Bonde de Santos: agradável passeio pela História do Brasil
Santos é conhecido pela praia e pelo futebol, mas nesse post vamos falar sobre um passeio que quase ninguém conhece: o Bonde de Santos.
O atrativo não tenta tanta evidência na cidade, pois fica no centro histórico, longe das areias e das ondas. Porém, é muito importante na História do nosso país.
São 5 kilômetros, 1 hora de passeio e a certeza que as aulas de História seriam muito mais interessantes se fossem como no passeio do bonde.
[su_note note_color=”#F8F8F8″] Veja aqui onde se hospedar em Santos ou reserve pelo Airbnb e ganhe crédito de R$100,00.[/su_note]
Bonde de Santos
Quem contou a história do bonde de Santos foi o Vovô Sabe Tudo, um simpático senhor com uniforme de maquinista.
O vovô faz parte de um projeto muito interessante que enriquece o passeio. Trata-se de um grupo de senhores de idade que contam histórias do bonde para os passageiros.
O primeiro bonde começou a circular em 1871 e ia do centro de Santos até a Barra do Boqueirão, puxada por burros. Em 1909 passaram a ser elétricos e assim rodaram até 1971.
Como os bondes tinham horário certo para passar, casais combinavam de ‘se encontrar’ quando o bonde passava.
A mulher esperava o namorado passar de bonde na voltar do trabalho e eles rapidamente se viam.
No ano 2000 foi inaugurada a linha turística que circula no centro histórico de Santos e o bonde usado tinha as laterais abertas. Já em 2005 a cidade portuguesa do Porto doou 3 bondes e outros foram restaurados.
[su_note note_color=”#F8F8F8″] Compare aqui as locadoras para encontrar o melhor aluguel de carro para viajar por aí.[/su_note]
O trajeto do bonde de Santos
O início do trajeto é na Praça Mauá e é possível desembarcar e embarcar novamente (hop-on hop-off) em outros 3 pontos: Palácio Saturnino de Brito, Monte Serrat e Outeiro de Santa Catarina.
O bonde passa por 40 pontos de interesse cultural, turístico e cívico do centro da cidade. São prédios históricos do tempo da exportação de café, quando o porto de Santos era o motor da economia do país e imigrantes chegavam aos montes no porto de Santos.
Fonte do Itororó
[su_quote]Eu fui no Itororó beber água e não achei. Encontrei bela morena que no Itororó deixei[/su_quote]
Certamente você já ouviu essa cantiga, mas você sabia que a fonte do Itororó da música fica em Santos?
Isso mesmo, a fonte se localiza no sopé do Monte Serrat, bem próximo à entrada da estação do funicular, por onde o bonde de Santos passa.
Vale a pena visitar a fonte e se sentir parte do folclore popular.
Bonde de Santos
Ticket: R$5,00 (inteira)
Horário: 11 às 17hs
Dias: de terça a domingo e em feriados e pontos facultativos
Pontos de embarque e desembarque: Praça Mauá, Palácio Saturnino de Brito, Monte Serrat e Outeiro de Santa Catarina
Para planejar o seu roteiro em Santos, leia os outros posts aqui e para saber onde ficar, veja as opções de onde se hospedar em Santos. Os passeios, as atividades imperdíveis em Santos e região você encontra aqui.
Que legal ver um post de minha cidade natal por aqui. Eu mesmo que sou de lá, nunca escrevi sobre. Sabe como é, casa de ferreiro… Esse passeio de bonde é muito legal mesmo. Abs!
Oi Fábio, é assim mesmo, nós também precisamos visitar mais e escrever sobre as atrações da nossa cidade. Obrigado pelo comentário! Abraço