Quer saber o que fazer em San Pedro de Atacama? Vem que a gente te ajuda a descobrir as principais atrações deste que é um dos destinos mais visitados do Chile.

Navegando pelo blog você vai ver que já publicamos várias dicas sobre os passeios no Deserto Atacama e sobre San Pedro, a cidade base para fazer os passeios. E nesse post vamos reunir todas essas informações de forma resumida, com as dicas dos principais passeios para ficar mais fácil de você se planejar.

Mas antes de continuar, leia as nossas dicas que você precisa saber antes de viajar para o Atacama. Falamos desde as dicas básicas, como por exemplo onde fica San Pedro, até os cuidados que você precisa ter em uma viagem para o deserto. Recomendo a leitura, tem várias dicas que salvaram a gente!

Outra coisa importante é saber onde ficar hospedado em San Pedro de Atacama. Clicando no link você vai encontrar um post completo para escolher a sua hospedagem nas melhores regiões da cidade. Incluímos dicas desde hostels até hotéis de luxo.

E também já contamos sobre onde comer em San Pedro de Atacama. Listamos os restaurantes que mais gostamos e também algumas dicas para quem quer comer barato.

O que fazer em San Pedro de Atacama

A cidade de San Pedro é bem pequena, mas por ser é um destino turístico muito conhecido, recebe pessoas do mundo todo. Os visitantes tem interesse em conhecer o deserto mais árido do mundo e as suas diferentes paisagens. Além disso, o deserto do Atacama é considerado o melhor lugar do mundo para observar as estrelas.

Não é fácil escolher quais passeios fazer no Atacama, pois são muitas as opções. Tem lagoas em que as pessoas não afundam, algumas montanhas e vulcões para fazer trekking, os gêiseres, os salares, as termas e observação de estrelas. Quando você chegar lá vai perceber que o deserto do Atacama é um destino único.

Abaixo você vai encontrar um pequeno resumo do que fazer em San Pedro de Atacama e também um link para o post onde você vai encontrar informações completas sobre cada passeio.

Também listamos outros passeios, que não chegamos a fazer por falta de tempo, mas que adoraríamos ter feito.

Valle de la Luna e Valle de la Muerte

Esse passeio pelo Valle de la Luna e pelo Valle de la Muerte fica bem pertinho de San Pedro de Atacama. É ideal para fazer no primeiro ou no segundo dia na cidade, pois ajuda na aclimatação, já que a altitude é a mesma de San Pedro de Atacama.

Esse passeio é feito a tarde, começa no Valle de la Luna e encerra com o pôr do sol no Valle de la Muerte. Se vale a pena? Muito!

No Valle de la Luna visitamos a Cordilheira do Sal, as Três Marias e o Mirador de Kari. Também fizemos uma pequena caminhada para ver melhor o Anfiteatro.

Já no Valle de la Muerte o programa é assistir ao pôr do sol incrível acompanhado de um coquetel.

Foto: blog Tá na minha Rota

Leia mais em melevadeleve.com/atacama-valle-de-la-luna-e-o-valle-de-la-muerte

Lagunas Escondidas

As Lagunas Escondidas também é um dos passeios para se fazer nos primeiros dias no Atacama, por conta da altitude.

Além da beleza da cor da água das sete lagoas, o banho na água salgada que não deixa o corpo afundar é uma das principais experiências da lista do que fazer em San Pedro de Atacama.

Visitamos as Lagunas Escondidas no período da manhã. Fizemos uma caminhada de uns 20 minutos entre a primeira e a última lagoa. E depois de conhecer as lagoas, entramos em uma delas para flutuar como se fossemos de isopor.

No fim, desfrutamos de um coquetel preparado para nós, quase em frente a primeira lagoa.

Ah, no caminho teve uma paradinha para tirar foto em um ônibus abandonado. Muito legal começar os passeios pelo Atacama assim.

Tentei esconder a câmera no bolso da blusa, mas acho que não deu muito certo 😀   

Leia mais em melevadeleve.com/lagunas-escondidas-de-baltinache-atacama

Termas de Puritama

As Termas de Puritama são águas termais do rio Puritama, que cruza uma reserva por dentro de um cânion. As termas contam com oito piscinas, das quais sete são abertas ao público. Uma delas é exclusiva para quem se hospeda no Hotel Explora Atacama.

Eu diria que é um passeio para você incluir do meio para o final da viagem pelo Atacama. Não só pela altitude, uns 1.000 metros acima de San Pedro de Atacama, mas também por ser um passeio onde você consegue relaxar e recarregar as energias.

Leia mais em melevadeleve.com/termas-de-puritama-aguas-termais-atacama

Laguna Cejar, Ojos del Salar e Laguna Tebinquiche

Esse passeio também é mais tranquilo em relação a altitude, porém tenha cuidado com o sol, pois não tem muita sombra durante todo o dia.

Primeiro visitamos a Laguna Cejar, que é um lugar muito bonito, com uma bela vista para os vulcões. Também é possível entrar e flutuar nas águas salgadas da Laguna Piedras, que fica ao lado da Laguna Cejar.

Depois fizemos uma paradinha para conhecer os olhos do Salar, (ou Ojos del Salar). Aqui se você quiser, pode entrar na água, mas nós preferimos só conhecer e seguir para a Laguna Tebinquiche. A água estava gelada demais.

E a Laguna Tebinquiche é um passeio de contemplação, para assistir um lindo pôr do sol durante o coquetel. A paisagem é belíssima.

Leia mais em melevadeleve.com/atacama-laguna-cejar-ojos-del-salar-tebinquiche

Lagunas Altiplânicas

O passeio para as Lagunas Altiplânicas começa de manhã cedinho, pois fica distante de San Pedro de Atacama. Esse passeio é melhor deixar mais para os últimos dias, pois a altitude aqui é de 4.200 metros.

Antes de visitar as Lagunas Altiplânicas conhecemos Socaire, tomamos café da manhã na Laguna Tuyaito e paramos em um mirante do Salar de Aguas Calientes.

Esse é um passeio para contemplação da paisagem e uma pequena caminhada na Laguna Miscanti.

Ah, e na volta paramos na placa do Trópico de Capricórnio e encerramos com almoço em San Pedro de Atacama.

Leia mais em melevadeleve.com/atacama-lagunas-altiplanicas

Salar de Tara

O passeio para o Salar de Tara é feito pela manhã. O salar fica a uns 140 km distante de San Pedro de Atacama e foi o passeio de maior altitude que nós fizemos, 4.836 metros de altitude.

Para visitar o Salar de Tara é necessário ter alguns cuidados básicos, mas vale a pena. Tomamos café da manhã no mirante de Quepiaco, conhecemos os Monjes de la Pacana, Moais de Tara, Catedrais de Tara e o Salar de Tara.

Um passeio apenas de contemplação e caminhadas curtas. Encerramos com almoço em um restaurante em San Pedro de Atacama.

As Catedrais de Tara e o Salar de Tara estão fechados para visita até início de dezembro desse ano, 2018. Se você vai visitar o deserto do Atacama depois desse período, poderá também desfrutar dessa paisagem.

Agora, se a sua viagem for antes de dezembro de 2018, a agência Araya Atacama oferece uma rota alternativa, que não passa na Lagoa de Tara e nas Catedrais, mas inclui a Laguna Diamante e a região de Quipiaco.

Leia mais em melevadeleve.com/salar-de-tara-atacama

Outros passeios em San Pedro de Atacama

Entre os passeios mais procurados em San Pedro estão os Gêiseres del Tatio. Esse tour sai de San Pedro bem cedo, lá pelas 5h da manhã, pois fica a uns 90 km da cidade, e para poder ver melhor os vapores saindo pelas crateras é melhor visitar nas primeiras horas do dia.

Outro passeio imperdível é Tour Astronômico. Esse foi um que não conseguimos fazer por conta das noites nubladas que pegamos no Atacama. É um tour que precisa reservar com antecedência, por conta de ser um dos passeios mais procurados. Ele acontece a noite, para observar as estrelas, planetas e galáxias a olho nu ou com telescópio. É de deixar de queixo caído.

No entanto, se você curte passeios de aventura, talvez se interesse pelos passeios de bike pelo deserto, pelos trekkings pelo vale dos cactus ou vale da morte ou ainda por escalar uma montanha ou vulcão.

E se você também gosta de fazer passeios culturais, vai gostar de fazer o Tour Arqueológico, que visita dois sítios arqueológicos pertinho de San Pedro, ou a Caravana Ancestral, onde uma guia local vai contar as histórias da região durante uma caminhada de 1h30.

E para fechar as opções de passeios mais interessantes do deserto do Atacama, se você tiver mais tempo e dinheiro, faça o Tour do Vinho. É um passeio para um vinícola no meio do deserto que produz vinho com tipos raros de vinha de altitude.

E aí, gostou das dicas do que fazer em San Pedro de Atacama?

Nos conte nos comentários, queremos saber se te ajudamos de alguma forma a planejar a sua viagem.

Tem mais dicas vindo por aí. Enquanto não publicamos, lembre de reservar seu transfer ou alugar um carro, fazer seu seguro viagem com 5% de descontoreservar o hotel ou contratar um tour aqui nesses links.

Até a próxima!

Bjs,
Julia

Mais sobre o Atacama e o projeto De Leve na Rota no blog Tá na Minha Rota. Siga também a tag #delevenarota no Instagram.

O que fazer em San Pedro de Atacama, Chile

Salve essa dica no Pinterest 😉

Posts relacionados

Julia Flores

Formada em Turismo e Hotelaria, com pós-graduação em Marketing Estratégico e experiência com marketing de destinos turísticos. Amo viajar, não pelos carimbos no passaporte ou pelas selfies, mas pelo o que as viagens me proporcionam. Gosto de praticar esportes, mas também adoro ficar de preguiça no sofá em dias frios ou chuvosos.

Deixe seu comentário