Perfil dos Mochileiros Brasileiros – última parte

Hoje concluímos os gráficos da pesquisa aplicada entre o período de outubro de 2011 a janeiro de 2012.

Considerando o universo de mochileiros brasileiros sendo maior do que 100 mil pessoas e a margem de erro entre 4% e 5%, a amostra da pesquisa foi de 550 pessoas que viajam de mochilão.

Utilizamos um questionário online, com perguntas de múltiplas escolhas, que foi divulgado no blog, nas redes sociais e no site Mochileiros.com.

Veja aqui
Opções de hotéis em todos os destinos | Opções de Airbnb (ganhe crédito de R$100,00).

Além do objetivo de conhecer o perfil dos mochileiros brasileiros, o estudo pretende investigar futuramente as diferenças entre estes e os estrangeiros, além de retratar também os nichos específicos (com características diferentes) dentro deste segmento de viajantes.

Os gráficos desta pesquisa tabulados anteriormente podem ser conferidos aqui: primeira partesegunda parte e terceira parte.

Os países mais visitados pelos mochileiros brasileiros

Os países mais visitados pelos mochileiros brasileiros

16 países foram visitados por mais de 10% dos entrevistados. Os cinco mais visitados são países da América do Sul. A Argentina foi visitada por 46% dos entrevistados. Em seguida vem o Chile (32,8%), Peru (27,7%), Bolívia (25,4%) e Uruguai (23,6%).

O segundo continente mais visitado é a Europa e a preferência é pela França (visitada por 22,82% dos entrevistados). Em seguida vem Itália (18,29%), Espanha (17,93%) e Inglaterra (17,21%).

Na América do Norte a principal opção do viajantes é Estados Unidos da América, que foi visitada por 14,5% do mochileiros brasileiros.

Veja aqui

Mochileiros brasileiros nas Américas

Mochileiros brasileiros nas Américas

62,5% já viajaram pelas Américas, sendo os países da América do Sul os mais visitados.

Já a América Central e Caribe são pouco visitados pelos mochileiros.

Mochileiros brasileiros na Europa

Mochileiros brasileiros na Europa

32,1% dos entrevistados já viajaram pela Europa, sendo que 22,8% destes viajantes optaram pela França.

18% já viajaram pela Itália e Espanha e 17,2% pela Inglaterra.

Outros países bastante visitados são Holanda (16,5%), Alemanha (15,2%), Portugal (13,4%) e Bélgica (11,4%).

Mochileiros brasileiros na Ásia

Mochileiros brasileiros na Ásia

A Ásia foi visitada por 7,4% dos entrevistados e o país mais visitado foi a Tailândia (4%).

A Índia (2,5%), a Indonésia (2,3%), a China (2%), o Camboja (2%), Cingapura (2%) e Malásia (2%) completam a lista dos mais visitados neste continente.

Quanto ao Oriente Médio, 4,5% dos mochileiros já visitaram a região e o país mais visitado foi Israel com 2,7%.

Outros 2% visitaram a Jordânia, 1,6% foram para o Egito e 1,3% para a Turquia.

Veja aqui
Comparação de locadoras para encontrar o melhor aluguel de carro para viajar por aí.

Mochileiros brasileiros na África e Oceania

Mochileiros brasileiros na África e Oceania

O continente africano foi a opção de 6,5% dos entrevistados, sendo que 2,7% visitaram a África do Sul, 2,1% visitaram o Egito e 1,8% visitaram o Marrocos.

Viajaram para a Oceania 5,2% dos mochileiros, 4,5% foram para Nova Zelândia, 3,8% visitaram a Austrália e menos de 0,3% foram para outros países.

Mochileiros brasileiros no Brasil

Mochileiros brasileiros no Brasil

26% dos entrevistados ainda não realizaram mochilão pelo Brasil. O restante (74%) visitaram principalmente as regiões Sul e Sudeste. Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais são os grandes destaques.

Ao analisarmos os estados por regiões, na região Norte os mochileiros visitaram principalmente o Amazônas (9,4%), Pará (8,3%) e Tocantins (8%).

No Nordeste o principal destino visitado foi a Bahia (34,2%). Se destacam o Rio Grande do Norte e Pernambuco com 17,7% cada e o Ceará com 16,8%.

Na região Centro-Oeste, 15,4% dos mochileiros já viajou para Goiás, 10,5% para o Mato Grosso do Sul e 9,8% para o Distrito Federal.

No Sudeste, Rio de Janeiro (40,6%), São Paulo (39,7%) e Minas Gerais (37,3%), foram os destinos para onde os mochileiros mais viajaram.

Na região Sul, os três estados são também muito escolhidos pelos mochileiros. Santa Catarina foi visitado por 29,3% dos mochileiros, Paraná por 27,7% e Rio Grande do Sul por 21,5%.

Os autores permitem o uso dos dados, desde que citada a fonte: Douglas Sawaki e Júlia Sawaki, autores do Blog Me Leva de Leve.

_____

Assim concluímos a publicação dos dados da pesquisa de perfil dos mochileiros brasileiros. Agradecemos a todos que apoiaram na divulgação e que responderam ao questionário.

Esperamos que esses dados sejam úteis para o desenvolvimento do turismo backpacker no Brasil.

Veja mais sobre o assunto navegando pela categoria

Douglas e Julia

Douglas e Julia

Bio de casal? Como assim? É que alguns textos foram escritos juntos, então aqui estamos nós. Julia é gaúcha que solta uns 'ô meu' e Douglas é paulista que manda uns 'bah tchê'. São formados em Turismo e Hotelaria com especialização em Marketing, amam viajar e criaram esse blog em 2005. Já viu, né, viagem é o assunto principal deles.

2 comentários em “Perfil dos Mochileiros Brasileiros – última parte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *