Como solicitar a Autorização Eletrônica de Viagem – eTA para o Canadá
Desde o dia 1º de maio deste ano, ficou mais fácil e barato obter a autorização para entrar no Canadá. Quem teve o visto canadense emitido nos últimos 10 anos ou tem o visto americano de não-imigrante válido, pode solicitar uma Autorização Eletrônica de Viagem – eTA.
Para nossa viagem ao Canadá solicitamos a eTA. Fazia poucos dias que essa nova medida tinha sido aprovada e ficamos com receio de que pudesse dar algum problema, mas foi super tranquilo. Recebemos a aprovação no mesmo dia, por e-mail, e custou 7 dólares canadenses.
[su_note note_color=”#F8F8F8″]Você que é um viajante experiente já sabe né. Viajar, só se for com Seguro Viagem. Veja aqui as opções de planos e seguradoras e com o nosso link, ganhe 5% de desconto. [/su_note]
Abaixo você pode conferir o passo a passo para solicitar o eTA.
Mas antes, clica no play pra assistir a nossa playlist do Canadá e aproveita para seguir o canal 🙂
[su_note note_color=”#F8F8F8″]Leia também: Onde ficar em Montreal, Onde ficar em Quebec, Onde ficar em Toronto e Onde ficar em Niagara.[/su_note]
Passo a passo para solicitar o eTA
Entre no site oficial do governo do Canadá em www.cic.gc.ca
Descubra se você precisa de visto para o Canadá
Neste primeiro passo você vai responder algumas perguntas para saber qual tipo de viajante você é. Conforme suas respostas o site indicará qual tipo de autorização você precisa, se é solicitar um tipo de visto, se pode solicitar apenas o eTA ou se precisa apenas do seu passaporte. Seja sincero(a) nas respostas para evitar problemas.
Nesta primeira pergunta você precisa indicar se você é cidadão canadense com dupla cidadania, residente permanente, refugiado, apátrida ou outro.
Depois que você informa as letras código do seu país, neste caso BRA (Brazil), aparecem outras perguntas. Se você é residente legal dos Estados Unidos com Green Card (resposta de sim ou não), e se você teve visto temporário canadense nos últimos 10 anos ou visto dos EUA (resposta sim ou não).
E para terminar essa primeira etapa, “Como você planeja viajar para o Canadá?”. No nosso caso fomos de avião, então é só clicar em “Get an eTA” para começar a solicitar a Autorização Eletrônica de Viagem – eTA.
Mas se você vai de carro, trem, ônibus, barco ou cruzeiro, precisa informar a razão da sua viagem e clicar no botão escrito “Find out how to apply” (descubra como aplicar) e siga os próximos passos indicados.
Aplique para a Autorização Eletrônica de Viagem (eTA)
Ao abrir essa página, se você preferir, pode selecionar a opção “Português (Brasil)”.
E vai aparecer uma tela assim, com o resumo do procedimento para solicitar o eTA. Leia todas as informações antes de prosseguir e tenha em mãos todos os documentos listados, pois não tem como salvar e continuar depois.
Clique em “Solicitar uma AEV” (eTA).
Preencha todos os campos com as informações solicitadas (aqui a página volta para o idioma inglês ou francês).
A primeira pergunta é se você tem passaporte francês (sim ou não) e mais algumas informações de como preencher corretamente as informações do seu passaporte.
E então mais algumas perguntas do questionário precisam ser respondidas, mas é fácil. A próxima pergunta é se você está aplicando em nome de alguém.
Qual documento de viagem você vai usar para viajar ao Canadá?
Agora começam as perguntas mais pessoais.
De qual país é o seu passaporte? Você é residente permanente dos EUA com Green Card válido? Qual a nacionalidade do seu passaporte? Você está viajando ao Canadá de avião? Nos últimos 10 anos você teve um visto de residência temporário no Canadá?
Depois você precisa informar alguns dados sobre o seu visto dos EUA. Se você tem um visto dos EUA válido, informe o número do seu visto (precisa inserir duas vezes essa informação e data que expira o visto).
Então insira as informações do seu passaporte, exatamente como está lá: o número do seu passaporte (precisa informar duas vezes), seu sobrenome e seu nome.
Então é solicitado algumas informações pessoais como sua data de nascimento (ano, mês e dia, nessa ordem), sexo, país de nascimento, cidade de nascimento. Preencha tudo exatamente como está informado no seu passaporte.
Continuando com as informações, insira a data que foi emitido seu passaporte (ano, mês e dia) e data que expira seu passaporte (ano, mês e dia).
Se você tiver outras nacionalidades além da brasileira, insira essa informação no campo logo abaixo.
Em seguida informe seu estado civil: casada(o), separada(o) legalmente, divorciada(o), casamento anulado, viúva(o), união estável, nunca casou/solteira(o).
Informe se você já solicitou ou obteve visto ou Autorização Eletrônica de Viagem – eTA ou permissão para visitar, trabalhar ou estudar no Canadá.
Em “Employment information”, informe qual seu cargo atual na empresa em que trabalha.
E em “Contact information”, informe o idioma que você prefere ser contatado.
E então vem algumas perguntas sobre o seu trabalho. Qual seu cargo, nome da empresa onde trabalha ou escola onde estuda, país, cidade e o ano e desde de qual ano você trabalha ou estuda nesse lugar.
Na outra parte do formulário você deve inserir informações do seu endereço, como número do apto, número da casa/prédio, nome da rua, cidade, país e estado.
Quase acabando 😀
Agora você precisa fornecer informações sobre a sua viagem , caso já tenha uma viagem planejada para o Canadá. Se você sabe a data da viagem (sim ou não), quando você planeja viajar para o Canadá e informações sobre o voo.
E vem mais perguntas, agora sobre seu histórico. São questões relacionadas a sua saúde, visto recusado, etc.
E no final, para encerrar essa etapa, aparece um termo de consentimento e declaração que você precisa ler e clicar no quadrinho lá no final “I Agree” (Eu Concordo).
E escrever seu nome como está no passaporte.
E é só clicar no botão onde está escrito “Proceed to Payment”.
Pagamento da taxa do eTA
Depois de preencher o formulário e dar o seu ‘concordo’, aparecerá uma tela com o resumo do valor total a ser pago, que no caso do eTA é de 7 dólares canadenses.
Clique em “transmit and pay” para finalizar e fazer o pagamento da taxa.
As formas de pagamento podem ser crédito ou débito nos cartões Visa, Mastercard, American Express e JCB ou Interac Online. É só inserir as informações do cartão e clicar no botão verde escrito “Process Transaction” (Processar transação).
E pronto. Vai aparecer o comprovante de pagamento, que você precisa imprimir ou fazer um print da tela. Depois você recebe o visto no e-mail que você informou no formulário e é só imprimir e deixar junto com o seu passaporte para apresentar no aeroporto e na imigração.
Fácil, não é? Lembre-se que podem mudar as regras ou alguns passos, por isso é sempre importante checar as informações no site oficial do governo (confira clicando aqui).
[su_note note_color=”#F8F8F8″]Veja aqui onde se hospedar no Canadá ou reserve pelo Airbnb e ganhe crédito de R$100,00.[/su_note]
[do_widget id=text-4]