Perfil dos mochileiros brasileiros – parte 2

Hoje continuaremos a publicar os resultados da pesquisa de perfil dos mochileiros brasileiros. 550 pessoas foram entrevistadas, com apoio do Mochileiros.com. Essa é a segunda parte, a primeira você pode conferir aqui.

Neste post mostramos um pouco das motivações de viagem dos mochileiros e ainda há muitos dados por vir.

Motivação para mochilar

Perfil do segmento mochileiro

Os sete primeiros itens do gráfico acima mostram que os mochileiros brasileiros buscam atividades que acrescentem algo positivo a eles mesmos.

Podem ser experiências inusitadas, realidades diferentes do cotidiano e autenticidade cultural. Enfim, atividades que geram boas histórias para contar.

Veja aqui
Opções de hotéis em todos os destinos | Opções de Airbnb (ganhe crédito de R$100,00).

Ou então experiências que propiciam o desenvolvimento pessoal, seja pela mudança de atitude ou pela busca de respostas existenciais.

Os outros itens mostram que não fazer nada não é uma das características dos mochileiros brasileiros. Eles buscam descansar a mente para retornar ao cotidiano, mas realizando atividades descompromissadas ou passatempos.

Outros motivos para fazer mochilão

 motivos para fazer mochilão

O segundo gráfico mostra um pouco da atitude dos mochileiros brasileiros.

A imensa maioria é auto-confiante para explorar destinos exóticos. E gostam de interagir, tanto com outros viajantes quanto com a população local, pois são culturalmente curiosos.

Veja aqui

A imensa maioria tem itinerário flexível e muda as atividades programadas conforme a indicação dos novos amigos de viagem.

Os mochileiros brasileiros também realizam viagens de múltiplos destinos e encaram os deslocamentos entre esses destinos como parte da experiência da viagem.

Preferência na escolha do destino

Preferência dos mochileiros na escolha do destino

Para onde os mochileiros brasileiros vão?

A pesquisa de perfil dos mochileiros mostra que montanhas, pequenas cidades e as praias são a preferência dos mochileiros.

Mas 68% também gostam das cidades grandes, devido às possibilidades de turismo histórico e cultural.

O que gosta de ver e fazer quando viaja

O que os mochileiros gostam de ver e fazer quando viaja

Fazer compras se destaca como atividade dos mochileiros brasileiros, apesar de ser senso comum que viajar de mochilão tem limitações com relação ao transporte das compras.

Nota-se que mais de 60% dos mochileiros brasileiros gosta de assistir, ouvir ou aprender músicas e danças típicas dos lugares visitados. Isso mostra a busca por atrativos culturais.

A vida noturna também é muito procurada por eles, assim como os esportes de aventura.

Veja aqui
Comparação de locadoras para encontrar o melhor aluguel de carro para viajar por aí.

Porém percebe-se que uma parcela considerável (37%) não é motivada por atividades de aventura, o que não confirma a imagem de que todos os mochileiros são aventureiros.

A única unanimidade é a motivação de viagem para conhecer atrativos históricos e culturais.

Sobre os serviços durante a viagem

Sobre os serviços durante a viagem

O perfil de consumo de serviços mostra que há uma parcela considerável de mochileiros que não são econômicos, como é de senso comum.

Cerca de 20% gosta de lugares exclusivos, mesmo que sejam mais caros. Além disso não dispensam voos diretos, também mais caros do que os voos com conexão.

Um dado que chamou a atenção é que apesar de ser um viajante independente, os mochileiros não dispensam a segurança oferecida pelos serviços turísticos.

Isso mostra que o mercado mochileiro tem grande propensão de consumo na cadeia turística.

Sobre a escolha dos restaurantes

Sobre a escolha dos restaurantes para mochileiros

Para finalizar esta etapa dos resultados do perfil dos mochileiros brasileiros, mostramos dados sobre os serviços de alimentação.

Apesar da imensa maioria preferir restaurantes voltados à população local, cerca de 40% não dispensam a utilização de restaurantes turísticos e 20% gostam de restaurantes exclusivos.

Esses dados mostram que o mercado backpacker tem grande potencial no Brasil.

Os autores permitem o uso dos dados, desde que citada a fonte (Douglas Sawaki e Júlia Sawaki, autores do Blog Me Leva de Leve).

Veja mais sobre o assunto navegando pela categoria

Douglas e Julia

Douglas e Julia

Bio de casal? Como assim? É que alguns textos foram escritos juntos, então aqui estamos nós. Julia é gaúcha que solta uns 'ô meu' e Douglas é paulista que manda uns 'bah tchê'. São formados em Turismo e Hotelaria com especialização em Marketing, amam viajar e criaram esse blog em 2005. Já viu, né, viagem é o assunto principal deles.

3 comentários em “Perfil dos mochileiros brasileiros – parte 2

    • Douglas e Júlia Sawaki
      03/12/2012 em 09:33
      Permalink

      Debora, obrigado pelo comentário! Avisa quando você publicar, para podermos ver 🙂

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *