O que fazer em Petit-Champlain District? Comece pelo Funicular de Old Quebec!
Visitamos a charmosa Petit-Champlain District logo depois de passear pela principal atração de Quebec, o Château Frontenac, que fica em frente ao Terrasse Dufferin.
E para chegar lá, descemos com o funicular de Old Quebec até a parte baixa da cidade.
Antes de continuar a ler, veja nosso vídeo de Quebec e aproveita para seguir o canal 🙂
Funicular de Old Quebec

O Funicular de Old Quebec (em francês, Funiculaire du Vieux-Quebec) desce 64 metros até a rua Petit-Champlain em uma inclinação de 45°.

Um pouquinho de história
O Furnicular foi construído em 1879 e a principio funcionava com um contrapeso de barril de água e um sistema a vapor. Foi só em 1907 que o transporte passou a se mover usando eletricidade. Um incêndio em 1945 fechou o local e impediu que o funicular funcionasse por um ano. Em 1998 ele foi totalmente reconstruído com tecnologia moderna.
Histórico, com 139 anos de funcionamento, o ponto é uma das principais atrações de Old Quebec e é único deste tipo na América.

Embarcamos no Funicular
A fila estava pequena, acho que umas seis pessoas estavam na frente, e não precisamos esperar muito. O trajeto é super rápido, mas é muito legal observar o Petit-Champlain District se aproximando de cima para baixo.
As janelas são amplas então mesmo quem está um pouco para trás enxerga bem o visual dos telhados típicos e coloridos e o Rio São Lourenço ao fundo.
Logo na saída do funicular, já saimos bem na rua Petit-Champlain.

Na parte baixa, a entrada do funicular fica na histórica casa Louis Jolliet, bem pertinho do Place Royale também.
Petit-Champlain District
Ao sair do funicular, uma surpresa. A rua Petit-Champlain, a rua mais bonita de Quebec, estava lotada de turistas. E nós éramos só mais dois turistas que chegavam para aumentar a lotação do lugar rsrs.
A rua faz parte da área comercial Petit-Champlain District, também chamada de Quartier Petit Champain.

Caminhamos bem devagar, olhando todas as vitrines das lojinhas e admirando a beleza arquitetônica da rua.
Sabe aquelas ruas que de tão bem cuidadas a gente acha que faz parte de um parque temático? Então, ela é bem assim.
Exclusiva para pedestres, na rua se encontram 45 lojas e alguns restaurantes, então é certeza de encontrar alguma coisa que te agrade.

Pena que as lojinhas fecham cedo, 17 horas, sendo que no verão até 20h30 tem sol. Mas eles estão certos em querer aproveitar o dia também.
A área sempre foi um dos principais atrativos de Quebec. Era ali que ficava localizada a zona portuária desde a fundação da cidade em 1608, por isso a intensa movimentação nunca causou estranhamento aos vizinhos da região.

Muitas casas elegantes do início da cidade se encontram nessa região e graças ao plano de expansão da cidade, a Petit-Champlain ganhou o contorno arquitetônico que tem hoje. Ela é considerada a rua de comércios mais antigas da América do Norte.
O legal é que no fim da rua, a arquitetura histórica se mistura com uma coisa bem típica de cidade moderna. Uma parede de três andares completamente grafitada, mostra um contexto histórico e dá um charme a mais à rua.

Sentamos por um tempo em um banco na frente de um restaurante e ficamos observando o vai-e-vem. Parece que essa rua é frequentada apenas por turistas mesmo. Não vimos ninguém que não estivesse passeando, tirando fotos.

O lugar é totalmente para turistas? É sim, mas nem por isso deixa de ter o seu “charme de Quebec”.
Funicular de Old Quebec
Entradas: Louis Jolliet House, 16, Petit-Champlain ou Terrasse Dufferin
Funcionamento: o ano todo das 7h às 22:30
CAN 3,00 por pessoa/por trecho.
Quartier Peti Champlain
As lojas abrem das 10h às 17h de sábado a quarta e das 10h às 21 de quinta e sexta-feira.
Reserve pelo menos 1 hora para olhar as vitrines. Se for fazer compras ou comer em algum restaurante, calcule mais tempo.
Veja mais sobre o assunto navegando pela categoria
Eu amei esse lugar. É atração obrigatória de Quebec. As fotos de vcs estão lindas e eu amei o vídeo no YouTube.
Gente que lugar lindoooo. Vou colocar no meu roteiro de quebec com certeza. Amei!!