Hoje o dia amanheceu nublado, de novo.

Conversamos com São Pedro e pedimos para ele segurar mais um pouco a chuva, pelo menos durante os dias que estivermos no Rio de Janeiro.

É dia de conhecer o Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Tínhamos marcado de nos encontrar com nossa amiga Dete às 9 horas, na entrada das tartarugas.

Esquecemos a caneta para fazer as anotações (sim, com toda a tecnologia nós ainda preferimos anotar tudo em um papel). A sorte é que nos semáforos vende-se de tudo. Encontramos um vendedor de rua que tinha vários tipos de canetas e lápis. 2 canetas por R$ 1,00, naquele momento foi a nossa salvação. Depois nós vimos que a caneta tinha um calendário… de 2008…

Enfim, saímos correndo para o portão 1008 da Rua Jardim Botânico e perguntamos para um guarda que estava na entrada se era ali o Lago das Tartarugas.

Corremos como se estivéssemos no The Amazing Race, pois já estávamos muito atrasados, e a Dete com muita paciência estava nos esperando no banquinho.

Corremos para o abraço, afinal já nos conhecíamos virtualmente há muitos anos, antes mesmo do nosso mochilão na Ásia de 2007, mas nunca tínhamos nos encontrado pessoalmente.

Jardim Botânico

Fomos para a bilheteria comprar os ingressos, mas a Dete insistiu em pagar nossa entrada.

Com os bilhetes em mãos e com nossa amiga que seria nossa guia durante o passeio, passamos pelo centro de visitantes para pegar nosso mapa guia de visitação.

Principais pontos Turísticos do Rio de Janeiro

Fomos andando e a Dete nos foi apresentando o Jardim Botânico. Passamos pela cascata, Gruta Karl Glasl (mirante), Lago e Cômoro Frei Leandro, Árvore do Viajante, Chafariz das Musas, Caminho das Palmeiras Imperiais, busto Barbosa Rodrigues, roseiral Pedro Cachimbo e a “árvore da Dete”.

Lugares imperdíveis para visitar no Rio de Janeiro

Lago Frei Leandro e Deusa Tétis

Essa é uma árvore com a qual a Dete se identifica. Conhecida como ‘árvore de papel’ e Dete a considera sua amiga alma gêmea.

Jardim botânico do Rio vale a pena visitar

Árvore de papel

Um jardineiro estava inconformado com a atitude de uma pessoa que arrancou uma belíssima flor e depois jogou no chão.

Ele repetia que a flor estava tão linda lá no jardim e perguntava por que alguém faz algo assim, tão egoísta.

– Quem entende essas pessoas? Por que arrancar a flor ao invés de deixar que ela seja vista por outras pessoas?

Roteiro de 4 das no Rio de Janeiro

Julia e Dete na “Árvore da Dete”, Jardim Botânico

Sentamos em um dos bancos do Jardim Japonês para descansar e conversar. Encontramos alguns sagüis pulando pelas árvores e o canto dos pássaros foi constante durante todo o passeio.

Enfim, o Jardim Botânico é uma ótima opção de passeio, com amigos, com namorado(a), com família. É ótimo para fotografar, filmar ou simplesmente observar.

Roteiro de tour pelo Rio de Janeiro

Caminho das Palmeiras Imperiais

Copacabana

Voltamos para Copacabana para almoçar e logo depois São Pedro ouviu nosso pedido e o tempo abriu.

Ficou com um super céu azul e resolvemos aproveitar para visitar o Pão de Açúcar, já que São Pedro estava ajudando era melhor não dar bobeira.

A Dete nos levou até a praia de Copacabana, aproveitamos para dar um “oi” para o mar lá do calçadão mesmo e passamos em frente ao hotel Copacabana Palace.

Onde ficar hospedado no Rio de Janeiro

Hotel Copacabana Palace

Mas sobre o Pão de açúcar nós vamos contar amanhã.

Dete, muito obrigada pelo passeio e pela companhia!

Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Site: www.jbrj.gov.br
Horário de funcionamento: segunda das 12h às 17h e de terça a domingo das 8h às 17h.
Entrada: R$ 15,00. Até 7 anos é gratuito.

Para planejar o seu roteiro no Rio de Janeiro, leia os outros posts aqui. E para saber onde ficar, veja as opções de onde se hospedar no Rio de Janeiro. Os passeios, as atividades imperdíveis e os transfers você encontra aqui.

Douglas e Julia

Bio de casal? Como assim? É que alguns textos foram escritos juntos, então aqui estamos nós. Julia é gaúcha que solta uns 'ô meu' e Douglas é paulista que manda uns 'bah tchê'. São formados em Turismo e Hotelaria com especialização em Marketing, amam viajar e criaram esse blog em 2005. Já viu, né, viagem é o assunto principal deles.

4 comentários em “Diário Rio – Dia 3 – Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Deixe seu comentário