Como ir de Cusco a Aguas Calientes/Machu Picchu
Como ir de Cusco a Aguas Calientes
A cidade-base para visitar Machu Picchu é Aguas Calientes, também chamada de Machu Picchu Pueblo. E para chegar de Cusco a Aguas Calientes, existem diversas formas.
Eu fui da maneira mais demorada, mas também a mais encantadora.
Acho que a experiência de visitar Machu Picchu só é completa dessa forma, pois o caminho importa tanto quanto o destino final. Pelo caminho está a alma do povo andino, e muitas lições de vida.
Pode acreditar, os Andes tem muito para ensinar e para encantar.
Se você está pensando que eu fiz alguma trilha nos Andes, você acertou.
Depois de uma trilha fantástica de 4 dias, na mais cênica das trilhas, a do Salkantay, cheguei na estação Hidroelectrica de onde peguei o trem para completar o trajeto. A distância entre a estação Hidroelectrica e Aguas Calientes é de 15 km.
Mas se trekking não faz parte do seu vocabulário, vem comigo que vou explicar algumas formas de chegar em Machu Picchu Pueblo a partir de Cusco.
[su_note note_color=”#F8F8F8″]Ah, antes de continuar a leitura, clique e leia o post que escrevi sobre onde ficar em Cusco. É um guia para saber qual é a melhor região de Cusco para se hospedar e para escolher o melhor hotel da cidade dentro do seu orçamento.[/su_note]
Como chegar de Cusco a Aguas Calientes sem gastar muito
Parte 1 – Transporte de Cusco até a Estação de Trem Hidroelectrica
São duas formas de chegar de Cusco até a Estação Hidroelectrica. Uma delas é pegando 1 transporte até Santa Maria e mais outro transporte de Santa Maria até a Estação Hidroelectrica. A outra maneira é pegando um transporte em Cusco direto até a Estação Hidroelectrica. Ambas são bem para quem tem tempo e pouco dinheiro. É para ter aquelas histórias para contar. Abaixo eu explico um pouco mais essas duas formas.
Transporte público de Cusco até Santa Teresa/Hidroelectrica
É a forma mais barata e a mais trabalhosa. De Cusco até a pequena cidade de Santa Maria são 5 horas de viagem de ônibus, margeando precipícios nos zigzags das montanhas.
Esse trecho custa uns 15 soles. O ônibus sai do terminal de ônibus Santiago Esteros (Cusco), e termina na praça central de Santa Maria. De van, custa em torno de 30 soles.
Em Santa Maria, na mesma praça central, é preciso trocar para um micro-ônibus e percorrer outras 1 hora e meia até o povoado de Santa Teresa. Também zigzagueando precipícios. Custa uns 10 soles.
Hospedagem em Cusco
Veja aqui onde ficar em Cusco e Aguas Calientes
[su_note note_color=”#F8F8F8″]Procurando onde ficar em Cusco? Veja aqui as melhores opções de hotéis e hostels em Cusco e também em Aguas Calientes/Machu Picchu Pueblo[/su_note]
Entre dezembro e março não é uma boa ideia esse transporte pois é a época chuvosa e as estradas ficam realmente perigosas.
‘Táxi’ compartilhado para esse trecho custa um pouco mais. E sai um pouco mais caro se você não quiser esperar o motorista encontrar mais passageiros para encher o carro.
Entre Santa Teresa e a estação Hidroelectrica, de onde saem os trens para Aguas Calientes, o transporte é feito de vans ou ‘taxi’ compartilhado. Custa em torno de 6 soles e dura 25 minutos. De novo, se você tiver pressa, sai um pouco mais caro.
Cusco a Santa Teresa/Hidroelectrica (sem trocar de transporte)
Tem outra forma, mais fácil, de chegar de Cusco até a estação de trem Hidroelectrica, que são as vans turísticas que as agências na Plaza de Armas vendem.
A rota é direta Cusco-Hidroelectrica, passando por Santa Maria e Santa Teresa, com paradas rápidas para ir ao banheiro.
O trecho custa em torno de 40 soles e demora 7 horas contando as paradas, menos que ir com transporte público. Ida e volta custa 80 soles.
[su_note note_color=”#F8F8F8″]Veja aqui as opções de vans turísticas saindo de Cusco.[/su_note]
Parte 2 – Da Estação Hidroelectrica a Aguas Calientes
Depois de chegar na Estação Hidroelectrica, também há duas formas de chegar a Aguas Calientes (Machu Picchu Pueblo). Uma delas é a pé e a outra é de trem.
A pata da estação Hidroelectrica até Aguas Calientes
Ir a pé em espanhol é a pata. E tem muito turista que vai a pata desde a estação Hidroelectrica até Aguas Calientes. O caminho é seguindo o trilho do trem e pelo o que eu vi pela janela do trem, não sei se compensa.
Se você não é tão aventureiro nem precisa economizar tanto assim, pegar o trem é muito mais indicado. Essa caminhada leva de 2 a 3 horas e pode ser uma alternativa memorável.
De trem da estação Hidroelectrica até Aguas Calientes
Depois de 4 dias incríveis de caminhada pela trilha Salkantay eu peguei o trem, quando no quarto dia eu já não aguentava dar mais nem um passo. Não leu o relato da trilha? Está aqui, ó. Leia pois vale a pena.
Não vi o que há em volta da estação, não há sinais de cidade onde ela está. Parece que está no meio do nada. A estação é bem pequena e simples.
Como é a estação Hidroelectrica
Essa estação tem a perfeita atmosfera aventureira e, digamos, parece que não há regras por lá: as bagagens ficaram no chão, bem ao lado dos trilhos, e não na plataforma; a gente pode caminhar, atravessar os trilhos, para ir até as poucas barraquinhas e até o restaurante; se quiser deitar nos trilhos, também pode.
O restaurante é super rústico, feito de madeira, e fica bem ao lado do trilho. Subindo uma escada de madeira chega-se no salão do restaurante. Simples, mas tem vista privilegiada da estação. Acho até que de lá dá pra pular em cima do trem, de tão perto que fica 🙂
O que era pra ser uma espera curta pelo trem, transformou-se em algumas horas, pois um trem quebrou e bloqueou o trilho. Ficamos lá no restaurante batendo papo então, relembrando os melhores momentos da caminhada e fazendo graça para esquecer da dor nas pernas.
Quando o trem chegou na estação, respirei aliviado. Não precisaria caminhar até Aguas Calientes 🙂
Hospedagem em Cusco
Veja aqui onde ficar em Cusco e Aguas Calientes
[su_note note_color=”#F8F8F8″]Procurando onde ficar em Cusco? Veja aqui as melhores opções de hotéis e hostels em Cusco e também em Aguas Calientes/Machu Picchu Pueblo[/su_note]
Como é o trem até Aguas Calientes
O caminho do trem é incrível e a ideia de fazer o vagão com janelas no teto foi fantástica. Dá pra ver as montanhas praticamente se deitando sobre o trem, meio que querendo espiar pela janela o que os turistas estão fazendo lá dentro.
Esse trecho é super rápido, demora menos de uma hora e a passagem custou 28 dólares.
A chegada a Aguas Calientes é muito legal, pois cada vez mais vai aumentando o sentimento de aventura, conforme o trem vai passando pelas montanhas, depois uma meia dúzia de casas e depois a cidade. A estação cheia de viajantes completa a atmosfera.
[su_note note_color=”#F8F8F8″]Cadastre-se e ganhe crédito de R$ 130 na primeira reserva pelo Airbnb.[/su_note]
Como chegar de Cusco a Machu Picchu Pueblo de forma mais rápida
Se você não tem tempo sobrando pois está com o roteiro no Peru bem apertado, ou se você não precisa economizar no transporte, a melhor opção é ir de trem da estação Poroy (em Cusco) até Aguas Calientes. É a forma mais direta e prática de ir de Cusco a Machu Picchu Pueblo.
Ou ir até a estação Ollantaytambo e de lá pegar o trem para Aguas Calientes. Para chegar de Cusco a Ollantaytambo leva mais ou menos 1:45 e você pode ir de táxi por 40 soles ou de minivan por 10 soles. De ônibus leva 2:30 e custa 2 soles.
Em ambos os casos, as empresas de trem são a Peru Rail e a Inca Rail. Abaixo eu explico mais sobre elas.
Como chegar a Aguas Calientes com a Peru Rail
A Peru Rail oferece 3 tipos de trem, o Vistadome, o Expedition e o incrível trem de luxo Hiram Bingham (que eu peguei na volta, leia aqui).
Os locais de embarque para ir a Aguas Calientes são: Poroy Station em Cusco (todos trens), Urubamba Station (Vistadome e Expedition) e Ollantaytambo Station (todos os trens).
Para ver os detalhes de cada trem, os preços e para reservar, clique aqui.
[su_note note_color=”#F8F8F8″]Compare aqui seguro viagem internacional com 5% de desconto. [/su_note]
Como chegar a Aguas Calientes com a Inca Rail
A Inca Rail oferece 4 tipos de serviço, o Premium Economy, Executive Class, First Class e Presidential Class.
Os locais de embarque para ir a Aguas Calientes são: Poroy Station em Cusco (Premium Economy), Ollantaytambo Station (Premium Economy, Executive Class, First Class e Presidential Class).
Para ver os detalhes de cada trem, os preços e para reservar, clique aqui.
Bom, agora você já sabe como chegar de Cusco a Machu Picchu Pueblo, basta escolher a opção que mais te agrada.
Gente não sabia que tinha tantas formas diferentes pra ir de Cuzco a Machu Picchu. Brigadão.
Queria dicas de onde ficar em Machu Picchu
Oi Ana. Eu fiquei no Inka Terra, que é magnifico. Veja detalhes aqui https://booki.ng/2H3kSlh
Gente, qual a maneira mais facil de ir de Cuzco a Aguas Calientes?!?
o loco r$ 2000,00 a diaria…ta podendo em Douglas
Nossa, deu tudo isso em reais?! Vou ter que monitorar esse cartão do Douglas!!
Fala Douglas!! Maneiro suas dicas. Minha dúvida estar em como chegar ao Parque de Machu Picchu sem ser de trem que, independente das duas cias de trens, a passagem é cara. A partir de Ollantaytambo ou águas calientes, existe outra opção de transporte mais barata?
E ai Ricardo!! Blz?
de águas calientes saem vans e microônibus até a entrada do sitio arqueológico. Não lembro o valor. Um abraço!
Vlw Julia!! Obrigado. Assim poaso economizar uma grana. Vou me informar sobre o preço
A pergunta é: Onde ficar em Águas Calientes?
Rafael, dependo de que tipo de hospedagem você procura
Olá em quanto tempo consigo chegar de lima a Machu Picchu, obs. nao tenho disponibilidade de tempo, preciso fazer o mais rapido possível?
Oi José! Se você não tem tempo, tem que ser de avião então. Os voos diretos demoram cerca de 1:20