Dica de fotografia – Quebrando a regra dos terços – Elemento centralizado
Já percebeu que algumas fotos centralizadas não chamam a atenção e outras sim?
Isso acontece pois algumas deveriam ter sido fotografadas usando a regra dos terços. E outras foram fotografadas quebrando a regra dos terços corretamente.
Na dica de fotografia anterior, falamos sobre a regra dos terços e mencionamos que a regra deve ser encarada como uma recomendação, pois pode (e deve) ser quebrada sempre que necessário.
[su_note note_color=”#F8F8F8″] Veja aqui onde ficar em todo o mundo ou reserve pelo Airbnb e ganhe crédito de R$100,00.[/su_note]
Quebrando a regra dos terços
Nesse post vamos mostrar alguns exemplos de quando a regra pode ser quebrada com o elemento centralizado.
Em algumas circunstâncias o elemento centralizado produz uma fotografia mais harmônica, mais equilibrada, mais interessante e refinada, que mesmo fora da regra dos terços, consegue atrair o olhar humano.
Entorno circular
Podemos centralizar o elemento e ainda assim criar um efeito que chama a atenção do olhar humano quando o entorno é circular ou com linha radiais.
Simetria
Quando o elemento é simétrico, isto é, possui dois lados exatamente iguais, o posicionamento centralizado também valoriza a fotografia.
Close-up
Quando uma pessoa, ou animal, está olhando de frente e o fotógrafo quer fazer um close-up, não há problema em quebrar a regra dos terços.
O close-up pode ser centralizado também caso a pessoa esteja olhando para o fotógrafo, mesmo com o rosto de lado.
Essas são algumas situações em que se pode quebrar a regra dos terços e ainda assim conseguir um registro fotográfico interessante.
Se você quiser ver mais dicas de fotografia para viagem, clique aqui.
Obrigado pela dica!! Vou praticar!