Dia 90 – Parque Nacional Los Alerces e 3 meses de estrada

{Quinta-feira, 23 de maio de 2019} Depois de mais uma noite gelada no sul da América do Sul, seguimos até o posto de informações turísticas de Trevelin para saber sobre a cidade e o Parque Nacional Los Alerces.

3 meses na estrada

Parece até que tudo começou ontem, mas hoje completamos 3 meses de estrada. Caramba, 90 dias viajando, passeando, trabalhando, conhecendo pessoas e lugares.

Saímos de São Paulo passando por Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul até entrar no Uruguai. Depois entramos na Argentina descemos pela Ruta 3 até o Ushuaia.

Do Ushuaia subimos até Los Antiguos pela Ruta 40 e entramos no Chile para percorrer a Carretera Austral e fomos até Chaitén.

De Chaitén voltamos para a Argentina e estamos comemorando esses 3 meses de viagem aqui no Parque Nacional Los Alerces.

Onde fica o Parque Nacional Los Alerces Argentina

Muita coisa aconteceu nesses últimos meses, aprendemos muito, novas amizades surgiram, muitas paisagens de tirar o folego e provamos novos sabores.

E assim vamos construindo memórias e vivendo histórias para serem contadas e compartilhadas com aqueles que queremos bem.

Trevelin

O posto de informações turísticas, onde passamos para pegar dicas do que fazer em Trevelin, fica na praça da cidade e tem um dragão vermelho como emblema.

O Parque Nacional Los Alerces fica próximo a cidade de Trevelin

O atendente nos contou que “Tre” significa povo e “Velin” significa Molino. Trevelin é então o Povo del Molino, ou povo do moinho.

A cidade nasceu com a colonização galesa, a mesma que chegou em Puerto Madryn, passou por Gaiman e atravessou o país até Trevelin.

Na cidade dois museus contam sua história, tem também algumas casas de chá galês, plantações de tulipa e algumas vinícolas.

Parque Nacional Los Alerces

Uns 24 km distante de Trevelin está o Parque Nacional Los Alerces, um parque que foi criado em 1937 para proteger os bosques de alerce, uma espécie de árvore local. São cerca de 260 mil hectares.

Parque Nacional Los Alerces, criado em 1937 para proteger os bosques de alerce, uma espécie de árvore local

Chegamos à entrada do parque e não tinha ninguém. É cobrada a entrada de 350 pesos argentinos para estrangeiros na alta temporada, mas como agora é baixa temporada, a entrada do parque é gratuita.

Parque Nacional Los Alerces

Todo esse trajeto é de asfalto até o centro de informações turísticas do parque, onde paramos para pegar informações e mapas.

É importante sempre parar nesses lugares, pois eles já avisam quais trilhas estão fechadas, onde é melhor dormir, as condições da estrada e outras informações importantes.

Parque Nacional Los Alerces de carro

Trilha Pinturas Rupestres

Começamos o passeio no parque pela trilha das Pinturas Rupestres, uma caminhada curta de 1 hora (ida e volta), com 823 metros e de dificuldade média, por conta das subidas e descidas até o mirante.

Trilha de Pinturas Rupestres no Parque Nacional Los Alerces

Se não quiser subir até o mirante, pode seguir pelo caminho adaptado para portadores de necessidades especiais e ir direto para o ponto onde estão as pinturas rupestres. É mais fácil, mas a vista do mirante é muito bonita!

Mirante no Parque Nacional Los Alerces

Cascada Irygoyen

A segunda parada foi na Cascada Irygoyen, em que se chega por uma trilha curta de 20 minutos (ida e volta), com 300 metros de comprimento e de dificuldade baja.

Aqui temos dois pontos para observar a cascata, de baixo em um caminho mais curto e com estrutura de um pequeno mirante de madeira, ou então mais a cima pela lateral, com uma pequena subida em degraus de terra com suporte de madeira.

Pelo caminho tinham outras trilhas bem mais longas, mas decidimos não fazer, pois precisaríamos de umas 6 horas para ir e voltar, e teríamos que voltar da trilha no escuro.

Cascada Irygoyen no Parque Nacional Los Alerces

Praia do Francês

Seguindo pela estrada, chegamos à Praia do Francês. Estacionamos em um acampamento gratuito, um espaço amplo que não tem estrutura nenhuma.

Ficamos por um tempo admirando a paisagem, sem pressa. Queríamos dormir aqui, mas tinham muitas árvores caídas, provavelmente por conta das últimas chuvas e não tinha um lugar reto para parar o carro para dormir.

Praia do Francês no Parque Nacional Los Alerces

Noite na portaria norte do parque Los Alerces

Seguimos estrada até chegar à portaria norte, onde mais adiante há um acampamento gratuito. Mas esse trecho até o acampamento estava péssimo, por isso ficamos na portaria mesmo. Aqui ao menos tem banheiros, energia elétrica e podemos montar o fogão para cozinhar.

Pode dormir no Parque Nacional Los Alerces

Lembra que hoje estamos comemorando 3 meses de estrada? Então, para comemorar preparamos um macarrão talharim com molho a bolonhesa. Hum, estava uma delícia.

Talharim a bolonhesa_campervan_Parque Nacional Los Alerces

Escureceu super rápido aqui e logo veio o frio e uma neblina densa.

Bora descansar um pouco, afinal aqui não pega sinal de celular e nem internet.

Então vem com a gente que tem muita paisagem incrível para descobrirmos ainda.

Quer saber mais sobre essa viagem? Confira esse post aqui melevadeleve.com/viagem-de-carro-pela-america-do-sul

Números do dia:

Distância percorrida: 83 km
Tempo: 2h dirigindo + paradas
Despesas: $ 0

Programe a sua viagem

Está gostando da nossa viagem de carro pela América do Sul? Então use nossos links para reservar as suas viagens. O valor não muda para você e a comissão que ganhamos é bem pequena, o preço de um cafezinho que você toma enquanto está lendo e se divertindo com o diário da viagem e as nossas dicas.

Hospedagem: Booking.com ou Airbnb (Airbnb com desconto de R$ 130,00 na primeira hospedagem e R$ 49,00 em uma experiência)
Seguro Viagem: Seguros Promo (com 5% de desconto)
Passagens Aéreas: Passagens Promo
Aluguel de carro: Rentcars
Transfers: Viator
Passeios: Viator, Tiqets, TourOn e Get Your Guide
Transferência online de dinheiro para o exterior: Transfer Wise

Agradecimentos aos nossos apoiadores dessa viagem:

Veja mais sobre o assunto navegando pela categoria

Julia Flores

Julia Flores

Formada em Turismo e Hotelaria, com pós-graduação em Marketing Estratégico e experiência com marketing de destinos turísticos. Amo viajar, não pelos carimbos no passaporte ou pelas selfies, mas pelo o que as viagens me proporcionam. Gosto de praticar esportes, mas também adoro ficar de preguiça no sofá em dias frios ou chuvosos.

2 comentários em “Dia 90 – Parque Nacional Los Alerces e 3 meses de estrada

  • Avatar
    21/10/2019 em 16:19
    Permalink

    Ola. Estou querendo fazer um passeio pela Provincia de Chubut (incluindo PN los alerces), o que vocês recomendam que foram ou que ficaram sabendo ser interessante visitar nessa região.
    Valeu

    Resposta
    • Douglas Sawaki
      22/10/2019 em 15:17
      Permalink

      Oi Rogério! Você viu os outros diários de viagem? Neles nós contamos o que visitamos e nossas opiniões. Dá uma olhada entre eles o que você também gosta de fazer nas viagens. Um abraço!

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *