Um grande dilema no turismo responsável são os pedintes. Dar ou não dinheiro a eles? O que, nesse caso, é ser um viajante responsável?

Pode parecer inaceitável negar uns centavos à uma criança e ao mesmo tempo gastar muito mais com coisas ‘fúteis’ durante a viagem.

Sei que você economizou e merece viajar. Porém, se você parar para pensar, é fútil e ainda parece falta de amor ao próximo quando se gasta, por exemplo, R$20,00 por dia em cerveja ao invés de doar, nem que seja parte disso, às crianças carentes.

Viajante Responsável – pedintes e mendicância

Mas não entenda mal, não estamos dizendo para você doar para crianças pedintes.

Achamos que o grande problema da mendicância é envolver as crianças e dessa forma tirar delas qualquer possibilidade de estudar e melhorar suas possibilidades.

Mas nós também não doamos dinheiro aos adultos, pois vimos pessoas amputadas vítimas de minas terrestres trabalhando mesmo que de forma simples, para ganhar o seu sustento e de sua família.

Dicas de como planejar e organizar uma viagem

Camboja

Por isso nós somos contra dar dinheiro para aos pedintes, exatamente para não incentivar a mendicância. Isso se agrava principalmente com as crianças, que deixam a escola para levar dinheiro aos pais.

Durante nossas viagens vimos pais ensinando os filhos a encenar para pedir dinheiro aos turistas estrangeiros.

Vimos pais dizendo aos filhos para fazer cara de coitado, de triste. E ensinando frases em inglês para deixar os turistas com pena, ensinando a dizer que é para comprar livros e cadernos.

Enquanto as crianças pediam, os pais ficavam à sombra esperando o dinheiro.

Veja aqui onde ficar em todo o mundo ou reserve pelo Airbnb e ganhe crédito de R$100,00.

Doação de alimentos

Uma opção é doar alimentos ao invés de dinheiro, mas fique atento. Ouvimos histórias assim:

A criança pede dinheiro e quando o turista nega, a criança diz então para o turista comprar alguma comida para levar para a família.

Ela vai puxando o turista em direção à um mercadinho próximo.

O turista, claro, pensa que não há mal nenhum doar um pacote de alimento e decide comprar para a criança.

Logo depois que o turista vai embora, a criança volta ao mercadinho, devolve o produto ao vendedor e pega o dinheiro para levar aos pais.

Então se você quiser mesmo doar alimento, observe antes se isso acontece.

Ou então ao comprar o produto abra o pacote logo em seguida para que a criança não possa trocar pelo dinheiro.

Se você quer mesmo doar durante a viagem, é melhor doar comida saudável.

Não dê doces às crianças carentes, pois dessa forma não se resolverá o problema principal.

Doce não mata a fome e ainda causa outro problema às crianças que provavelmente não tem acesso à saúde. Entre elas problemas de cáries nos dentes, por exemplo.

O que doar?

Doar cadernos e lápis é uma boa opção para incentivá-los a não largar os estudos. Outro item que são sempre bem vindos são roupas, que podem ser usadas também.

Se quiser oferecer ajuda mais eficiente a longo prazo, considere fazer uma doação, mesmo que pequena, para instituições sérias do país visitado.

Para encontrar ONGs sérias, O The Big Give pode ajudar. É uma plataforma que lista as diversas iniciativas que necessitam de doação e você pode procurar alguma no país a ser visitado.

Você provavelmente encontrará uma instituição no país para onde está indo viajar.

Se você quiser saber mais sobre Viagem Responsável, leia os outros artigos aqui.

Douglas e Julia

Bio de casal? Como assim? É que alguns textos foram escritos juntos, então aqui estamos nós. Julia é gaúcha que solta uns 'ô meu' e Douglas é paulista que manda uns 'bah tchê'. São formados em Turismo e Hotelaria com especialização em Marketing, amam viajar e criaram esse blog em 2005. Já viu, né, viagem é o assunto principal deles.

PROGRAME A SUA VIAGEM AQUI

Escolha e reserve: Hotel | Airbnb

  Compare preços e planos e contrate o seu seguro de viagem com 5% de desconto

Compre antecipado e online entradas de atrativos e passeios: No Brasil | No exterior

Compare as empresas de aluguel de carros e viaje no seu tempo. Pagamento parcelado.

Os links acima são de nossos parceiros e nós recebemos uma pequena comissão por cada venda, o que nos ajuda a manter o blog. É como se você estivesse nos 'pagando um café' pelas dicas que damos.

Deixe seu comentário