Water Puppet, o tradicional teatro de bonecos de Hanói

Uma das melhores maneiras de você conhecer o lugar que você está visitando é experimentando a cultura, seja através das danças típicas, da comida, da música, do teatro ou simplesmente observando com atenção tudo a sua volta.

Assim como em outros lugares, em Hanói nós buscamos entender a cultura local.

Para isso, assistimos a um espetáculo encantador, que conta a história e a cultura dos vietnamitas das áreas rurais, através de um teatro com marionetes na água.

Veja aqui onde se hospedar em Hanói ou reserve pelo Airbnb e ganhe crédito de R$100,00.

Water Puppet

O teatro, chamado Water Puppet, é uma antiga forma de entretenimento popular do país, que era realizada no início e no fim do ciclo agrícola.

É antiga, muito antiga, alguns historiadores dizem que ele surgiu no século XI, mas há indícios de que surgiu ainda antes, nos vilarejos rurais da região do delta do Rio Bac Bo, no norte do país.

Principais atrativos de Hanói Vietnã

As apresentações eram realizadas em rios, lagos e plantações de arroz, usando a correnteza para dar mais movimento aos bonecos.

Lá eram montadas as salas de manipulação (onde os artistas se escondiam, deixando apenas as marionetes visíveis) em formato de templos.

E o melhor de tudo é que ainda hoje a tradição é mantida, e também é realizada em um teatro da capital do Vietnã.

O palco e os artistas do Water Puppet

O palco do teatro na verdade é uma enorme piscina rasa, simulando os arrozais utilizados no início dessa manifestação artística.

No centro do palco fica a sala de manipulação, que é uma réplica dos teatros tradicionais.

Os artistas que manipulam as marionetes ficam dentro desta sala, atrás de uma cortina de bambus dispostos horizontalmente, para permitir a visão da piscina e para que eles possam ver a reação do público.

Roteiro em Hanói Vietnã

Ao lado esquerdo ficam os músicos percussionistas, tocando instrumentos tradicionais feitos com madeira e bambu.

Eles é quem dão ritmo e ajudam a construir as cenas.

Os bonecos e as histórias

As marionetes são feitas de madeira e pintadas a mão. Algumas possuem articulações nos braços e pernas para tornar mais real a representação da vida rural.

Atrações imperdíveis em Hanói Vietnã

Estão representados os agricultores, os pescadores, as mulheres dançarinas, as crianças, os búfalos, os peixes, os dragões, entre outros.

As marionetes representam a história, a cultura e a religião dos vietnamitas, mostrando também mitos e lendas locais.

Atrativos imperdíveis de Hanói Vietna

É impressionante a habilidade que os artistas têm de manipular as marionetes. Além disso  também são utilizados efeitos especiais para dar mais vida e ritmo às histórias, como jogo de luzes, sons, músicas, fogos de artifício e fumaças.

Atrações culturais de Hanói Vietnã

O Water Puppet é imperdível, se tivermos que sugerir apenas um passeio em Hanói, com certeza é esse.

Water Puppet

Onde: Teatro Thang Long Water Puppet, próximo ao lago Hoan Kiem (57b Đinh Tiên Hoàng).
Quando: Todos os dias da semana, às 15h30, 17h00, 18h30, 20h00 e 21h15.
Quanto: entrada entre 60.000 e 100.000 Dong (R$ 6,00 e 10,00).

Para planejar o seu roteiro no Vietnã, leia os outros posts aqui. E para saber onde ficar, veja as opções de onde se hospedar em Hanói. Os passeios, as atividades imperdíveis em Hanói e os transfers você encontra aqui.

Douglas e Julia

Bio de casal? Como assim? É que alguns textos foram escritos juntos, então aqui estamos nós. Julia é gaúcha que solta uns 'ô meu' e Douglas é paulista que manda uns 'bah tchê'. São formados em Turismo e Hotelaria com especialização em Marketing, amam viajar e criaram esse blog em 2005. Já viu, né, viagem é o assunto principal deles.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *