O majestoso Château Frontenac e o Terrasse Dufferin
Logo no primeiro dia em Quebec conhecemos a região de Old Quebec (Vieux-Québec, em francês), começando pelo Château Frontenac e o Terrasse Dufferin, que ficam bem perto do nosso hotel.
O bom de se hospedar nessa região turística é que todas as atrações ficam bem perto. Dá para fazer tranquilamente um walking tour de um dia inteiro, riscando da lista boa parte do que ver e fazer em Quebec.
Andamos uns 200 metros e já chegamos no primeiro atrativo do roteiro, o Château Frontenac. Como era bem pertinho, visitamos o lugar mais de uma vez no caminho de ida ou volta dos passeios para o apartamento. Sorte a nossa! Vimos de dia e ao entardecer 🙂
Mas antes de continuar lendo, se inspire com nosso vídeo de Quebec e aproveita para seguir o canal 🙂
[su_note note_color=”#F8F8F8″]Para encontrar e reservar seus passeios com antecedência, confira aqui. [/su_note]
Château Frontenac
Ícone de Quebec, o Château Frontenac é hoje um hotel da marca Fairmont e um dos pontos turísticos obrigatórios de quem está viajando pela cidade. Não só pela beleza, mas também pela importância do castelo na história canadense.
Veja aqui quanto custa a diária no Château Frontenac.
O local já foi usado como locação de filmes do cineasta Hitchcock e foi palco da Primeira Conferência de Quebec, onde Inglaterra, Estados unidos e Canadá discutiram as ações deles na Segunda Guerra Mundial.
O hotel foi ideia de William Van Horne, presidente do Canadian Pacific Railway, que queria atrair viajantes e promover viagens de trem de luxo.
A ideia deu certo e o lugar já hospedou celebridades e pessoas importantes como Leonardo DiCaprio, Paul McCartney, Celine Dion, Charlie Chaplin, Rainha Elizabeth II, entre outros.
[ppromo_passagens origin=”RG_BRASIL” destination=”YUL” limit=”1″ tags=”chateaufrontenac” /]
O hotel é imponente e se destaca na paisagem. São mais de 2 mil janelas e cerca de 12 quilômetros de corredores. Impressionante, né?
Não é a toa que ele é considerado o hotel mais fotografado do mundo. Bom, nós demos a nossa contribuição com vááários cliques.
[su_note note_color=”#F8F8F8″]Leia também: Onde ficar em Quebec, Onde ficar em Toronto, Onde ficar em Montreal e Onde ficar em Niagara.[/su_note]
O hotel fica localizado em frente ao Funiculaire du Vieux Quebec (funicular de Old Quebec), que desce até a Rue du Petit Champlain, no Quartier Petit Champlain, uma área comercial bem charmosa (e cheia de turistas). Depois, a Place Royale também está bem pertinho.
O calor estava intenso, mas mesmo assim conseguimos ficar imaginando o hotel no inverno, coberto de neve. Deve ser incrível.
E com certeza é um do atrativos onde a parada de todo city tour é obrigatória. Apesar de gostarmos de city tour, não fizemos em Quebec porque tudo é muito perto e queríamos fazer os passeios sem pressa.
[su_note note_color=”#F8F8F8″]Para encontrar e reservar seus passeios com antecedência, confira aqui. [/su_note]
Por dentro do Château Frontenac
Passamos por dentro do hotel, na área aberta para pedestres, onde tem um pequeno estacionamento para hóspedes.
Além de passar por ali, fica a dica de visitar também o lobby do hotel, é aberto para visitas e é impressionante!
O recém reformado lobby tem artefatos históricos de mais de 400 anos. Você sente como se estivesse voltando no tempo e, por um segundo, nos imaginamos usando roupas de época.
Terrasse Dufferin
Como o Château Frontenac é um ponto imperdível, considere o Terrasse Dufferin automaticamente incluído no seu roteiro por Quebec, já que está exatamente em frente ao hotel, é outro importante ponto turístico na cidade e uma das mais famosas atrações de Old Quebec.
O Terrasse Dufferin é uma ampla área aberta, na parte alta da cidade. E por isso a vista para o Rio São Lourenço (Saint Lawrence) é linda.
O imenso deck de madeira ainda mantém os canhões, que serviram de proteção da cidade no passado.
E por baixo dele está o sítio arqueológico Saint-Louis Forts e o Châteaux National Historic Site, local que por 200 anos ficavam localizadas as sedes dos Governos Francês e Inglês.
[su_note note_color=”#F8F8F8″]Para ter mais flexibilidade nos passeios e aproveitar melhor sua viagem, alugue um carro. Veja aqui um comparativo entre modelos de veículos e locadoras. [/su_note]
Era verão e, como a área não tem sombra, sofremos um pouco com o sol forte na cabeça.
Por isso os gazebos estavam bem disputados, já os bancos na sombra não ficavam nem um minuto desocupados…
O lado bom de visitar no verão é que você pode aproveitar consertos e shows de rua de graça, ou até mesmo fazer um passeio de barco.
Depois do passeio pelo Terrasse Dufferin, visitamos a parte baixa de Old Quebec onde ficam o Quartier Petit Champlain e a Place Royale. E no fim do dia voltamos para ver como o Château Frontenac fica iluminado. Lindo né?
Agora só falta voltar no inverno para ver ele coberto de neve.
[su_note note_color=”#F8F8F8″]Compare as diárias e encontre o melhor hotel no Canadá aqui. [/su_note]
Château Frontenac e Terrasse Dufferin
Rue des Carrières, Ville de Québec, QC G1R 4P5, Canadá.
Terrasse Dufferin: qualquer horário. Château Frontenac: de 24 de junho a fim de outubro e 23 de dezembro a 2 de janeiro, tem tour todos os dias. No resto do ano somente aos finais de semana. Confira os horários e valores aqui.
Se você fizer o tour guiado, reserve pelo menos 1h30. Sendo uma hora para o tour e pelo menos 30 minutos para andar pelo Terrasse Dufferin.
[do_widget id=text-4]
Uau que lugar incrível. Coloquei na minha lista. Valeu casal!!
Vale a pena colocar sim. É demais!