabes em Dubai o que vestir em Dubai

Hospitalidade

A hospitalidade é encantadora. Por viverem em um lugar com várias nacionalidades, convivem muito bem com diversas culturas e religiões, tanto que você vai encontrar templos e igrejas, além das mesquitas que predominam devido à religião principal.

E eles costumam receber muito bem seus visitantes, geralmente oferecem chá e tâmaras e são muito cordiais.

Como os árabes recebem turistas em Dubai

Principais esportes

Os principais esportes tradicionais são a falcoaria e corrida de camelo, mas o destino investe em diversos outros esportes, como o futebol. É comum que o país receba o torneio Mundial de Clubes da FIFA.

Horário Comercial

Lá a semana começa no domingo e termina da quinta-feira. Sexta-feira é o dia que muitas coisas fecham, em razão de ser um dia dedicado a reza nas mesquitas. E o sábado é dia de passear.

Bebida alcoólica

Quanto ao consumo de bebida alcoólica, em Dubai é proibido em locais públicos. Porém você vai encontrar todos os tipos de bebidas nos hotéis, bares e baladas, onde a venda é permitida.

Mas lembre-se, andar embriagado nas ruas tem como pena a prisão. Não existe o ‘jeitinho brasileiro’ lá.

Islamismo

Em Dubai o islamismo é a base da estrutura social e as pessoas seguem as tradições muçulmanas, como o Ramadã.

O Ramadã, de uma forma simplificada, é um período em que os muçulmanos praticam uma espécie de introspecção. Eles fazem jejum desde a hora que o sol nasce até a hora que o sol se põe.

Durante o período do Ramandã, que dura uns 30 dias, eles fazem orações para refletir sobre as ações que fizeram no último ano, o que eles precisam melhorar, pedir desculpas para aqueles que magoaram, ou fazer caridades.

Ou seja é um período de auto reflexão para se tornarem pessoas melhores. Todos os anos a data muda, sempre no nono mês do calendário lunar.

Neste período, mesmo quem não é muçulmano, deve respeitar e não consumir comidas, bebidas e nem fumar em público durante o dia.

Mas calma, você pode comer e beber se estiver em um lugar privado ou em algum dos restaurantes que ficam abertos apenas para visitantes, geralmente os dos hotéis.

Veja aqui onde ficar hospedado em Dubai, aqui o comparativo entre seguro viagem para você viajar tranquilo e aqui os passeios para os principais pontos turísticos.

Moeda local

A moeda local é o Dirham (AED) e hoje está em torno de 3,67 Dirhams para 1 Dólar.

Antes de ir para Dubai, compre uma quantia em dólares e troque em uma casa de cambio no aeroporto ou shopping.

Você pode sacar também em um caixa ATM.

Cartões de crédito são aceitos na maioria dos lugares, apenas alguns dos estabelecimentos menores aceitam pagamento apenas em dinheiro.

Idioma

Oficialmente o idioma é o árabe, mas mais de 80% da população fala inglês.

Visto

Brasileiros precisam de visto. Tem a opção de visto de trânsito de 96 horas caso esteja de passagem para outro destino. Veja mais informações aqui

Hospedagem

Antes de ir para Dubai, você precisa fazer sua reserva de hotel. Não dá para chegar lá sem hotel reservado, pois ele é pedido no memomente de solicitar o visto.

Onde e quanto custa se hospedar em Dubai

A cidade tem hospedagem para todos os gostos e bolsos. Opções no centro, na praia, no deserto, é só escolher.

Os preços das diárias, em média, vão de uns R$ 90,00 a mais de R$ 10.000,00. Confira as as opções no site do Booking.com.

Fuso Horário

Dubai está 7 horas a frente de Brasília, na zona GMT +4.

Eletricidade

Antes de ir para Dubai, verifique a voltagem dos seus eletrônicos e se precisa levar adaptador de tomada, pois a voltagem das tomadas lá é 220-240 volts, com tomada de 3 pinos tipo G.

Como é a tomada em Dubai

Como chegar em Dubai

A principal cia aérea que voa para Dubai é a Emirates.

Ela oferece voos diretos do Brasil, que desde São Paulo dura 14 horas.

Mas também tem várias outras cias aéreas com conexão na Europa, Africa e Oriente Médio.

Transporte na cidade

Tem várias opções para se locomover em Dubai, então a opção vai depender mesmo de como você viaja e para onde está indo.

Metrô – São apenas duas linhas que ainda não cobrem toda a cidade, mas a maioria dos lugares é possível visitar de metrô. Ele é super moderno, sem condutor, com ar-condicionado, com vagões só para mulheres e tem a opção do vagão Gold Class. Ele anda em trilhos elevados, assim você pode observar a cidade. No site da RTA você consegue planejar a sua rota e baixar o aplicativo do metrô. Tome cuidado para comprar o bilhete para a estação exata na qual você vai desembarcar, caso contrario terá que pagar a diferença e ainda uma multa.

O que ver e fazer em Dubai City tour pela cidade

Ônibus – É uma forma econômica, mas não recomendo, pois não tem muitos ônibus circulando e os poucos geralmente estão lotados. Para utilizar, você precisa comprar um cartão, pois não aceita dinheiro. Veja mais informações no site NOL

Carro – É uma boa opção. Tem várias locadoras no aeroporto, o preço da gasolina é baixo, os estacionamentos na maioria dos lugares é gratuito ou em torno de AED 5 (Dirhans) por 2 horas. Mas cuidado com os motoristas barbeiros. É muito comum ter acidentes, além do transito na hora do rush. Em caso de acidente ligue para o 999 e fique dentro do carro aguardando.

Táxis e Uber – São baratos, mas em algumas horas do dia são complicados de achar. Sempre tenha por escrito o nome do lugar e endereço de onde você quer ir, assim como um ponto de referência famoso da cidade. Veja mais informações no site do Dubai taxi. Ou então baixe o aplicativo do Uber.

Superlativos

Como falei no início, Dubai é um destino cheio de superlativos. Então coloquei alguns aqui para matar a curiosidade 😉

Burj Khalifa – edifício mais alto do mundo com 828 metros.

O que ver e fazer em Dubai prédio mais alto do mundo

The Dubai Mall – maior shopping center do mundo. São mais de 1200 lojas, 280 restaurantes e fast foods,  22 salas de cinema, tem ainda aquário gigante e pista de patinação no gelo.

Dubai metro – linha de metro sem condutor mais longa do mundo.

Ski Dubai – maior estação de ski coberta do mundo.

São aproximadamente 100 recordes só em Dubai. Por isso se programe, pois tem muita coisa pra fazer no destino, seja no deserto, na praia, na montanha, compras, gastronomia, cultura entre tantas outras opções.

Para planejar o seu roteiro em Dubai, leia os outros posts aqui. E para saber onde ficar, veja as opções de onde se hospedar em Dubai. Os passeios, as atividades imperdíveis na cidade e os transfers do/para o aeroporto você encontra aqui.

Julia Flores

Formada em Turismo e Hotelaria, com pós-graduação em Marketing Estratégico e experiência com marketing de destinos turísticos. Amo viajar, não pelos carimbos no passaporte ou pelas selfies, mas pelo o que as viagens me proporcionam. Gosto de praticar esportes, mas também adoro ficar de preguiça no sofá em dias frios ou chuvosos.

Deixe seu comentário