Harbourfront Centre: o coração da orla de Toronto

Quando visitamos o Harbourfront Centre o plano era passar a tarde nas Ilhas de Toronto (Toronto Islands), voltar para onde estávamos hospedados andando pelo Harbourfront e depois ir jantar no 360 Restaurant na CN Tower. Era dia dos namorados e tínhamos desenhado um roteiro perfeito para comemorar a data.

Mas esse dia não saiu bem como o planejado. Às vezes o roteiro precisa ser adaptado de última hora.

É que as visitas nas ilhas estavam suspensas por tempo indeterminado, devido as fortes chuvas dos últimos dias que elevaram o nível de água do Lago Ontário e acabaram inundando-as.

Somente os moradores das ilhas podiam embarcar no ferry boat. Até pensamos em tentar embarcar, mas estava tão alagado que mesmo que fôssemos, não aproveitaríamos nada lá.

Antes de continuar a leitura, se inspire com nosso vídeo de Toronto e aproveita para seguir o canal 🙂

Já que estávamos no Harbourfront, decidimos adiantar o roteiro e conhecer um pouco mais o lugar.

No Harbourfront fica o Jack Layton Ferry Terminal, de onde sai os barcos para as ilhas de Toronto. Nessa área fica também o Harbourfront Centrer, que é um complexo de locais de arte e cultura, bem pertinho de onde partem os barcos para as ilhas de Toronto.

Harbourfront Centre é onde pega o ferry para Toronto Islands

O que é Harbourfront Centre?

O Harbourfront Centre é uma organização cultural sem fins lucrativos, administrado por 26 moradores com assistência de mais de 2200 outros moradores, todos voluntários, com suporte anual do governo. Essa organização é responsável pela manutenção de toda essa área da cidade.

Harbourfront Centre deck na orla do lago ontário

O Harbourfront era uma antiga área industrial, que foi revitalizada a mais de 40 anos, para ser um espaço aberto ao público com entrada gratuita. Hoje é uma das principais áreas de lazer de Toronto, bem na orla do Lago Ontário.

A organização sempre mantém uma programação bem diversificada para atender todos os públicos, com atividades gratuitas e algumas pagas, mas com preços super acessíveis.

Achamos que era somente uma pequena área para caminhar na margem do lago, mas o mapa mostrou vários locais com eventos diversos.

Lá acontecem apresentações de dança, de teatro e musicais, feirinha gastronômica, e tudo que traz arte, cultura e entretenimento aos moradores e turistas.

mapa de Harbourfront Centre

E tem também diversas lojas e serviços no Queens Quay Terminal, galeria de arte no York Quay Center e um pátio grande com ponto de informações turísticas no Lakeside Terrace.

É uma área de lazer e entretenimento completa.

Bate na madeira, mas já pensou se você precisa de atendimento médico no Canadá? Você que é um viajante experiente não vai viajar sem Seguro Viagem, né. Veja aqui as opções de planos e seguradoras e com o nosso link, ganhe 5% de desconto.

O que fazer no verão no Harbourfront

No verão, o Harbourfront é um ótimo lugar para atividades ao ar livre. Tem passeios de barco, tem o waterfront trail que é um deck na beira do lago para fazer caminhada, tem gramado com espaço para praticar atividades físicas e com mesas para piquenique, e tem vários bancos para simplesmente sentar a beira da água.

Tem também uma prainha para pegar sol na areia e ciclofaixa que vai de uma ponta à outra.

Atividades ao ar livre em Harbourfront Centre

Os visitantes têm a disposição lanchonetes e restaurantes bem variados.

Um lugar que nos pareceu muito agradável para tomar um drink com vista para o lago é o Amsterdam Brew House. Principalmente para curtir no fim do dia e apreciar o pôr do sol de Toronto.

Ele fica bem em frente a Amsterdam Bridge, de onde a vista dos barcos atracados é bem legal.

Bares e restaurantes em Harbourfront Centre

Para aproveitar melhor sua viagem a Toronto, alugue um carro e passeie em Niágara também. Veja aqui um comparativo entre modelos de veículos e locadoras.

O que fazer no inverno no Harbourfront

No inverno as atividades são praticamente todas em áreas fechadas. O foco é nas apresentações teatrais, filmes e shows.

A atração externa, claro, tem a ver com o frio. Lá é montada uma pista de patinação ao ar livre.

Crédito: Harbourfront Centre – Natrel Rink (Photo: Brian Medina)

E vale a pena visitar o Harbourfront?

O Harbourfront é um dos principais pontos turísticos de Toronto e deve sim ser incluído em seu roteiro de viagem pela cidade.

Nós adoramos essa parte da cidade. Tem espaço para quem que relaxar e também tem agito com barzinhos, música e dança.

Harbourfront Centre

Aqui encontramos mais uma bela vista para a CN Tower, claro. Você verá a CN Tower de praticamente qualquer lugar de Toronto.

Vista para a CN Tower do Harbourfront Centre

E também tem vista para as Toronto Islands e para ver os aviões decolando e pousando no aeroporto municipal Billy Bishop.

vista para pouso e decolagem do Harbourfront Centre

É o lugar certo para quem gosta de fazer um programa local. Aliás, os moradores da cidade dizem que esse é o coração da orla de Toronto.

Para encontrar e reservar seus passeios com antecedência, confira aqui.

Harbourfront Centre

235 Queens Quay West, Toronto, Canadá.
Todos os dias das 10h às 21h. (Podem mudar em cada estação do ano ou evento)
Carro: Do Lakeshore Boulevard, todas as saídas do Centro dão acesso a Queens Quay West e Harbourfront Center (235 Queens Quay West). De ônibus: Da Union Station, pegue o streetcar 509 Exhibition ou 510 Spadina direção oeste (west). Para sair da plataforma do metrô na Union Station pela escada correta, procure as placas de Harbourfront). Ambos os streetcars 509 e 510 param em frente ao Harbourfront Center.
Gratuito.
Tempo de visita recomendado é de 1 hora.

Veja mais sobre o assunto navegando pela categoria

Douglas e Julia

Douglas e Julia

Bio de casal? Como assim? É que alguns textos foram escritos juntos, então aqui estamos nós. Julia é gaúcha que solta uns 'ô meu' e Douglas é paulista que manda uns 'bah tchê'. São formados em Turismo e Hotelaria com especialização em Marketing, amam viajar e criaram esse blog em 2005. Já viu, né, viagem é o assunto principal deles.

3 comentários em “Harbourfront Centre: o coração da orla de Toronto

  • Avatar
    07/03/2018 em 16:32
    Permalink

    Gostei do post. Não sabia o que tem para fazer no harbourfront. Vou colocar no meu roteiro em Toronto. Obrigadão casal.

    Resposta
  • Avatar
    21/09/2019 em 16:27
    Permalink

    Oi Casal! Coloquei no meu roteiro em toronto. adoro lugares assim. parabéns pelo blog

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *