BrasilSão Paulo

Museu da Língua Portuguesa, para conhecer melhor nosso idioma

No sábado fomos ao Museu da Língua Portuguesa, um museu dedicado ao nosso idioma e localizado no centenário prédio da Estação da Luz, de arquitetura inglesa do século XIX.

O prédio por si só já é belíssimo, e pelo outro lado da rua (na entrada do Parque da Luz) é possível ver toda a imponência dele.

O que ver e fazer em São Paulo arquitetura do Museu da Língua Portuguesa

Como era sábado, não pagamos a entrada (que normalmente é de R$6,00). Deixamos a mochila no guarda volumes e entramos.

Veja aqui onde se hospedar em São Paulo ou reserve pelo Airbnb e ganhe crédito de R$100,00.

Exposição temporária

Começamos o nosso passeio pelo piso térreo, que é a área destinada à exposição temporária.

Lá estava acontecendo a exposição “Rubem Braga, o fazendeiro do ar”, uma mostra interativa para comemorar o centenário do autor.

O que ver e fazer em São Paulo Museu da Língua Portuguesa

Lá estavam textos, documentos, desenhos, fotografias e objetos do autor.

Entre outras coisas, o que chamou a atenção foram as paredes, o teto e o chão cobertos por jornais antigos, destacando algumas notícias importantes da história humana.

Gostamos da fusão do antigo e do moderno em prol da escrita: uma máquina de escrever com um tablet no lugar do papel.

Principais pontos turístico de São Paulo Museu da Língua Portuguesa

Nos antigos telefones à disco, pudemos ouvir muitas explicações interessantes sobre o cotidiano de anos atrás.

Principais atrativos de São Paulo Museu da Língua Portuguesa

Exposição permanente

Depois fomos ao terceiro andar, pois estava na hora do vídeo sobre as origens da língua portuguesa falada no Brasil.

O vídeo é passado em um auditório, em um grande telão. Em 10 minutos tivemos um panorama muito interessante e informativo sobre nosso idioma. O vídeo tem narração de Fernanda Montenegro, entre outros grandes nomes do Brasil.

Compare aqui as locadoras para encontrar o melhor aluguel de carro para viajar por aí.

[ppromo_passagens origin=”RG_BRASIL” destination=”SAO” limit=”2″ tags=”museulinguaportuguesa” /]

Ao terminar, o telão se abre e os visitantes acessam outro ambiente, chamado ‘Praça da Língua’, onde todos se sentam em volta, deixando a parte central vazia.

Logo começam a ser projetados diversos poemas e poesias nas paredes e nos tetos, o mesmo tempo em que são narrados.

O efeito visual e auditivo é uma viagem muito cativante.

Lugares imperdíveis em São Paulo Museu da Língua Portuguesa

Ao fim das projeções, alguns painéis no chão se acendem e os visitantes são convidados caminhar entre os poemas.

O museu já estava quase fechando, e fomos rapidamente para o segundo andar, que conta com diversos ambientes.

História da língua portuguesa

Um grande corredor contém uma tela de 106 metros de comprimento onde são projetados filmes que mostram nosso idioma no cotidiano de diversas pessoas.

A ‘Linha do Tempo’ mostra a história da língua portuguesa através dos séculos.

Leia também: Roteiro em São Paulo | Como é o Beco do Batman | Pinacoteca de São Paulo

O que visitar em São Paulo Museu da Língua Portuguesa

Passando o corredor, há totens ‘Palavras Cruzadas’, que mostram a influência das línguas e dos povos que contribuíram na formação do nosso idioma como é falado hoje.

O português de outros países também ganha destaque, mostrando as variações que a língua sofreu em outras ex-colônias portuguesas.

Em um canto estava o ‘Beco das Palavras’, que tem uma mesa interativa com um jogo de criação de palavras, juntando as sílabas que passeiam pela mesa. Quando o visitante forma uma palavra, a mesa mostra o significado.

O que fazer em São Paulo O que visitar em São Paulo Museu da Língua Portuguesa

Os sotaques não poderiam ficar de fora. Por isso num grande mapa do Brasil, o visitante pode escolher um local e ver e ouvir os depoimentos de diversas pessoas, para conhecer as diferentes formas de falar nosso idioma.

Museu da Língua Portuguesa

Onde: Praça da Luz, s/ nº, Centro, São Paulo (anexo à Estação da Luz).
Horário: Terça (10hs às 22hs), Quarta a Domingo (10hs às 18hs).
Ingresso: Inteira: R$6,00 / Estudantes: R$3,00 / Acima de 60 anos: R$3,00 / Menor de 7 anos: gratuito / Gratuito para todos os visitantes aos Sábados.
Telefone: 11 3322-0080
Site: www.museulinguaportuguesa.org.br/

Para planejar o seu roteiro em São Paulo, leia os outros posts aqui. E para saber onde ficar, veja as opções de onde se hospedar em São Paulo. Os passeios, as atividades imperdíveis e os transfers você encontra aqui.

Douglas e Julia

Bio de casal? Como assim? É que alguns textos foram escritos juntos, então aqui estamos nós. Julia é gaúcha que solta uns 'ô meu' e Douglas é paulista que manda uns 'bah tchê'. São formados em Turismo e Hotelaria com especialização em Marketing, amam viajar e criaram esse blog em 2005. Já viu, né, viagem é o assunto principal deles.

3 thoughts on “Museu da Língua Portuguesa, para conhecer melhor nosso idioma

• Este com certeza é um dos melhores museus desta “nova leva” em SP. Vale a pena a visita mesmo!

• Douglas e Júlia Sawaki

Deise, ainda não conhecemos os outros museus. A lista dos próximos está pronta 🙂 Em breve teremos como concordar ou não com você rsrs Obrigado pelo comentário!