Começamos o segundo dia de passeio no Deserto do Atacama nas águas termais das Termas de Puritama. Spoiler: Vale a pena visitar as Termas de Puritama, ele é um oásis no deserto, com um banho quente delicioso para relaxar.

Seguindo o plano de aclimatação, escolhemos esse passeio para aumentar mais um pouquinho a altitude. Saímos de San Pedro de Atacama onde estávamos a 2.400 metros e chegamos à Termas de Puritama, que está a 3.500 metros de altitude.

Antes de conhecer as termas, veja o nosso post com dicas para escolher a melhor hospedagem na Atacama.

O caminho das Termas de Puritama

Lá pelas 8h30 da manhã chegou o nosso guia da Araya Atacama, para fazermos o passeio privativo para as Termas de Puritama. O guia foi o Oscar, super gente boa, que foi o mesmo que fez o passeio das Lagunas Escondidas com a gente.

E lá estava ele todo animado novamente para iniciarmos o passeio. E nós ainda meio sonolentos, nos acostumando com a altitude de San Pedro de Atacama. Os primeiros dias são os mais difíceis, depois você acostuma.

E você se acostuma até com as mudanças de temperatura, super quente de dia e super fria de noite.

A distância de San Pedro de Atacama até as Termas de Puritama é de 28 km, que leva menos de uma hora de carro.

termas de puritama atacama chile

As termas ficam a nordeste de San Pedro e o caminho é uma estrada reta que parecia não ter fim. Como dizem os catarinenses “segue reto toda vida”, ou adaptando à viagem: sigue recto toda la vida.

Se você quiser ir por conta própria, é só pegar a ruta 245 e depois a Ruta Guatin. É bem sinalizado, mas o endereço não é claro, não encontramos a informação de em qual quilômetro da Ruta Guatin ela está.

Aproveitamos o caminho para tirar as dúvidas de algumas curiosidades que tínhamos sobre o Atacama. Uma delas que ouvimos falar era sobre ser proibido dançar.

É proibido dançar no Atacama!!

O Oscar confirmou, disse que uma lei criada em 2001 proibe as festas em San Pedro de Atacama.

O que acontece é que os barzinhos e restaurantes tem permissão para vender comida e alguns também podem vender bebidas alcoólicas, desde que a pessoa consuma comida. Não é permitido vender apenas a bebida.

E isso aconteceu por conta da baderna que se tornou San Pedro do Atacama. Com a chegada dos muitos turistas, aumentou consideravelmente o número de pessoas embriagadas e drogadas pelas ruas da cidade.

Na mesma época, começaram a nascer, na localidade, crianças com má formação. Então, as comunidades indígenas acharam que isso era resultado da bagunça que se tornou a cidade, por causa dos bares e dos bêbados. A comunidade se reuniu e cobrou do conselho municipal uma atitude, proibindo as festas.

Hoje, praticamente todos os restaurantes tem música ambiente ou ao vivo, mas se você sentir aquela vontade de dançar, contenha-se.

Não se preocupe, você não vai preso, apenas vão chamar sua atenção. Se você insistir, será mandado embora, pois o local pode ser multado.

E o que a gente fez no caminho para as Termas de Puritama… dançamos dentro do carro, claro rsrsrs.

pode dançar no atacama termas de puritama

Ah, lembre também que é proibido consumir bebidas alcoólicas na rua. Você pode ter que pagar uma multa ou até mesmo ir preso.

A entrada nas Termas de Puritama

Fomos os primeiros a chegar em Termas de Puritama. Como faltavam alguns minutos para abrir, aproveitamos para tirar algumas fotos da paisagem, pois o que não falta no Atacama são paisagens bonitas.

principais passeios do atacama termas de puritama

E então o Oscar nos mostrou uma planta rasteira, meio arredondada, cheio de espinhos e perguntou:

  • Vocês conhecem essa planta?

  • Não, nunca vimos.

  • Essa é uma planta comum dessa região do deserto. Popularmente é conhecida como “almohada o cojín de la suegra”, que em português quer dizer “travesseiro ou almofada da sogra”.

  • Sério? (achando que ele tava tirando uma com a nossa cara).

  • Sim. Então ele chamou o cara da guarita das Termas de Puritama, perguntou o nome da planta e ele confirmou.

Imagino que os chilenos não são muito fãs das sogras rsrsrs

Quanto custa a entrada? O preço das Termas é 15.000 pesos por pessoa, e o pagamento é feito nessa guarita, que fica distante das termas, na parte alta da propriedade.

O horário de abertura é às 9h15, mas abriram um pouquinho antes para nós. Importante observar que o horário de funcionamento das termas muda conforme a época do ano.

onde fica termas de puritama

De carro descemos um bom trecho, margeando pela estrada de terra a encosta, que permite uma vista impressionante. As termas ficam lá embaixo, dentro do cânion.

Só algumas agências tem permissão para chegar até o estacionamento mais próximo das Termas de Puritama, e a Araya Atacama é uma delas.

Como chegar em termas de puritama

As outras agências e carros particulares tem que estacionar lá em cima, e você tem que descer a pé. É um trecho grandinho, na descida ainda vai, mas na volta não é legal. Leve isso em consideração quando for contratar uma agência no Atacama.

As Termas de Puritama

Você sabe o que significa Puritama? Significa simplesmente água quente, puri “água” e tama “quente”.

As Termas de Puritama estão em uma reserva privada, de propriedade da comunidade indígena local. Porém, o espaço das termas é administrado pelo hotel de luxo Explora Atacama.

Por isso, a primeira piscina é de uso exclusivo do hotel. As outras sete são abertas ao público, através do pagamento da taxa de entrada, e esse valor é repassado para a comunidade.

Explora Atacama termas de puritama

Piscina exclusiva do hotel Explora Atacama

As termas naturais são águas do rio Puritama, que cruzam a reserva por dentro de um cânion. Essas águas tem uma alta concentração de minerais, são 14 no total com maior concentração de sódio, magnésio, cálcio, lítio, boro e outros elementos.

Grávida pode entrar nas termas? Não, por dois motivos: a água quente e os minerais em alta concentração podem prejudicar o bebê.

Grávida pode entrar nas termas de puritama

São oito piscinas naturais, rodeadas por belos rabos de raposas, como são chamadas as plantas que ficam ao redor. Algumas piscinas têm temperaturas acima dos 35ºC e ela vai diminuindo da primeira, em torno de 38ºC, até a última, em torno de 28ºC.

A paisagem é muito bonita e o lugar tem uma infraestrutura muito boa. É um passeio que merece uma visita com certeza.

A estrutura das termas

As Termas de Puritama são muito bem estruturadas, com banheiros masculinos e femininos, chuveiros, armários para guardar pertences (mas precisa levar seu cadeado), espaço com mesas para piqueniques e caminhos de madeira entre as piscinas.

Como é a estrutura de termas de puritama

Não tem restaurante nem lanchonete, então, se sua agência não oferece coquetel, leve seu lanche. Lembre-se de comer somente na área onde estão as mesas.

Não estive em muitas termas, mas essa foi a que mais surpreendeu com a organização, estrutura e beleza.

A águas termais de Puritama

Água quentinha em meio a um cenário lindo. Tem como não ser bom?

As piscinas estão posicionadas como se fossem degraus, então entre elas têm uma diferença de altura. Por isso algumas piscinas tem uma queda d´água que dá para entrar em baixo e receber uma massagem nos ombros. É tudo o que a gente precisava.

águas termais de termas de puritama

A segunda piscina é mais extensa e estreita, parece um rio. As outras são mais arredondadas, como um poço. Todas são rasas, até para crianças.

O que fazer em termas de puritama

As piscinas tem borda feita especialmente para encaixar o corpo e ficar flutuando, relaxando, na paz.

A melhor época para visitar as termas não é o inverno tá. Isso porque fora da água é frio e o choque térmico vai te fazer ficar arrependido. Dá pra deixar a toalha por perto, sair da água e já se cobrir. Se você tiver um roupão de banho, muito melhor.

Quando ir nas termas de Puritama atacama

No inverno, tente ir mais próximo do meio dia, pois as termas ficam dentro do cânion e no começo da tarde já não bate mais sol.

Que roupa vestir nas Termas de Puritama

No caminho nós fomos com roupa normal, com a roupa de banho por baixo para não perder tempo trocando. Calça, camisa de manga longa, um casaco/colete e tênis. Era final de março, não estava muito frio. Leve outra blusa e deixe no carro para garantir.

Levamos chinelos para usar no caminho entre uma piscina e outra. Mas tome cuidado, pois o deck de madeira fica molhado perto das piscinas e pode ficar escorregadio. Leve também roupas íntimas para vestir depois que sair das termas. Não se esqueça da muda seca para voltar.

Como é termas de Puritama no Atacama

E também lembre de levar boné/chapéu e toalhas de banho. Nós não levamos, pois a agência Araya oferece aos seus clientes.

Coquetel nas Termas de Puritama

Depois de relaxar nas águas termais, nosso guia Oscar preparou uma mesa linda com um coquetel pra nós. Afinal de contas, entrar na água dá muita fome, né.

Coquetel nas Termas de Puritama

Sentamos à mesa e aproveitamos o calor gostoso do sol para secar o corpo.

Durante o coquetel apareceram alguns animais silvestres, que chegaram bem perto de onde estávamos.

Então, ficaram um tempo observando e foram embora. Devem ter ficado bravos que estávamos usando as piscinas termais deles…

Paisagem de termas de puritama

Achou o bichinho 😀 Essas plantas ao lado dele são as almofadas da sogra 😛

No caminho de volta paramos na estrada para fazer mais umas fotos. Não tem como se controlar, as paisagens aqui são surreais. Esteja sempre com a câmera preparada, com o sorriso no rosto, pronto pra foto.

No caminho para as termas de puritama

Pula aí … a gente tá no Atacama … De Leve Na Rota

Importante saber

Entrada: 15.000 pesos/por pessoa. Maiores de 60 anos, 5.000 pesos/por pessoa. Crianças de 3 a 12 anos, 7.000 pesos/por pessoa. De segunda à sexta (exceto feriados), depois das 14h, 9.000 pesos/por pessoa.
Horário: Todos os dias, das 9h15 às 17h30 (horário pode mudar e pode fechar dependendo da condição climática).
Como chegar: Contrate uma agência. Caso você prefira alugar um carro, siga na direção noroeste pela Ruta B 245, mantenha-se a direita na bifurcação para pegar a Ruta Guatin, o caminho que vai para o Geyser del Tatio.
Tempo aproximado de visita: 2 horas.
Melhor horário para visitar: de manhã.

Não esqueça de reservar com antecedência o seu transfer ou alugar um carro, fazer seu seguro viagem (pelo link tem 5% de desconto) e reservar a sua hospedagem. Lembre que o Atacama é um destino muito visitado, então programe-se.

Então é isso, pessoal! Sigam nossas redes sociais (Instagram e Facebook) e nosso canal no YouTube.

Até a próxima!

Bjs,
Julia

termas de puritama

Para salvar no Pinterest 😉

Mais sobre o Atacama e o projeto De Leve na Rota no blog Tá na Minha Rota. Siga também a tag #delevenarota no Instagram.

Posts relacionados

Julia Flores

Formada em Turismo e Hotelaria, com pós-graduação em Marketing Estratégico e experiência com marketing de destinos turísticos. Amo viajar, não pelos carimbos no passaporte ou pelas selfies, mas pelo o que as viagens me proporcionam. Gosto de praticar esportes, mas também adoro ficar de preguiça no sofá em dias frios ou chuvosos.

Deixe seu comentário