Diário Brasil

Diário Rio – Dia 3 – Pão de Açúcar e pôr do sol no Arpoador

Continuamos o 3º dia do tour pelo Rio de Janeiro (a primeira parte você encontra aqui).

Ônibus de Copacabana à Urca

Fomos andando pelas ruas de Copacabana até o ponto de ônibus na Avenida Nossa Senhora de Copacabana e esperamos o ônibus 511.

Esperamos mais de 20 minutos e nada do tal ônibus passar. Passaram uns dez ônibus por minuto, menos o nosso.

Quando começamos a ficar na dúvida se era o ponto certo, para nossa alegria o ônibus 511 apareceu. Pagamos R$2,85 cada e em 20 minutos chegamos na Urca.

Um detalhe, o ônibus não pára em frente a estação do bondinho. Você tem que descer uns 200 metro antes porque ele dobra uma esquina e vai para outra direção. Ainda bem que o motorista avisa.

[su_note note_color=”#F8F8F8″] Veja aqui onde ficar no Rio de Janeiro ou reserve pelo Airbnb e ganhe crédito de R$100,00.[/su_note]

Bondinho do Pão de Açúcar

Enfim, estávamos na Urca, no Bondinho do Pão de Açúcar, um dos bondinhos mais famosos do mundo (que está comemorando 100 anos de existência!).

O ingresso custa R$53,00 e a fila até que não estava grande. Cabem 65 pessoas em cada bondinho, que parte a cada 20 minutos.

O passeio é muito tranquilo e, ao contrário do que pensávamos, o bondinho não balança no trajeto, apenas nas estações durante o embarque e desembarque.

Estação Morro da Urca

A primeira parada é na estação do Morro da Urca. Até aqui subimos 220 metros do nível do mar.

A paisagem é incrível, as praias, a cidade, os morros ao redor, tudo muito encantador.

Principais atrativos turísticos do Rio de Janeiro
Vista da Baia de Guanabara, a partir do Morro da Urca

Nesta estação há uma pequena “passarela verde” entre as árvores, para observação da fauna e da flora.

Há também o Cocuruto, que é um museu que conta a história do bondinho, através de vídeos e painéis.

A estação conta ainda com lanchonetes, restaurante e lojas que é chamado de espaço Baía de Guanabara.

[ppromo_passagens origin=”RG_BRASIL” destination=”RIO” limit=”2″ header_text=”Passagem aérea em promoção” tags=”diarioriodejaneiro3″ /]

Roteiro de 5 dias no Rio de Janeiro
Na estação Morro da Urca

Depois de algumas fotos, entramos na fila para pegar outro bondinho. Apesar das filas serem grandes, não demora muito para embarcar.

Estação Pão de Açúcar

Subimos para a outra estação, que é a do Pão de Açúcar, a uma altura de 396 metros do nível do mar.

Aqui a paisagem ficou ainda mais bela, realmente impressionante.

Nesta estação há uma loja de souvenires do Brasil, uma lanchonete e vários pontos para observar a cidade e fotografar. Além de muitos gringos…

E o que mais escutamos foi “pode tirar uma foto nossa?”, em português, espanhol e inglês.

Lugares incríveis do Rio de Janeiro
Vista do Cristo Redentor, a partir do Pão de Açúcar

Depois de muitas fotos, resolvemos voltar, pois ainda queríamos ver o por do sol na Praia do Arpoador.

Voltamos para a fila para pegar o bondinho quando percebemos que estávamos na 4ª estação e ficamos pensando, como assim?

Resolvemos perguntar para o funcionário que estava controlando a catraca, por que essa era a 4ª estação, e adivinha qual e como foi a resposta…

– Porque tem 4 estações.

Indignados com a forma como ele respondeu, nem conseguimos assimilar a resposta.

– Em qual estação você embarcou?

– Lá embaixo na Praia vermelha.

– Então… 1, 2, 3 e 4

Ele respondeu sem nem olhar para nós, enquanto continuava a andar em direção ao bebedouro.

Olhamo-nos e comentamos “assim que é o atendimento ao turista na cidade mais turística do Brasil…”

Pensamos um pouco e lembramos que na estação do morro da Urca desembarcamos em uma estação e embarcamos em outra do outro lado. Portanto, a estação 2 e 3 ficam no mesmo morro, não é uma estação só.

Enfim, o bom atendimento, a simpatia e a prestatividade mandaram lembranças novamente.

[su_note note_color=”#F8F8F8″] Leia também: Onde ficar no Rio de Janeiro | Como é o ano novo em Copacabana[/su_note]

De volta à Urca

O bondinho chegou e lá fomos nós descer para o morro da Urca.

Vimos o outro lado, que não tínhamos visto na subida. Aqui há também um anfiteatro, onde acontecem vários eventos corporativos e abertos ao público, uma discoteca (para eventos noturnos), uma praça em homenagem ao Engenheiro Augusto Ramos, a Praça dos bondes e um Heliponto para fazer o passeio de helicóptero pelo Rio de Janeiro.

Passeio de helicóptero no Rio de Janeiro
Heliponto no Morro da Urca (o Cristo Redentor ao fundo)

Pegamos novamente o bonde para a estação da Praia Vermelha. Na saída precisávamos perguntar onde e qual ônibus deveríamos pegar para ir ao Arpoador.

Vistas incríveis do Rio de Janeiro
Vista da Praia Vermelha, Urca

Já com receio de perguntar e receber uma resposta atravessada de novo, perguntamos ao segurança do bondinho. Ele não sabia, mas para nossa surpresa nos atendeu bem e perguntou a um colega pelo rádio, para nos passar a informação correta.

Ufa… Começamos a achar que o Rio de Janeiro tem salvação, mas ainda há muito trabalho a ser feito. Que os órgãos de turismo fiquem muito atentos a este quesito também.

Da Urca ao por do sol no Arpoador

Esperamos o ônibus 512 para ir da Urca ao Arpoador. De novo demorou uns 20 minutos.

Enquanto esperávamos ligamos para nossa amiga Dete para combinar de nos encontrarmos, mas infelizmente não conseguimos, acabamos indo sem ela.

Na hora de fotografar o pôr do sol no Arpoador, uma mulher entrou na foto de surpresa ao lado da Jú e ficou fazendo pose.

Onde ver o por do sol no Rio de Janeiro
Ops, tem penetra na foto do pôr-do-sol no Arpoador

Como o sol já estava quase sumindo, tirei a foto com a mulher junto.

Hahaha a gente atrai malucos de todos os tipos…

A mulher só foi embora quando mostramos a foto e dissemos que ela estava bonita na foto…

Lugares imperdíveis do Rio de Janeiro
Pôr-do-sol no Arpoador

Depois do espetáculo do pôr do sol no Arpoador, pegamos o metrô linha 1 na Praça General Osório até a estação Glória (custou R$ 3,20 para cada), bem pertinho do hostel.

Como estávamos muito cansados resolvemos jantar antes de voltar para o hostel, pois depois de entrar no quarto seria muito difícil ter vontade de sair.

Achamos uma lanchonete chamada Mega Matte, que serve salgados, doces, sucos e açaí. Achamos um pouco caro, mas estava bom. Foram dois salgados e dois açaís pequenos por R$ 19,00.

E assim terminou mais um dia no Rio de Janeiro.

Ah, não trocaram nosso quarto lá no hostel não.

Site: http://www.bondinho.com.br/
Horário de funcionamento: 8h às 19:50h.
Entrada: Adultos – R$ 53,00 | Crianças de 6 a 12 anos – R$ 26,00 |Crianças abaixo de 6 anos – Grátis | Idosos, portadores de necessidades especiais e estudantes com carteirinha – R$26,00

Para planejar o seu roteiro no Rio de Janeiro, leia os outros posts aqui. E para saber onde ficar, veja as opções de onde se hospedar no Rio de Janeiro. Os passeios, as atividades imperdíveis e os transfers você encontra aqui.

Douglas e Julia

Bio de casal? Como assim? É que alguns textos foram escritos juntos, então aqui estamos nós. Julia é gaúcha que solta uns 'ô meu' e Douglas é paulista que manda uns 'bah tchê'. São formados em Turismo e Hotelaria com especialização em Marketing, amam viajar e criaram esse blog em 2005. Já viu, né, viagem é o assunto principal deles.