Instalação do sistema de energia para campervan – Conversão da doblo motorhome

Toda casa precisa de energia elétrica, né? Então hoje vamos contar como fazer a instalação do sistema de energia para campervan. Ou pelo menos mostrar como nós fizemos.

Antes de tudo, fomos até a loja da Leroy Merlin para comprar todo o material que iríamos utilizar. Mas como não somos especialistas no assunto, consultamos antes um eletricista e lá na loja contamos com a ajuda de um profissional para escolher cada material.

Nossa lista foi:

  • 08 metros de cabo flex de 25.0mm²
  • 10 metros de cabo pp flex 2×2.5mm²
  • 01 Inversor 12vdc 110vac 1000w
  • 03 conjuntos macho/femea 2 pinos
  • 01 adaptador multiplo com 4 tomadas e 2 entradas USB (Power Cubo)
  • 02 grampos de aterramento de cobre 5/8″
  • 01 metro cabo flex 4.0mm² preto
  • 01 metro cabo flex 4.0mm² azul
  • 03 metros cordão paral 2×0.50mm²
  • 02 terminais de compressão 25mm M6
  • 01 cabo bateria 600 amp auto 2.5m

Fora da Leroy Merlin compramos apenas a bateria estacionaria de 115ah (Freedom DF2000) e a fonte automotiva Stetsom 40a bivolt.

Essa é a lista de quais equipamentos são necessários para um projeto de energia para camper básico, sem placa solar.

Instalação do sistema de energia para campervan

Agora sim, prontos para o nosso passo a passo para fazer o sistema de eletricidade, que serve também para kombihome e outros veículos convertidos em camper.

Construímos uma caixa de madeira com caibros, MDF e pinus para colocar a bateria estacionária, a fonte automotiva e o inversor de energia. No vídeo abaixo você pode ver como montamos ela.

A bateria estacionária tem duas formas de alimentação, uma é através do alternador do carro e a outra é plugando a bateria em uma tomada, por isso instalamos a fonte automotiva, para converter a energia de 110 ou 220 para os 12 volts da bateria estacionária..

Bateria estacionária

Talvez você esteja se perguntando por que ter uma bateria estacionária se o carro já tem uma bateria? Essa pergunta faz sentido. Eu pelo menos não tinha entendido até me aprofundar na pesquisa de conversão de campervan.

A bateria do carro, ou bateria automotiva, não vamos usar para dar energia na parte da casa, pois corremos o risco de descarregar ela toda e não conseguir dar a partida no carro depois.

E sem falar que a bateria automotiva não tem tanta energia necessária para os equipamentos da casinha.

A bateria estacionária emite ciclos de descarga profundos, ideal para carregar baterias de celulares, fornecer energia para computador, geladeira e outros utensílios de um motorhome. Enquanto que a bateria do carro fornece uma grande corrente em curto período, para ligar o motor de arranque do carro.

Sistema de energia para campervan - bateria estacionária

Para os nossos equipamentos, 104ah parece ser suficiente para 2 ou 3 dias de uso. Mas dependendo da sua demanda por energia, talvez seja melhor ter uma de maior capacidade, ou ter 2 baterias.

Fonte automotiva

A bateria estacionária é de 12v e, como a tomada de energia das casas são de 110v ou 220v, para carregá-la usamos essa fonte automotiva para transformar a tensão dessa tomada de 110v ou 220v em 12v e carregar a bateria.

Sistema de energia para campervan - fonte automotiva

Nós escolhemos uma de 40 amperes, mas se você preferir carregar mais rapidamente a bateria estacionária, pode escolher uma fonte de 60 amperes ou mais.

Inversor de energia de 1000w

Mas não é só isso!!! Depois, para transformar essa energia de 12v da bateria estacionária em energia de 110v é necessário um inversor. Ah, se você for viajar pela América do Sul, utilize um inversor de 220v que é mais útil se você precisar comprar algum equipamento eletrônico pelo caminho.

No inversor tem duas tomadas e uma saída USB, onde você pode plugar os seus equipamentos. Nós usamos as tomadas com uma extensão, para levar a energia até o meio da ‘casa’.

Sistema de energia para campervan - inversor de energia

Por não termos muitos equipamentos de alta potência, escolhemos um inversor de 1000w. Para eletrônicos como forno de microondas, secador de cabelo e outros de alta potência, é mais indicado usar um inversor mais forte, de 2000w.

Ligando os fios

Nós somos metidos a fazer quase tudo. Veja bem… quase tudo.

Mas em se tratando de energia elétrica, por mais simples que parece, preferimos contratar um profissional para nos ajudar a montar tudo certinho e evitar acidentes.

No vídeo abaixo você pode ver como foram feitas as ligações.

E é isso pessoal! Parece simples mas foram alguns dias pra deixar tudo prontinho.

Leia também os outros posts da conversão da doblo motorhome.

Assista aqui o vídeo sobre a instalação do sistema de energia da campervan. Aproveita para seguir o canal 🙂

Planeje a sua viagem

Está gostando da nossa viagem de carro pela América do Sul? Então use nossos links para reservar as suas viagens. O valor não muda para você e a comissão que ganhamos é bem pequena, o preço de um cafezinho que você toma enquanto está lendo e se divertindo com o diário da viagem e as nossas dicas.

Hospedagem: Booking.com ou Airbnb (Airbnb com desconto de R$ 130,00 na primeira hospedagem e R$ 49,00 em uma experiência)
Seguro Viagem: Seguros Promo (com 5% de desconto)
Passagens Aéreas: Passagens Promo
Aluguel de carro: Rentcars
Transfers: Viator
Passeios: ViatorTiqetsTourOn e Get Your Guide
Transferência online de dinheiro para o exterior: Transfer Wise

Agradecimentos aos nossos apoiadores dessa viagem:

Veja mais sobre o assunto navegando pela categoria

Julia Flores

Julia Flores

Formada em Turismo e Hotelaria, com pós-graduação em Marketing Estratégico e experiência com marketing de destinos turísticos. Amo viajar, não pelos carimbos no passaporte ou pelas selfies, mas pelo o que as viagens me proporcionam. Gosto de praticar esportes, mas também adoro ficar de preguiça no sofá em dias frios ou chuvosos.

Um comentário em “Instalação do sistema de energia para campervan – Conversão da doblo motorhome

  • Avatar
    21/02/2020 em 17:32
    Permalink

    Preciso muito de uma bateria estacionária, obrigada pelas dicas!!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *