Cathedral of Marie Reine du Monde, Montreal
Nosso roteiro de viagem por Montreal tinha a Cathedral of Marie Reine du Monde logo no primeiro dia. Porém, a chuva atrapalhou e não a vimos por dentro, só a sua bela fachada.
Nos outros dias visitamos outros dos principais pontos turísticos de Montreal e depois pegamos o trem para a cidade de Quebec.
Já estava meio triste de não poder ver essa catedral inspirada na Basílica de São Pedro, do Vaticano, mas dias depois, o trem de Quebec para Toronto fez escala em Montreal. E felizmente deu tempo de sair da estação, que está bem ao lado, e visitar a catedral.
Escolha e reserve sua hospedagem em Montreal: Hotel ou Airbnb | Compare preços e planos e contrate o seu seguro viagem para o Canadá | Veja aqui as opções de city tour em Montreal | Compare as locadoras e alugue seu carro aqui.
Quer inspiração para os passeios? Então clica no play pra assistir nosso vídeo de Montreal e aproveita para seguir o canal 🙂
A Cathedral of Marie Reine du Monde
A catedral é a terceira maior da província de Quebec com 101 metros de comprimento, 46 metros de largura, 77 metros de altura e cúpula com 23 metros de diâmetro.
A construção começou em 1875, foi finalizada em 1894 e em maio de 2006 a catedral foi nomeada patrimônio histórico nacional do Canadá.
Apesar de ser uma réplica da Catedral de São Pedro, há algumas diferenças. No vaticano são doze estátuas representando os apóstolos e em Montreal são treze estátuas simbolizando os santos patronos das paróquias da cidade que as doaram.
A fachada, que fica na Boulevard René Vélesque, impressiona. São 12 colunas frontais que fazem o olhar percorrer do chão até as treze estátuas.
Leia aqui Onde se hospedar em Montreal
O interessante é o contraste, ao lado estão vários prédios super modernos.
Passei bem apressado por causa do horário do trem, quase como a população local que estava indo ou vindo do escritório. Porém não pude deixar de admirar a arquitetura e a grandiosidade da catedral.
Por dentro da Cathedral of Marie Reine du Monde
Olhei para o relógio, fiz um cálculo rápido e decidi entrar. Na verdade eu tinha saído da estação para ir na farmácia e nem me lembrava que a catedral estava bem ao lado. A Jú ficou no lounge da Via Rail com a bagagem, por isso não queria demorar muito para ela não ficar preocupada.
Ao entrar na catedral, fiquei boquiaberto. O pé direito altíssimo impressiona e olhando atentamente a admiração aumenta, já que o teto é finamente decorado e detalhado.
Andei até o altar e já estava totalmente envolvido pela catedral, e olha que eu nem sou religioso.
Foi quando falei para a Ju apontando para a cúpula:
– Olha ali que incrível.
– Sorry, what?
Hahaha me distraí e falei com outra pessoa, esqueci que a Ju estava na estação de trem…
Olhei para o relógio de novo e já tinha passado a hora de voltar para a estação.
[ppromo_passagens origin=”RG_BRASIL” destination=”YUL” limit=”1″ tags=”mariedureine” /]
Cathedral of Marie Reine du Monde
1085, Cathédrale St, Montréal – Quebec – Canadá.
De segunda a sexta das 7h00 às 19h00. Sábado e domingo das 7h30 às 19h00.
De metrô a estação mais próxima é a Central (Gare Centrale) e a Bonaventure.
Entrada gratuita.
Tempo de visita recomendado é de no mínimo 15 minutos.
[do_widget id=text-4]
Oi gente, to adorando esses posts sobre o Canadá. Vou ainda esse ano mais ou menos na mesma época que vocês foram. Estou anotando tudinho 🙂 Bjos pra vcs
Oi Lucia! Obrigada, a gente fica feliz demais em saber 🙂 Você vai se apaixonar pelo Canadá. Bjsss