Nosso planejamento de viagem para o Atacama foi cheio de perguntas. Algumas delas foram: Onde fica o Deserto do Atacama? Em qual cidade é melhor ficar hospedado? Depois de descobrir que San Pedro de Atacama é a cidade base para os passeios, surgiram mais perguntas: Qual o aeroporto mais próximo de San Pedro de Atacama? Quais cias aéreas voam para lá? E por fim, depois de descobrir quais são as cias aéreas, a dúvida foi: Como é voar com a Sky Airlines para o Atacama?

E isso foi só uma parte das perguntas, pois não é simples planejar tudo por conta própria quando se fala em Atacama. Então, para te ajudar, vamos responder algumas das dúvidas que tivemos e que encontramos respostas, nesse e em outros posts. Por isso nos acompanhe.

Onde fica o Atacama?

O Deserto do Atacama fica ao norte do Chile, próximo ao sul da Bolívia e ao norte da Argentina. San Pedro de Atacama é a cidade base para os passeios no deserto, e a distância de San Pedro de Atacama a Santiago é de aproximadamente 1600 quilômetros.

Então, o trajeto mais comum para nós brasileiros é chegar de avião em Santiago e pegar um voo interno de Santiago para o Deserto do Atacama.

Como é voar com a Sky Airlines para o Atacama

Muitos brasileiros aproveitam a viagem ao Salar de Uyuni e entram no Atacama por terra, passando a fronteira entre a Bolívia e o Chile. Não foi o nosso caso, não dessa vez…

Já que você está planejando uma viagem ao deserto, veja indicações dos melhores hotéis no nosso post Onde ficar em San Pedro de Atacama.

Qual aeroporto mais próximo de San Pedro de Atacama?

Nessa viagem para o Chile, já tínhamos comprado a passagem para Santiago e só depois decidimos ir para o Deserto do Atacama. Por isso só depois descobrimos que San Pedro de Atacama não tem aeroporto, e que o aeroporto mais próximo é o da cidade de Calama, distante 100 quilômetros.

Sky Airlines - Calama é o aeroporto mais próximo de São Pedro de Atacama

Por isso, além da passagem, tínhamos também que ver como ir de Calama até San Pedro. Vamos por partes, pensamos. Então logo começamos a saga da pesquisa por passagens aéreas para San Pedro de Atacama.

Quais empresas aéreas voam de Santiago para Calama?

Nessa busca, encontramos duas empresas que fazem o trajeto, a Latam e a Sky Airlines. Nunca tínhamos ouvido falar dessa última, mas as passagens estavam bem mais baratas que a primeira. Então fomos investigar e não encontramos nada comprometedor, apenas algumas reclamações comuns que vemos em qualquer cia aérea.

Descobrimos que a Sky Airlines é a segunda maior cia aérea do Chile, é considerada a melhor cia aérea low cost (baixo custo) da América do Sul e que voa para 14 destinos no país e outros 6 em 3 países da América do Sul: Argentina, Peru e Uruguai.

Vamos confiar então, pensamos.

Passagens aéreas
saindo de

Quanto custa a passagem aérea da Sky Airlines

As passagens para duas pessoas, de ida e volta, de Santiago (SCL) para Calama (CJC) custaram $129,592 pesos chilenos. Isso incluiu a tarifa + imposto + despacho de 2 bagagens.

Cuidado. A Sky Airlines cobra pela bagagem despachada e para marcar o assento. Então na hora de comprar a passagem, se você quer utilizar esses serviços, precisa solicitar e pagar por eles. E fazê-lo antecipadamente sai mais barato.

Nós pagamos para marcar os assentos com antecedência, marcamos na ida e na vola, mas não conseguimos nenhum tipo de confirmação da marcação.

Se você for comprar a passagem direto no site da Sky Airlines, lembre de liberar seu cartão de crédito para uso no exterior. Depois, no canto superior direito do site da cia aérea, confira se está a bandeira do Chile, pois só assim o site permitirá a compra com cartão de crédito 😉 E aí é só emitir as passagens.

Quanto custa e como comprar a passagem aérea da Sky Airlines

Você vai receber o bilhete por e-mail, mas mesmo assim anote o código da reserva (reservation number) em outro lugar. Depois confira no site se está tudo certinho com a sua reserva e se os valores cobrados no seu cartão de crédito estão corretos.

Um dia antes do embarque confira se não teve mudanças de horário do voo, para não correr o risco de perder. O nosso não mudou, mas vai que, né.

Veja aqui onde ficar em San Pedro ou reserve pelo Airbnb e ganhe crédito de R$100,00.

Como é voar com a Sky Airlines para o Atacama

Agora sim, vamos contar como foi nossa experiência de voar com a Sky Airlines.

O voo para Calama com a Sky Airlines saiu do aeroporto internacional de Santiago (Comodoro Arturo Merino Benítez – SCL), o mesmo que chegamos indo de São Paulo para Santiago com a Latam, veja aqui.

Nós pegamos um horário muito cedo, 6h35 da manhã. Por isso acordamos às 4h e chegamos no aeroporto às 5h30. Escolhemos esse voo por conta do preço que estava em promoção, mas não recomendamos. É muito cansativo e a isso se soma a altitude para corpo se adaptar quando chega no Atacama.

 Não se esqueça de viajar tranquilo. Compare aqui seguro viagem internacional com 5% de desconto.

Check-in da Sky Airlines em Santiago e em Calama

No aeroporto de Santiago fizemos nosso check in no balcão que fica pertinho da porta de embarque, balcões do 84 ao 97, e despachamos as malas. Nos pediram apenas os passaportes para conferência e emissão do cartão de embarque.

Apesar da fila estar grande e ter apenas cinco guichês abertos, o atendimento foi rápido, em menos de 15 minutos.

O aeroporto de Calama (aeroporto internacional El Loa – CJC) é bem pequeno, tem apenas quatro balcões de check-in, mas só três estavam aberto, sendo um para atendimento preferencial.

A fila estava grande e demorou um pouco. Os assentos que tínhamos pago e marcado na hora da reserva não estavam mais disponíveis. Pelo menos eles nos colocaram em assentos mais a frente e com maior espaço, e que são mais caros.

Aqui também pediram apenas os passaportes e despachamos as malas.

Embarque da Sky Airlines

Em Santiago antes de chegar no portão de embarque passamos pelo procedimento de checagem de raio-x, igual em qualquer aeroporto. Lá dentro tem lojinhas de produtos e lembrancinhas do Chile e lanchonetes. Embarcamos e decolamos no horário que estava programado o voo.

Em Calama, o embarque fica no andar superior. Então, logo depois de subir as escadas rolantes você já passa pelo raio-x e encontra algumas lojinhas de lembrancinhas e produtos locais e lanchonetes, com valores bem elevados. Almoçamos dois sanduíches e um suco por $ 20.100 pesos. Embarcamos e decolamos no horário programado.

Como são os assentos da Sky Airlines

Para nossa alegria as aeronaves utilizadas eram modernas, Airbus A 320, nos trechos de ida e volta. Os assentos são distribuídos em 3-3, ou seja três assentos (A-B-C) – corredor – três assentos (D-E-F).

Para um voo de aproximadamente 2 horas o conforto é até que aceitável, foi bem tranquilo. Os assentos são revestidos em corino, tem um bom espaço para as pernas, para quem tem até uns 1,80m de altura.

Como são os assentos da Sky Airlines

Porém não tem ajuste no encosto da cabeça e nem aquele ajuste para evitar que a cabeça caia para o lado, quando a gente dá aquelas pescadas.

Se você viajar durante o dia, tente sentar na janela do lado direito da aeronave, poltrona F, assim você pode apreciar a paisagem da cordilheira. E na volta, sente na janela do lado esquerdo, poltrona A, pelo mesmo motivo.

Qual cia aérea voa de Santiago para o Atacama

Serviço de bordo da Sky Airlines

A Sky Airlines, por ser uma empresa de baixo custo, não oferece serviço de bordo incluso no preço da passagem, nem mesmo a água.

Mas eles tem o menu pago, com opções de salgados (sanduíches, bolinho salgado, batatinhas e sementes), doces (donnut, muffin, chocolate e alfajor) e bebidas (café, chá, refrigerantes, sucos, água, cerveja, pisco e whisky).

Serviço de bordo da Sky Airlines

Entretenimento

O voo da Sky Airlines, pelo menos esses dois que pegamos, não tinham entretenimento de bordo. A única opção é a revista de bordo Sky, que é publicada mensalmente.

Dicas para tornar seu voo ainda mais agradável

Se possível, reserve o assento da janela, assim você consegue uma melhor posição para cochilar durante o voo.

Se você é do tipo de pessoa que não dorme no voo, leve alguma coisa para te entreter. Um livro, um jogo ou música no celular (lembre que não tem carregador no voo), olhe a paisagem pela janelinha ou imprima as nossas dicas para ler no voo rsrsrs.

Evite pegar voos muito cedo, pois o cansaço pode atrapalhar seu primeiro dia de viagem. Ainda mais quando seu corpo tem que se adaptar a altitude.

Ao comprar as passagens no site da Sky Airlines, use o navegador Mozilla Firefox e limpe os caches antes. Para evitar problemas com a aprovação do cartão no site.

Como é o voo da Sky Airlines de Santiago para o Atacama

Vale a pena voar com a Sky Airlines para o Atacama?

Vale a pena sim, principalmente se você quer economizar. Apesar de ser uma empresa low cost, fomos bem atendidos, são pontuais, a aeronave era nova, limpa e o conforto de acordo com o tempo de duração do voo. E nossas malas chegaram inteirinhas.

Se essas dicas te ajudaram, deixe um comentário. Vamos ficar felizes em saber que ao compartilhar nossas experiências podemos ajudar outros viajantes. E se você tem alguma outra dica, comenta também, assim você também pode ajudar outras pessoas que chegam aqui com dúvidas.

Clique e confira todas as dicas de viagem do Chile.

Leia mais sobre o Deserto do Atacama, San Pedro do Atacama, Santiago e o projeto De Leve na Rota no blog Tá na Minha Rota. Siga também a tag #delevenarota no Instagram.

Posts relacionados

Julia Flores

Formada em Turismo e Hotelaria, com pós-graduação em Marketing Estratégico e experiência com marketing de destinos turísticos. Amo viajar, não pelos carimbos no passaporte ou pelas selfies, mas pelo o que as viagens me proporcionam. Gosto de praticar esportes, mas também adoro ficar de preguiça no sofá em dias frios ou chuvosos.

Deixe seu comentário